Ciclismo Corrida Saúde e Bem Estar

Qual a importância dos eletrólitos na prática de atividades físicas3 min read

jan 7, 2022 2 min

Qual a importância dos eletrólitos na prática de atividades físicas3 min read

Reading Time: 2 minutes

Você já deve ter ouvido falar em eletrólitos, e como a sua reposição é importante para quem pratica qualquer tipo de atividade física. Mas você sabe exatamente qual a importância dele na vida de atletas? Sabia que ele está relacionado a diversos aspectos, como o sabor salgado do suor e a contração muscular?

Neste texto vamos abordar um pouco mais sobre os eletrólitos e por que é importante você ter sempre um bom gel energético para repor este mineral que acaba sendo consumido durante suas atividades físicas.

O que são eletrólitos?

Para entender a importância dos eletrólitos para a vida de atletas é importante, antes, ter conhecimento do que são eletrólitos. Trata-se de minerais presentes em nosso organismo, cuja principal função é transportar água para as células. Eles também são diretamente responsáveis na incidência de impulsos elétricos do corpo. Estes impulsos são essenciais no movimento muscular, funcionamento de órgãos entre outros.

Os eletrólitos também desempenham um papel fundamental na hidratação efetiva do corpo humano.

Quais os tipos de eletrólitos?

Quando falamos em eletrólitos estamos falando de uma série de minerais, todos eles responsáveis por alimentar energeticamente o nosso corpo. Entre os principais eletrólitos é possível citar Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Cloreto, Fosfato de Hidrogênio e Carbonato de Hidrogênio.

Por conta disso é necessário ter muita atenção para uma reposição efetiva de eletrólitos após as atividades físicas, afinal de contas, é possível sofrer de desidratação mesmo ingerindo água. Isso porque, a carência de qualquer um desses minerais acaba por apresentar problemas diferentes.

Qual a importância dos eletrólitos?

Cada um dos minerais citados no item anterior apresentam uma importância diferente para o funcionamento do corpo humano. Por exemplo, o potássio age como facilitador para a entrada de água nas células. Outras ações dos eletrólitos são a manutenção da pressão arterial e do pH sanguíneo.

Para atletas, é importante destacar que eles também atuam em tecidos e nas contrações musculares. Ou seja, uma boa hidratação e reposição de eletrólitos faz câimbras e distensões ocorrerem com menor frequência.

Em resumo, quando todos os minerais que correspondem ao grupo de eletrólitos estão balanceados, o corpo humano funciona de maneira mais eficiente. Em uma metáfora simplificada, basta imaginar o corpo humano é um controle remoto e o eletrólitos são as pilhas. Quando você coloca pilhas novas, o equipamento funciona de maneira plena e sem defeitos.

Como melhorar os níveis de eletrólitos no corpo humano?

Os eletrólitos são substâncias importantes para a rotina dos atletas, e não somente após as atividades físicas. É importante ter atenção a alimentação, para que o corpo não sofra com carências de minerais antes mesmo da prática de atividades físicas. Aqui, é ideal buscar a orientação de um nutricionista. Porém, alimentos como banana e água de coco podem ajudar bastante na sua dieta.

Também é importante ressaltar que certos hábitos, como o consumo excessivo de álcool, podem colaborar para uma perda mais acentuada de eletrólitos durante a rotina.

Como fazer a reposição de eletrólitos após as atividades físicas?

A melhor forma de repor eletrólitos após suas atividades físicas é ingerindo suplementos, como o Hidraton Bodyaction.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.