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Cafeína – O que é, efeitos e quais benefícios3 min read

jan 11, 2022 2 min

Cafeína – O que é, efeitos e quais benefícios3 min read

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A cafeína é a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em café. Mas o café também contém antioxidantes e outras substâncias ativas que podem reduzir a inflamação interna e proteger seu corpo contra doenças.

Mas, afinal: o que é cafeína?

A cafeína é uma substância natural encontrada nas folhas, sementes e / ou frutos de mais de 60 plantas. Quer seja derivado de fontes naturais ou artificiais, “cafeína é cafeína” e todas as fontes têm as mesmas propriedades básicas.

Também é utilizada para dar sabor a algumas bebidas, contribuindo para o perfil gustativo dos produtos aos quais é adicionada.

Quais os efeitos da cafeína no organismo?

A cafeína é bem absorvida pelo corpo e os efeitos de curto prazo geralmente são sentidos entre 5 e 30 minutos após ingeri-la. Esses efeitos podem incluir aumento da respiração e frequência cardíaca e aumento da vigilância mental e energia física.

Dependendo do indivíduo, esses efeitos podem durar até 12 horas.

Alguns dos sinais e sintomas de ingestão excessiva de cafeína incluem:

  • um aumento na temperatura corporal;
  • micção frequente;
  • desidratação;
  • tontura e dores de cabeça;
  • batimento cardíaco acelerado (palpitações);
  • inquietação e excitabilidade;
  • ansiedade e irritabilidade;
  • mãos trêmulas;
  • insônia.

Conheça agora os principais benefícios da cafeína

A cafeína oferece benefícios além de um aumento de energia. Aqui estão as principais maneiras pelas quais o café pode impactar positivamente sua saúde:

Você pode viver mais: Estudos recentes descobriram que os bebedores de café têm menos probabilidade de morrer de algumas das principais causas de morte em mulheres: doenças coronárias, derrame, diabetes e doenças renais.

Seu corpo pode processar melhor a glicose (ou açúcar): Essa é a teoria por trás dos estudos que descobriram que as pessoas que bebem mais café têm menos probabilidade de ter diabetes tipo 2.

Você tem menos probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca: Beber uma a duas xícaras de café por dia pode ajudar a evitar a insuficiência cardíaca, quando um coração enfraquecido tem dificuldade para bombear sangue suficiente para o corpo.

Você tem menos probabilidade de desenvolver a doença de Parkinson: A cafeína não está apenas associada a uma menor chance de desenvolver a doença de Parkinson, mas também pode ajudar as pessoas com a doença a controlar melhor seus movimentos.

Seu fígado vai agradecer: Tanto o café normal quanto o descafeinado parecem ter um efeito protetor sobre o fígado. A pesquisa mostra que os bebedores de café são mais propensos a ter níveis de enzimas hepáticas dentro de uma faixa saudável do que as pessoas que não consomem.

Café faz mal para a saúde?

Embora o café seja uma parte agradável do seu estilo de vida, existem outros fatores que têm um impacto maior na sua saúde, como uma dieta balanceada, exercícios e manutenção de um peso saudável.

Mas beber café é uma adição agradável a esses fatores-chave para a saúde. Apenas atente-se a quantidade que está consumindo diariamente, para que possíveis malefícios possam ser evitados.

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