Spirulina – O que é, para que serve e como tomar3 min read
Reading Time: 3 minutesO que é?
Spirulina é um tipo de alga verde-azulada rica em nutrientes, incluindo vitaminas do complexo B, betacaroteno e vitamina E. É cultivada para uso tanto como suplemento dietético quanto como alimento integral. Trata-se de uma boa fonte de proteína vegana e acredita-se que tenha outros benefícios para a saúde, que serão listados ao longo do artigo.
Para que serve a Spirulina?
Além de seu valor nutricional, a spirulina é usada na medicina complementar e alternativa para tratar várias condições de saúde. A spirulina contém certos compostos que podem beneficiar sua saúde geral, incluindo antioxidantes, minerais, clorofila e ficocianina (um pigmento que dá às algas sua cor azul).
Alguns acreditam que esses e outros compostos previnem ou tratam uma variedade de condições médicas, incluindo:
- Alergias;
- Diabetes;
- Fadiga;
- Hiperlipidemia(colesterol alto e triglicerídeos);
- Infecções virais;
- Certos cânceres.
Conheça os principais benefícios da Spirulina
1- Rica em proteínas e vitaminas
A spirulina é um alimento bastante denso em proteínas e de baixa caloria. Além disso, contém quantidades notáveis de cálcio, niacina, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e ferro.
1 colher de sopa de spirulina contém apenas 25 calorias, 0,5 gramas de gordura, 1 grama de carboidratos e 4 gramas de proteína.
2- Pode reduzir o risco de desenvolver degeneração macular
A spirulina também é uma fonte notável de fitonutrientes – compostos à base de plantas que se acredita fornecer benefícios protetores à saúde. Mais especificamente, a spirulina é rica em um certo grupo de fitonutrientes chamados carotenóides.
De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, os carotenóides são benéficos tanto para a saúde ocular quanto para a saúde imunológica. Um par dos carotenóides mais comuns – luteína e zeaxantina – são encontrados na retina e podem diminuir o risco de desenvolver degeneração macular em até 43%.
3- Possui muitos ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o cérebro
A spirulina é considerada uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3. De fato, a spirulina possui ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 em uma proporção de aproximadamente 1,5-1,0.
De acordo com vários estudos, os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a combater a depressão e a ansiedade, podem evitar o declínio mental relacionado à idade e a doença de Alzheimer e promover a saúde do cérebro durante a gravidez e o início da vida.
Além de dar um impulso ao seu cérebro, os ácidos graxos ômega-3 também podem melhorar os fatores de risco para doenças cardíacas, combater a inflamação e melhorar a saúde dos ossos e articulações.
4- Combate às células cancerígenas e a inflamação
Há também outros nutrientes presentes, como clorofila e beta-caroteno, que comprovadamente combatem as células cancerígenas e protegem a visão do envelhecimento.
Existem muitos benefícios para a spirulina, incluindo o fato de que ela pode ajudar a combater a inflamação, estimular o sistema imunológico, melhorar a saúde intestinal e regular os níveis de açúcar no sangue.
Saiba como tomar Spirulina
A spirulina em pó pode ser adicionada diretamente ao suco ou à água. Se você não gosta do sabor das algas verde-azuladas, o sabor pode ser disfarçado combinando-o com frutas – como abacaxi e banana – ou suco de vegetais no liquidificador. Lembre-se de bater tudo até ficar homogêneo.
Alternativamente, a spirulina em pó pode ser polvilhada ou misturada nos alimentos.
Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.