Cafeína – O que é, efeitos e quais benefícios3 min read
Reading Time: 2 minutesA cafeína é a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em café. Mas o café também contém antioxidantes e outras substâncias ativas que podem reduzir a inflamação interna e proteger seu corpo contra doenças.
Mas, afinal: o que é cafeína?
A cafeína é uma substância natural encontrada nas folhas, sementes e / ou frutos de mais de 60 plantas. Quer seja derivado de fontes naturais ou artificiais, “cafeína é cafeína” e todas as fontes têm as mesmas propriedades básicas.
Também é utilizada para dar sabor a algumas bebidas, contribuindo para o perfil gustativo dos produtos aos quais é adicionada.
Quais os efeitos da cafeína no organismo?
A cafeína é bem absorvida pelo corpo e os efeitos de curto prazo geralmente são sentidos entre 5 e 30 minutos após ingeri-la. Esses efeitos podem incluir aumento da respiração e frequência cardíaca e aumento da vigilância mental e energia física.
Dependendo do indivíduo, esses efeitos podem durar até 12 horas.
Alguns dos sinais e sintomas de ingestão excessiva de cafeína incluem:
- um aumento na temperatura corporal;
- micção frequente;
- desidratação;
- tontura e dores de cabeça;
- batimento cardíaco acelerado (palpitações);
- inquietação e excitabilidade;
- ansiedade e irritabilidade;
- mãos trêmulas;
- insônia.
Conheça agora os principais benefícios da cafeína
A cafeína oferece benefícios além de um aumento de energia. Aqui estão as principais maneiras pelas quais o café pode impactar positivamente sua saúde:
Você pode viver mais: Estudos recentes descobriram que os bebedores de café têm menos probabilidade de morrer de algumas das principais causas de morte em mulheres: doenças coronárias, derrame, diabetes e doenças renais.
Seu corpo pode processar melhor a glicose (ou açúcar): Essa é a teoria por trás dos estudos que descobriram que as pessoas que bebem mais café têm menos probabilidade de ter diabetes tipo 2.
Você tem menos probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca: Beber uma a duas xícaras de café por dia pode ajudar a evitar a insuficiência cardíaca, quando um coração enfraquecido tem dificuldade para bombear sangue suficiente para o corpo.
Você tem menos probabilidade de desenvolver a doença de Parkinson: A cafeína não está apenas associada a uma menor chance de desenvolver a doença de Parkinson, mas também pode ajudar as pessoas com a doença a controlar melhor seus movimentos.
Seu fígado vai agradecer: Tanto o café normal quanto o descafeinado parecem ter um efeito protetor sobre o fígado. A pesquisa mostra que os bebedores de café são mais propensos a ter níveis de enzimas hepáticas dentro de uma faixa saudável do que as pessoas que não consomem.
Café faz mal para a saúde?
Embora o café seja uma parte agradável do seu estilo de vida, existem outros fatores que têm um impacto maior na sua saúde, como uma dieta balanceada, exercícios e manutenção de um peso saudável.
Mas beber café é uma adição agradável a esses fatores-chave para a saúde. Apenas atente-se a quantidade que está consumindo diariamente, para que possíveis malefícios possam ser evitados.
Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.