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Spirulina – O que é, para que serve e como tomar3 min read

maio 17, 2022 3 min

Spirulina – O que é, para que serve e como tomar3 min read

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O que é?

Spirulina é um tipo de alga verde-azulada rica em nutrientes, incluindo vitaminas do complexo B, betacaroteno e vitamina E. É cultivada para uso tanto como suplemento dietético quanto como alimento integral. Trata-se de uma boa fonte de proteína vegana e acredita-se que tenha outros benefícios para a saúde, que serão listados ao longo do artigo.

Para que serve a Spirulina?

Além de seu valor nutricional, a spirulina é usada na medicina complementar e alternativa para tratar várias condições de saúde. A spirulina contém certos compostos que podem beneficiar sua saúde geral, incluindo antioxidantes, minerais, clorofila e ficocianina (um pigmento que dá às algas sua cor azul).

Alguns acreditam que esses e outros compostos previnem ou tratam uma variedade de condições médicas, incluindo:

  • Alergias;
  • Diabetes;
  • Fadiga;
  • Hiperlipidemia(colesterol alto e triglicerídeos);
  • Infecções virais;
  • Certos cânceres.

Conheça os principais benefícios da Spirulina

1- Rica em proteínas e vitaminas

A spirulina é um alimento bastante denso em proteínas e de baixa caloria. Além disso, contém quantidades notáveis ​​de cálcio, niacina, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e ferro.

1 colher de sopa de spirulina contém apenas 25 calorias, 0,5 gramas de gordura, 1 grama de carboidratos e 4 gramas de proteína.

2- Pode reduzir o risco de desenvolver degeneração macular

A spirulina também é uma fonte notável de fitonutrientes – compostos à base de plantas que se acredita fornecer benefícios protetores à saúde. Mais especificamente, a spirulina é rica em um certo grupo de fitonutrientes chamados carotenóides.

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, os carotenóides são benéficos tanto para a saúde ocular quanto para a saúde imunológica. Um par dos carotenóides mais comuns – luteína e zeaxantina – são encontrados na retina e podem diminuir o risco de desenvolver degeneração macular em até 43%.

3- Possui muitos ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o cérebro

A spirulina é considerada uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3. De fato, a spirulina possui ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 em uma proporção de aproximadamente 1,5-1,0.

De acordo com vários estudos, os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a combater a depressão e a ansiedade, podem evitar o declínio mental relacionado à idade e a doença de Alzheimer e promover a saúde do cérebro durante a gravidez e o início da vida.

Além de dar um impulso ao seu cérebro, os ácidos graxos ômega-3 também podem melhorar os fatores de risco para doenças cardíacas, combater a inflamação e melhorar a saúde dos ossos e articulações.

4- Combate às células cancerígenas e a inflamação

Há também outros nutrientes presentes, como clorofila e beta-caroteno, que comprovadamente combatem as células cancerígenas e protegem a visão do envelhecimento.

Existem muitos benefícios para a spirulina, incluindo o fato de que ela pode ajudar a combater a inflamação, estimular o sistema imunológico, melhorar a saúde intestinal e regular os níveis de açúcar no sangue.

Saiba como tomar Spirulina

A spirulina em pó pode ser adicionada diretamente ao suco ou à água. Se você não gosta do sabor das algas verde-azuladas, o sabor pode ser disfarçado combinando-o com frutas – como abacaxi e banana – ou suco de vegetais no liquidificador. Lembre-se de bater tudo até ficar homogêneo.

Alternativamente, a spirulina em pó pode ser polvilhada ou misturada nos alimentos.

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