Saúde e Bem Estar

Serotonina – O que é, para que serve e como aumentar3 min read

maio 3, 2022 2 min

Serotonina – O que é, para que serve e como aumentar3 min read

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Você já se perguntou por que de repente você se sente mais feliz depois de se exercitar ou receber uma massagem realmente relaxante? Pode haver uma razão para isso. A serotonina, conhecida como a “química da felicidade” em seu cérebro, é aumentada fazendo essas atividades.

Na verdade, saber como aumentar naturalmente seus níveis de serotonina pode ajudar a melhorar seu humor. Veja como aumentar os níveis de serotonina e dicas para integrar essas práticas no seu dia a dia.

O que é serotonina?

A serotonina é um neurotransmissor, o que significa que as células do cérebro e do sistema nervoso a usam para se comunicar umas com as outras. É um hormônio que mantém nosso humor e bem-estar geral, além de regular várias funções cerebrais, como apetite, aprendizado, sono, memória e cognição.

Se seus níveis de serotonina estiverem baixos, você pode ser mais suscetível à depressão

Para melhorar seu humor, você pode aumentar os níveis de serotonina naturalmente. Continue lendo para descobrir como fazer isto!

Para que serve?

A serotonina afeta todas as partes do seu corpo, desde suas emoções até suas habilidades motoras. A serotonina é considerada um estabilizador natural do humor. É o produto químico que ajuda a dormir, comer e digerir. A serotonina também ajuda:

  • Reduzir a depressão;
  • Regular a ansiedade;
  • Estimular náuseas;
  • Manter a saúde dos ossos;
  • Curar feridas.

Como aumentar os níveis de serotonina no corpo?

1- Fique exposto à luz solar

Desfrutar de alguns minutos ao ar livre em um dia ensolarado funciona em dobro para aumentar os níveis de serotonina: a luz brilhante é conhecida por promover a produção de serotonina, estimulando o ritmo circadiano do corpo (seu relógio interno).

Além disso, quando a pele é exposta à luz solar, as células da pele convertem os raios ultravioleta B do sol em vitamina D. A vitamina D desempenha um papel importante na produção e ativação da serotonina, que pode ajudar no humor. Um estudo descobriu que o aumento da exposição ao sol estava associado à redução dos sintomas de depressão em mulheres idosas.

2- Mexa seu corpo

Experimente alguns destes exercícios para aumentar a serotonina:

  • Corrida;
  • Natação;
  • Ciclismo;
  • Musculação;
  • Dança.

Se essas atividades não forem adequadas para você, você também pode obter benefícios de atividades de baixo impacto, como caminhadas rápidas e atividades de jardinagem, como capinar e podar árvores.

3- Experimente ervas adaptogênicas

Adaptógenos são extratos de plantas que trabalham para ajudar a manter o corpo em homeostase, o equilíbrio dos sistemas internos, químicos e físicos dentro do corpo. Essas ervas fazem isso melhorando a capacidade do corpo de reagir e responder ao estresse e ajudando a manter o equilíbrio hormonal.  

Pesquisas iniciais sugerem que certas ervas adaptogênicas podem ter efeitos antidepressivos. Mais pesquisas são necessárias, mas há algumas evidências de que o seguinte pode ter um efeito antidepressivo:

  • Ginseng;
  • Ashwagandha;
  • Rhodiola rosea.

4- Gerencie seu estresse

O estresse crônico afeta negativamente a produção de serotonina e prejudica a função dos receptores de serotonina. Isso significa que o controle do estresse pode desempenhar um papel importante na manutenção dos níveis ideais de serotonina.

Aqui estão algumas técnicas de alívio de estresse apoiadas por estudos para você tentar:

  • Massoterapia;
  • Yoga/alongamento;
  • Atenção plena;
  • Meditação;
  • Exercícios físicos;
  • Exercícios de respiração.

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