Saúde e Bem Estar

Como voltar ao treino depois de se lesionar?3 min read

jan 7, 2022 2 min

Como voltar ao treino depois de se lesionar?3 min read

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Qualquer pessoa que faça exercícios físicos constantemente está sujeita a sofrer algum tipo de lesão. Isso é muito natural, principalmente, para aquelas pessoas que treinam de forma errada e sem nenhum tipo de supervisão.

Porém, nem mesmo os profissionais estão livres de ter algum problema no percurso. Podem contribuir para algum tipo de lesão:

  • Treinos em excesso;
  • Falta de descanso correto;
  • Alimentação equivocada;
  • Ingestão de substâncias erradas.

Em resumo, parar os treinos por conta de algum machucado é algo comum e por isso, vamos mostrar neste artigo, o que pode acontecer desde a lesão até o retorno aos exercícios. Acompanhe:

Quais as lesões mais comuns em treinos

Não existe nenhum exercício específico que cause alguma lesão. Na verdade, elas podem aparecer em qualquer situação, dependendo do histórico do atleta.

  • Distensão Muscular

Esse tipo de lesão acontece, normalmente, com o rompimento das fibras musculares. Ela costuma ocorrer em casos de exercícios muito rápidos e estiramento excessivo do músculo.

Trata-se de uma lesão comumente dolorida, afinal de contas, além do rompimento das fibras, o mesmo pode acontecer com vasos sanguíneos.

  • Tendinite

Ela é caracterizada por uma lesão no tendão. Repetição de movimentos e levantamento de pesos excessivamente podem ser os causadores.

  • Entorse

Movimentos bruscos podem trazer rompimento de ligamentos articulares.

  • Contusão Muscular

Uma pancada um pouco mais forte pode trazer uma contusão muscular. As consequências são: dores no local, rigidez e edemas.

Qual a melhor forma de tratar uma lesão?

A primeira e mais importante etapa é procurar ajuda profissional, mais precisamente um médico, que vai conseguir identificar que tipo de lesão você está apresentando.

Provavelmente, os primeiros passos serão repouso e entrada de medicamentos que aliviem a dor, caso exista.

Os praticantes de esportes costumam utilizar bolsas de gelo como compressa e trata-se de um método muito eficiente e que traz um alívio imediato. Além disso, elas ajudam a diminuir o inchaço e os possíveis edemas.

Mesmo que você tente aliviar os sintomas com compressas e anti-inflamatórios, não esqueça de que a melhor coisa é procurar um médico o quanto antes. Lembre-se que uma lesão malcuidada pode piorar, caso não seja bem avaliada e tratada.

Qual a melhor forma de voltar ao treino após a lesão?

Retornar as atividades físicas é o que os atletas, profissionais ou não, mais desejam. Porém, essa transição de ser feita com todo cuidado, afinal, uma lesão não curada pode acarretar problemas crônicos.

O primeiro passo é reduzir a intensidade dos treinos e recomeçar aos poucos, além disso é importante diminuir os pesos para não forçar a musculatura.

Outro ponto importante é utilizar a ajuda de um profissional que possa te auxiliar nesse retorno e passar os exercícios ideais para quem está retornando de uma lesão. Somente ele será capaz de identificar o que pode ou não ser inserido nos seus treinos.

Mesmo sendo comum, as lesões devem ser levadas a sério e tratadas até que o médico considere necessário.

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