Terapias de cuidado com o corpo para ajudar na sua rotina de treinos3 min read
Reading Time: 2 minutesUm novo ano começou e, com ele, muitas pessoas querem deixar o sedentarismo para trás e começar a trajetória rumo à uma vida mais saudável. Além de uma alimentação equilibrada, praticar esporte ou exercícios físicos é fundamental para ter corpo e mente sãos.
Contudo, sabe-se que o começo nem sempre é fácil e muita gente desiste por falta de adaptação à nova realidade. Mas existem terapias de cuidado com o corpo que podem ajudar muito na sua rotina de treinos.
Dê total atenção à hidratação
Durante o exercício físico, é normal que o seu corpo perder muita água. Isso acontece, pois a temperatura dele aumenta, o que faz você começar a suar.
Ter um rotina de hidratação antes, durante e depois do treino é fundamental. Em primeiro lugar, vai ajudar na preservação da refrigeração corporal, que precisa se manter em 37 °C. Quando seu corpo não está suficientemente hidratado, o primeiro reflexo é a queda de rendimento.
Além disso, a falta ou insuficiência de hidratação pode acarretar náuseas, tonteiras e, em casos mais extremos, até em desmaios.
Tenha uma rotina de alongamento
Se você pratica algum esporte ou faz musculação, alongar o corpo antes e depois da prática é muito importante. Afinal, não há nada pior do que chegar no dia seguinte cheio de dores e ter um rendimento abaixo do esperado, não é mesmo?
Uma rotina de alongamento relaxa os músculos e, consequentemente, reduz a tensão corporal e suaviza as dores geradas pelo exercício físico.
Alongar o corpo também trabalha a flexibilidade do corpo, o que otimiza tanto a rotina de treinos, quanto o dia a dia da pessoa.
Fique de olho na qualidade do seu sono
Atualmente, é comum ver as pessoas tão ocupadas com o trabalho que mal sobra tempo para outras atividades e as horas de sono só vão reduzindo. Entretanto, isso não é só prejudicial à saúde, mas também compromete a eficácia da sua rotina de treinos.
Além da direta falta de energia para os treinos, uma rotina desregulada de sono prejudica a produção do hormônio GH, responsável pela regeneração dos músculos. O nosso corpo produz esse hormônio quando estamos em sono profundo.
Mantenha a alimentação balanceada
Ainda que se dediquem muito aos treinos, muitas pessoas não conseguem atingir os resultados esperados. Em diversos casos, a culpa dessa ineficiência está na forma como essas pessoas se alimentam.
Aqui, não estamos falando de dietas restritas ou de contagem de carboidratos etc. O foco é em quão saudável é o alimento que você está ingerindo. Ingerir a quantidade certa diária de todos os nutrientes que seu corpo precisa é imprescindível para que você tenha uma mente sã e focada, e um corpo saudável e com energia.
Ingerir carboidratos no pós-treino é importante para repor as energias gastas durante o exercício. No mais, a ingestão de proteínas também ajuda a restaurar as fibras musculares depois da atividade física
Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.