Suplementos Whey Protein

Whey Protein – porque ele é o “queridinho” dos atletas?4 min read

jan 11, 2022 3 min

Whey Protein – porque ele é o “queridinho” dos atletas?4 min read

Reading Time: 3 minutes

O queridinho entre os praticantes de musculação, Whey Protein vem sendo comentado nos últimos anos e está sendo cada dia mais inserido na rotina de quem malha. São necessários dois mil litros de leite para conseguir um quilo de soro do leite de boa qualidade, junto a sua composição também possui aminoácidos como: leucina, isoleucina e valina (BCAA), glutamina e arginina. Suas proteínas de alto valor biológico contribuem para o corpo reparando os músculos, que sofrem micro lesões durante a prática de exercícios. O Whey Protein ajuda a reparar as fibras musculares e faz com que fiquem maiores e mais fortes.

Para que serve?

O whey protein é um suplemento de proteínas de alta qualidade, por isso fornece diversos benefícios para a saúde como:

  • Ajudar no ganho de massa muscular;
  • Aumentar a força e rendimento durante os treinos;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Controlar a glicose e colesterol;
  • Melhorar a recuperação dos músculos no pós-treino;
  • Aumentar a produção de proteínas e de músculos;
  • Ajudar no emagrecimento;
  • Repor a quantidade diária necessária de proteínas quando esta não é obtida através da alimentação;
  • Maior facilidade de digestão;
  • Menor aporte de gorduras, visto que alimentos ricos em proteínas apresentam taxas de gordura mais elevadas do que suplementos proteicos isolados;
  • Maior velocidade de absorção, característica extremamente importante para a síntese de proteínas musculares.

Vale lembrar que para ter resultados utilizando o whey protein é sempre importante ter uma dieta balanceada.

Tipos de Whey Protein:

Whey protein concentrado: Ele passa por um processamento mais simples contendo também carboidratos, gordura, lactose e minerais. A concentração de proteínas deste tipo de whey é em torno de 80%. Recomendado para quem não tem intolerância à lactose, problemas de digestão e que não precisam restringir as calorias na dieta.

Whey Protein Isolado: Passa por um processo de microfiltragem que extrai os seus carboidratos e elevando a concentração da proteína em até 94%. A cada 30g de Whey Isolado, 28g são pura proteína.

Whey Protein Hidrolisado: Após sofrer o processo de hidrólise (quebra da proteína em fragmentos menores) que facilitam a digestão e absorção, cria o resultado de um whey mais puro, com baixos índices de gordura e lactose e com uma absorção ainda maior.

Pós-treino

Muitas pessoas acham que a suplementação estimula a hipertrofia somente antes da prática das atividades físicas. No entanto, a reparação e o desenvolvimento dos músculos acontecem principalmente durante o sono ou nos momentos de relaxamento. No pós-treino, há a liberação de hormônios que, junto com o consumo adequado de proteínas, estimulam um novo crescimento muscular. Por esse motivo, o whey protein é muito procurado pelos atletas que buscam repor as proteínas de forma rápida ao término dos exercícios, aproveitando a maior demanda do corpo por nutrientes nesse período.

Mas atenção: Whey Protein não substitui uma dieta equilibrada, mas é recomendado para que os praticantes de exercícios que requerem uma maior força de resistência, com o objetivo de hipertrofia muscular, necessitam de maior ingestão proteica. Já as pessoas que desejam manter ou não perder massa magra e que não conseguem alcançar a ingestão protéica adequada, com os idosos, pessoas acamadas, submetidas a terapias intensivas referente a doenças graves ou indivíduos com dietas restritivas, a proteína do soro também melhora o sistema imune e está relacionada à redução da gordura corporal e da fadiga muscular.

Você ainda tem dúvida porque o Whey Protein é o queridinho dos atletas e dos frequentadores de academia? Além da sua praticidade seu alto valor protéico ajuda no processo de acompanhamento da dieta e de imunização de sistemas fundamentais para mantê-los em atividade.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.