Passo a passo para montar seu pré e pós treino3 min read
Reading Time: 3 minutesManter uma rotina de treino, seja qual for a atividade física realizada, não é fácil. Mais difícil, porém, é saber como se alimentar corretamente antes e após os exercícios, algo que pode melhorar os resultados em até 70%.
Uma dieta adequada pode proporcionar uma série de benefícios ao praticante de atividades físicas e musculação, além de evitar problemas de saúde decorrentes de uma má nutrição. Para se ter uma ideia, a alimentação ideal pode diminuir a fadiga e as dores musculares e auxiliar no aumento da massa muscular.
Por isso, quem treina deve montar um pré e pós-treino, o qual inclui especialmente uma nutrição correta. Se você pratica algum exercício e não sabe como se alimentar, acompanhe a seguir um passo a passo para montar seu pré e pós-treino.
A importância da alimentação adequada
Uma dieta adequada vai depender exclusivamente do tipo de exercício que você pratica e dos objetivos que deseja alcançar. Apesar disso, todo praticante de atividade física e musculação deve ter em mente que os alimentos que consome no dia a dia podem ser os melhores amigos ou os piores inimigos do treino.
Lembrando que uma boa alimentação aumenta a energia, melhora o rendimento durante a prática e ainda evita a perda de massa muscular. O ideal é procurar um nutricionista que te auxilie a montar um cardápio saudável e adequado à atividade que você pratica.
Confira abaixo os alimentos mais indicados para quem treina.
Pré-treino: alimentos mais indicados
Os alimentos indicados ao pré-treino precisam ser fonte de energia. Afinal, você precisa ter força para realizar a atividade enquanto seus níveis glicêmicos se mantêm adequados.
Os alimentos mais indicados são os carboidratos, que fornecem energia e são nutritivos (batata-doce, mandioca, tapioca, frutas); as frutas, que ajudam a ganhar massa (maçã, abacate, kiwi, mamão, laranja); e as proteínas, cuja função é recuperar e manter os músculos (ovo, frango, peixe, queijo, carne vermelha, feijão, ervilha etc.). Se o objetivo é ganhar massa muscular, aposte em outros alimentos, como cereais, arroz, pão e batata.
Pós-treino: como se alimentar corretamente
Se alimentar corretamente após o treino é igualmente importante para repor a energia gasta durante a atividade. Nesse caso, os carboidratos são grandes aliados, pois são estoques naturais de energia. É recomendado consumir mandioca, mandioquinha, batata doce, macarrão integral, frutas e pão integral.
Entre as frutas, inclua no cardápio banana, melancia, laranja, manga e frutas vermelhas. Ingerir líquidos também é fundamental para hidratar o corpo, seja água, leite, suco de frutas, água de coco ou água saborizada.
Melhor horário para treinar
Os resultados do treino também são influenciados pelo horário em que você o realiza. Segundo especialistas, o período da manhã é o melhor momento para a prática de exercícios físicos, pois é quando nosso corpo fica mais disposto e alerta.
À noite, pelo contrário, nosso organismo começa a nos preparar para dormir. Assim, se praticamos exercícios nesse horário, o corpo pode ficar em estado de alerta e o praticante provavelmente tenha dificuldades para dormir.
Outras recomendações
Além da alimentação, também é importante se atentar a outros detalhes que podem fazer a diferença para quem treina. São eles:
– Hidrate-se antes, durante e, principalmente, após o treino, pois o líquido repõe os sais minerais perdidos;
– Durma bem, pois isso fará seu corpo sentir os efeitos benéficos do exercício e lhe dará energia para o próximo treino;
– Alongue-se antes e depois do treino para aliviar espasmos musculares e reduzir edemas.
Quer melhorar seu pré e pós-treino? Acesse nosso site e conheça os melhores suplementos para melhorar a sua rotina de exercícios e musculação.
Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.