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Proteína e carboidrato – saiba suas importâncias na rotina de treinos3 min read

jan 7, 2022 2 min

Proteína e carboidrato – saiba suas importâncias na rotina de treinos3 min read

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Quem busca qualidade de vida e saúde sabe a importância de praticar exercícios físicos e de ter uma alimentação adequada. Entretanto, uma dúvida muito comum é sobre a quantidade e o momento certo de ingerir carboidratos e proteínas na rotina de treinos.

Isso, porque esses elementos influenciam diretamente a eficiência dos exercícios, tanto para o ganho de massa muscular, como também para a queima de gorduras.

Então, hoje, você descobrirá o que são, a importância na alimentação e o melhor momento de ingerir os carboidratos e as proteínas na rotina de treinos.

Proteínas e carboidratos na alimentação

As proteínas são moléculas orgânicas compostas por aminoácidos que contribuem para a reparação dos tecidos e para o crescimento dos músculos.

Além disso, as proteínas ajudam o corpo a produzir enzimas, anticorpos e atuam na contração muscular e no metabolismo. As proteínas de origem animal são mais completas por conterem os aminoácidos essenciais, portanto, são consideradas melhores do que as de origem vegetal.

Os carboidratos são macronutrientes responsáveis pela liberação da glicose, pelo fornecimento de energia para as células, e por manter o metabolismo glicêmico, que garante o bom funcionamento do corpo.

Podemos dividir os carboidratos em simples ou complexos. Os carboidratos simples são absorvidos rapidamente, aumentando os níveis de glicose na mesma velocidade. Já os carboidratos complexos, são digeridos e absorvidos lentamente, aumentando gradualmente a glicemia no sangue.

Sendo assim, ambos são importantes para quem tem uma rotina de treinos e quem busca resultados de verdade.

Quando consumir proteínas e carboidratos na rotina de treinos?

A alimentação correta contribui para a redução das dores musculares, para evitar a fadiga, e para tornar mais rápida a recuperação dos músculos e o ganho de massa muscular.

Seja para perder peso ou para ganhar músculos, a alimentação pré-treino pode contribuir ou prejudicar os resultados.

Quando acontece uma queda brusca dos níveis de carboidrato, o organismo usa a proteína muscular para de gerar energia, causando a perda de massa.

Para ter energia suficiente e queimar as calorias, é importante consumir carboidratos antes do treino, preferencialmente os complexos. Essa ingestão é importante para viabilizar as sessões de exercícios de alta intensidade necessários para a hipertrofia ou perda de gordura.

Já no pós-treino, a indicação é ingerir proteínas combinadas com carboidratos para favorecer o aumento da massa magra.

Nesse caso, o ideal é consumir carboidratos com alto índice glicêmico para repor mais rapidamente o glicogênio. Eles ajudam a ganhar massa magra, pois ativam a insulina, um hormônio anabólico.

Esse consumo deve acontecer até uma hora após o treino, sendo que o recomendado é escolher uma refeição com bastante proteína e com pouco carboidrato.

É importante também lembrar sempre da hidratação, portanto, consuma bastante líquidos antes, durante e após os treinos.

Muitas vezes, a alimentação apenas não supre o organismo de todos os nutrientes necessários e, nesse caso, é importante ingerir suplementos alimentares que completam essas necessidades diárias e aumentam os resultados do treino.

A suplementação de proteínas, por exemplo, pode ser usada à noite, em repouso, contribuindo para a recuperação e o crescimento dos músculos.

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