O blog da Bodyaction Sports Nutrition

Quando se fala de suplemento alimentar lembramos logo do Whey Protein, um dos mais famosos, ele é muito utilizado por atletas e praticantes de atividades físicas, como fonte de proteínas, queima de gordura, para a recuperação e ganho de massa muscular ou o aumento da massa magra, para aqueles que desejam um melhor condicionamento físico.

Whey Protein é uma proteína de rápida absorção que atua diretamente na síntese de proteínas musculares, porém ele possui mais vantagens do que normalmente conhecemos.

Mais antes de você começar a consumir esse suplemento alimentar é necessário entender um pouco mais sobre ele. Aqui vamos compreender do que ele é feito, para que serve, como consumi-lo e os horários recomendados para ingerir e assim gerar os benefícios que você espera, porém, para um esclarecimento maior é indispensável à consulta com seu médico que vai receitar o que seja mais apropriada para cada paciente.

De que é feito o Whey Protein?

É fabricado com base no soro do leite, dai vem o seu nome "Whey" que em inglês significa "soro" e "Protein" significa "proteína". O leite é composto por algumas proteínas: 80% (Caseína) e 20% (Soro do leite). O Soro do leite é uma proteína considerada completa, ela contém todos os 09 aminoácidos essenciais para o organismo, e também possui em sua composição baixo teor de lactose, porém pessoas que são intolerantes a laticínios, não são recomendáveis consumi-lo, consulte seu médico ou procure alternativas no mercado, à base de proteínas de plantas.

Ele é o resultado da parte gordurosa do leite durante a fabricação do queijo por coagulação da caseína, o soro resultante deste processo é utilizado para a fabricação do Whey se tornando assim um subproduto. Tem aminoácidos essenciais que contribuem assim para seu alto valor nutricional.

Para que serve o Whey Protein?

Além de ser um complemento alimentar para aumentar os ganhos quando se trata de condicionamento físico, o Whey protein tem em sua composição proteínas concentradas em um maior número, essas proteínas são encontradas também nos alimentos tradicionais, porém em menor quantidade, mais com ingestão deste suplemento elas são potencializadas, é como se estivéssemos aumentando o número real das proteínas ingeridas pelo nosso organismo.

Tais proteínas são as principais responsáveis pelo crescimento e o desenvolvimento da musculatura. É possível sim tem um bom rendimento só com a alimentação comum, no entanto, é processo mais demorado e requer mais trabalho físico para conseguir o resultado almejado.

Qual a melhor a hora para tomar o Whey Protein?

Para conseguir bons resultados é indispensável ter uma rotina de consumo desses suplementos aliados a uma rotina de treinos.

Existem vários horários que você pode consumir esse suplemento alimentar, vamos explicar cada um deles:

  • Pela manhã: durante o sono o corpo relaxa e deixa de consumir proteínas, ao acorda seu corpo estará precisando de mais nutrientes, ao consumir o Whey, em jejum, você ajudará no abastecer rapidamente as reservas proteicas no músculo.
  • Pós- treino: alguns acreditam que tomar Whey 40 minutos após o treino é o ideal, pois é nesse momento que o corpo mais necessita devido à perca de nutriente durante o exercício físico, melhorando assim, a reunião de proteínas no organismo para a recuperação e crescimento do tecido muscular.
  • Antes do Treino: ingerir o Whey antes da prática de alguma atividade física ajuda a minimizar a perda de massa muscular (catabolismo) devido à ação do cortisol que é liberado quando se faz alguma atividade mais intensa. É interessante que ele seja consumido com algum carboidratos de rápida absorção, para que o estoque de energia seja renovado.
  • Antes de dormir: muitos utilizam os suplementos alimentares a está hora para poder se estender o estado anabólico do corpo (é a parte do metabolismo que se refere à síntese de substâncias em um organismo), ou seja, para que mesmo estando dormindo o corpo ainda consiga produzir um fluxo constante de aminoácidos para o tecido muscular. Geralmente é consumido com leite em forma de shakes.

O consumo de suplementos pode ser realizado conforme você preferir ou quando achar melhor para seu organismo, pois cada um tem um metabolismo diferente do outro.

Alguns estudos apontam que não existe um momento específico, basta consumir ao longo do dia a quantidade total de proteína que seu corpo precisa, vai de pessoa para pessoa, o que mais importa é que seja colocado na sua rotina.

Como tomar Whey Protein?

Este suplemento pode substituir um dos lanches que você ingerir durante o dia, entretanto não é recomendado que ele substitua nenhuma das principais refeições tais como café da manhã, almoço ou o jantar, ele irá complementar essas refeições não as substituir.

Geralmente é consumido com água, no início do treino ou no pós-treino, pois a absorção das proteínas precisa ser rápida, já pela manhã e no fim da noite o Whey pode ser ingerido com leite ou acrescentado nas diversas receitas fitnes.

Vale ressaltar que a quantidade de líquido utilizado para dissolver é importante, para que sua ação seja eficaz e a velocidade da absolvição seja bem maior, o recomendável é 300 ml.

O Whey Protein é classificado de acordo com sua concentração e filtragem, podendo ser concentrado, isolado ou hidrolisado. Devemos seguir as recomendações de como ingerir cada um conforme orientação do seu fabricante.

Você pode tomar este suplemento mesmo se você não gostar do sabor dele usando aromatizantes, misturando-o com suco de fruta, vitaminas e até mesmo nas diversas receitas. Atualmente encontramos no mercado várias opções de Whey com diversos sabores para agradar o paladar do consumidor.

Especialistas sugerem que seu consumo seja feita só uma vez por dia, de 20 a 25 gramas de proteína ao consumir o Whey Protein e complementando a absolvição de proteínas com os diversos alimentos ingeridos nas refeições diárias.

Antes de comprar qualquer medicamento ou suplemento que possa auxiliar no seu emagrecimento ou no ganho de massa magra, é recomendável que se procure um nutricionista para ter entendimento do que esses produtos podem fazer de benefícios para a sua saúde.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

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