Aminoácidos Musculação Suplementos

Vascularização muscular – O que é, quais os benefícios e dicas para aumentar3 min read

jan 7, 2022 2 min

Vascularização muscular – O que é, quais os benefícios e dicas para aumentar3 min read

Reading Time: 2 minutes

O aumento da vascularização oferece benefícios diretos para o atleta, com diversas vantagens proporcionadas pelo aumento do transporte de nutrientes para a musculatura corporal. Muitas pessoas buscam formas de melhorar essa vascularização para aproveitar os seus ganhos e a melhora estética do corpo.

O que é vascularização muscular

Ela é o aumento do volume (por dilatação) dos vasos sanguíneos que percorrem o tecido muscular da pessoa. Quando as veias estão evidentes é um sinal que a vascularização está acontecendo de forma eficaz e efetiva no corpo.

O estado da musculatura é essencial para o aumento da vascularização, tão desejada pelos atletas. Isso porque os vasos e veias só vão se expandir se houver a necessidade de maior irrigação para os músculos, portanto eles devem estar ativos e desenvolvidos.

Um fator que incomoda quem busca a maior vascularização é a capa de gordura que pode esconder a aparência das veias nos membros. Por isso, deve-se tentar manter o nível de gordura em até 10% para os homens e 20% para as mulheres, evidenciando a vascularização.

Benefícios da vascularização

A primeira vantagem, muito buscada pelos atletas, é o aspecto físico. Muitas pessoas consideram mais bonitos os músculos com as veias bem evidentes e dilatas. É um sinal de que o corpo está sendo trabalhado e exigido, isso atrai a atenção.

Entretanto, outro enorme benefício é a maior facilidade na hora do crescimento muscular. Em casos de atletas, que estão sempre exigindo muito das musculaturas, é importante ter um sistema vascular bem desenvolvido para conseguir suprir as necessidades energéticas dos músculos. Com isso, eles se desenvolvem mais rapidamente.

Também é uma vantagem da maior vascularização a diminuição da pressão arterial, que poderia levar a problemas graves como AVC. Problemas cardíacos, em geral, são amenizados.

Dicas para melhorar a vascularização

Uma dica importante é realizar exercícios aeróbicos na rotina de treinos, em conjunto com os anaeróbicos. Eles atuam contribuído com a queima de gordura e desenvolvendo a capacidade cardiorrespiratória. Os vasos ficam mais flexíveis e propensos a terem uma maior vascularização.

Focar nos treinos de hipertrofia é outra dica. Quanto mais desenvolvidos e maiores estiverem os músculos, maior será a demanda por oxigênio e mais esforço o sistema vascular terá que fazer. Isso trabalhará a dilatação e aumentará o diâmetro dos vasos. O ideal é conciliar treinos aeróbicos com os de hipertrofia.

Também é importante controlar a quantidade de sódio que é ingerido na dieta diária, quando se pretende aumentar a vascularização muscular. O excesso de sal incha o organismo e tende a acumular líquidos, diminuindo o efeito visual das veias nos músculos. O ideal é diminuir ou cortar o consumo de refrigerantes e alimentos pré-prontos, como macarrões instantâneos.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.