Saúde e Bem Estar

Alongamento – Benefícios, tipos e forma correta3 min read

jan 10, 2022 2 min

Alongamento – Benefícios, tipos e forma correta3 min read

Reading Time: 2 minutes

Na correria do dia a dia fazemos de tudo para nos exercitar. Porém, muitas vezes, acabamos nos esquecendo do exercício mais básico possível: o alongamento.

Mas, o alongamento é um exercício? Embora seja utilizado mais como uma preparação para um exercício mais pesado, o alongamento é sim uma forma leve de se exercitar.

Conheça, a seguir, a importância de fazer o alongamento antes dos exercícios físicos e quais as formas corretas de alongar.

A importância do alongamento

Em longo prazo, o alongamento traz benefícios para o corpo e para a mente, representando uma considerável melhora na qualidade de vida. Ou seja, o alongamento:

• Reduz as chances de desenvolver lesões musculares durante exercícios mais pesados;

• Alivia a tensão muscular, que é responsável por diversas dores em muitas partes do corpo;

• Relaxa a mente, aliviando o estresse;

• Melhora a coordenação motora, a postura, o equilíbrio e o condicionamento físico;

• Desenvolve a flexibilidade muscular, o que, além de evitar cãibras, impede o desenvolvimento de disfunções musculares e amplia a movimentação do corpo;

• Estimula o autoconhecimento;

• Ativa a circulação sanguínea, o que abastece todo o corpo de inúmeros nutrientes;

• Fortalece articulações, tendões e ligamentos.

Os tipos de alongamento

Se você pensa que existe somente um tipo de alongamento está enganado. O mais comum é o alongamento estático, que é quando a pessoa permanece na mesma posição por determinado tempo (geralmente, alguns segundos), estirando os músculos e os tendões.

Porém, há o chamado alongamento dinâmico. Nesse tipo de alongamento a pessoa dá pequenos impulsos, movimentos muito leves e repetitivos, que têm o objetivo de deixar o corpo menos rígido. É algo que vemos, por exemplo, nas transmissões de jogos de futebol, no aquecimento dos jogadores, que dão diversos “pulinhos”.

Existe uma forma correta de alongar?

Sim, existe! A forma de alongar mais recomendada por especialistas é aquela que não lhe cause nenhum desconforto mais sério. É uma questão de respeitar os limites de seu corpo. No entanto, há algumas dicas que devem ser seguidas em cada alongamento que for feito:

• Não se apresse. O alongamento é um exercício que leva tempo, uma vez que você deve dedicar pelo menos alguns segundos para cada movimento. Assim, permaneça calmo (a) e procure relaxar.

• Controle a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

• Não permaneça tempo demais em uma mesma posição, sobretudo se você está iniciando no alongamento, o que pode forçar os músculos além do limite.

• Tenha um planejamento. O ideal é iniciar o alongamento pelos músculos primários (superior das costas e peitoral, posterior das coxas e glúteos), e depois partir para os músculos secundários (mãos, dedos, bíceps e pés).

• É bom ter o corpo “aquecido” antes de alongar, o que pode ser resolvido com uma caminhada de 5 minutos ou polichinelos.

Alerta vermelho

Há algumas exceções na hora de alongar. Por exemplo, não alongue antes de fazer musculação, pois o alongamento reduz a força dos músculos, diminuindo o desempenho e aumentando as chances de lesão.

Além disso, tenha cuidado ao realizar alongamentos quando você estiver com músculos lesionados ou alguma região dolorida, pois isso pode agravar o problema. Nesse caso, procure a ajuda de algum profissional.

Quer mais dicas? Conheça uma empresa que, além de lhe informar, oferece os melhores produtos para auxiliar você em seu esporte favorito. Acesse nosso site!

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.