Aminoácidos Suplementos Taurina

Taurina – O que é, quais os benefícios e como tomar3 min read

jan 7, 2022 2 min

Taurina – O que é, quais os benefícios e como tomar3 min read

Reading Time: 2 minutes

Você com certeza já deve ter ouvido falar por aí sobre a taurina. Afinal de contas, é um dos aminoácidos presente em bebidas energéticas, daí a sua fama. E é justamente por isso que muitos atletas têm feito uso da taurina para melhorar o seu desempenho nos treinos. E você, já pensou usar a taurina como suplemento?

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse aminoácido, sobre os benefícios que pode proporcionar e sobre como fazer uso correto da taurina. Ficou curioso (a) para saber mais sobre esse assunto? Então, continue nos acompanhando. Boa leitura!

Afinal de contas, o que é a taurina

A taurina pode ser encontrada em altíssimos níveis por todo o corpo, especialmente no cérebro que se encontra em fase de desenvolvimento.

Isolada pela primeira vez no século XIX, pode ser encontrada de forma abundante na carne. Não à toa, pessoas que optam por dietas vegetarianas possuem baixas concentrações de taurina no organismo.

Como já citado, a taurina pode ser encontrada em todo o corpo humano. Ou seja, para cada kg corporal, ao menos 1g é de taurina. No organismo humano, é responsável por uma série de processos, tais como proteger contra-ataques cardiovasculares, fazer a manutenção da homeostase do cálcio, entre outros.

Quais são os benefícios da taurina?

A taurina, além de desempenhar diversos importantes papeis no corpo humano, apresenta também diversos benefícios, tais como:

  • Possui ação antioxidante;
  • Possui ação osmorregulatória;
  • Fortalece as contrações cardíacas, protegendo as células do coração;
  • Ajuda na estabilização das células da retina;
  • Auxilia na diminuição da pressão sanguínea, no caso de pacientes que sofrem com hipertensão;

Além disso, a taurina ainda oferece uma série de benefícios no esporte, tais como:

  • Aumento da resistência corporal
  • Redução dos danos musculares provocados pelos exercícios;
  • Auxílio na recuperação do treino;
  • Redução da fadiga;
  • Aumento da capacidade física, já que atua como um estimulante energético no organismo

Como fazer uso correto da Taurina

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse aminoácido, e sobre os benefícios que pode proporcionar no organismo e na prática de esportes, vamos falar um pouco mais sobre a maneira correta de fazer uso da taurina.

Afinal de contas, assim como qualquer outro suplemento, ela deve ser ministrada de forma correta para que faça o efeito desejado e sem colocar a sua saúde em risco.

Para ter bons resultados com o uso da taurina, especialmente no desempenho dos seus treinos, o ideal é que você comece com uma dose diária de 3 gramas. Com isso, você já conseguirá notar os efeitos ergogênicos desse aminoácido em seu corpo, sem sofrer com nenhum efeito colateral.

No entanto, existem pessoas usam até 6 gramas desse suplemento, desfrutando dos mesmos benefícios e sem sofrer com efeitos secundários. O ideal é que você comece com 3 gramas e adapte a dose de acordo com as respostas do seu organismo.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.