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Pré-treino com cafeína ou sem cafeína: Qual a melhor opção?3 min read

jan 6, 2022 2 min

Pré-treino com cafeína ou sem cafeína: Qual a melhor opção?3 min read

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Cafeína e performance sempre foram associadas quando o assunto é melhorar o desempenho. No escritório, aquele cafezinho para tirar o sono ou durante os estudos para manter a concentração.

Mas no pré-treino? Ele melhora a performance? São diversas as pesquisas que mostram os benefícios do consumo. No entanto, é necessário entender como essa substância, tão consumida no mundo afora, atua dentro do nosso organismo.

Como a cafeína age no organismo?

A substância química do café pertence a um grupo de compostos, em que a xantina faz parte desses elementos. Ela é responsável por estimular o sistema e nervoso e causar a sensação de alerta.

Além do mais, a sua função é provocar a adenosina, uma molécula importante para descansarmos. Enquanto você trabalha o dia todo, essa molécula se acumula e você se sente cansado e dorme.

Porém, quando ocorre a ingestão da cafeína, ela automaticamente se prende aos receptores da adenosina, confundindo nosso sistema. Sendo assim, a adenosina não permanece e ficamos em estado de atenção.

E como suplemento no pré-treino? Confira algumas vantagens do consumo.

Disposição

A resposta pode ser encontrada, em uma revisão de estudos, como o de Jane Shearer na revista Nutrition Reviews, para Oxford University, em 2014. Jane revela que, a cafeína em pequenas doses melhora o desempenho esportivo.

Comportamento

Acrescenta-se também, as vantagens da substância no comportamento de quem consome. A revista Advances in Nutrition, a autora Shelley Mcguire mostra no estudo Cafeína em suplementos alimentares e dietéticos, que os indivíduos podem sentir aumento de energia, atenção, humor e desempenho cognitivo aprimorado.

Emagrecimento

Uma vez que não tenha resultados científicos do poder emagrecedor da cafeína, a substância deve ser usada com cautela. Entretanto, a cafeína age diretamente no sistema nervoso, provocando aumento de disposição, o que pode melhorar o treino e favorecer ao emagrecimento.

Não bebo café! Existe pré-treino sem cafeína?

Muito se sabe sobre os benefícios da cafeína, mas existem organismos não tolerantes à substância. Neste caso, o que fazer?

Pré-treinos com taurina são eficazes para alcançar melhor performance durante os treinos. Além de ser, uma opção viável para quem não pode ou prefere utilizar a cafeína. Muitos são, os produtos no mercado com essa substância: energéticos, alimentos, entre muitos outros. E o que ela é, de fato?

A taurina é um aminoácido não essencial e pode ser encontrada em alimentos, como carne, peixe e leite. Sobretudo, tem atuação direta no músculo, contribuindo com mais oxigênio e reduzindo a fadiga.

O papel da taurina vai muito além, ela ajuda no desenvolvimento neural, fortalecendo o coração, além de atuar, como coadjuvante de desintoxicação do organismo.

Apesar dos benefícios da cafeína, alguns indivíduos relatam sensibilidade que trazem desconforto nos treinos, entre eles: palpitação, sudorese e insônia. Por este motivo, é reforçado o uso de suplementos adequados à condição física.

Nesse sentido, a taurina pode ser utilizada como substituinte da cafeína, sem prejudicar os ganhos no treino. Todavia, é indispensável acompanhamento nutricional para uso de qualquer suplemento.

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