Saúde e Bem Estar

Ômega-3 – O que é, quais os benefícios e como tomar5 min read

jan 11, 2022 4 min

Ômega-3 – O que é, quais os benefícios e como tomar5 min read

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Ômega-3 é basicamente uma categoria de gordura saudável para o nosso corpo, é como se fosse um lipídio que nada mais é do que as moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool. Encontramos essa categoria de gordura natural em algumas espécies de peixes, algas sementes e oleaginosas.

Por ter uma poderosa função anti-inflamatória, ficou conhecido como o elixir da boa saúde, já que promete conseguir prevenir doenças crônicas.

A ingestão deste produto é recomendável não só para os praticantes de exercícios físicos, mas para todas as pessoas devido aos seus inúmeros benefícios para o corpo, tais como auxilia no bom funcionamento de alguns órgãos como o cérebro, atuar na prevenção de doenças e na redução dos riscos do desenvolvimento do câncer dentre outro.

Nosso corpo não consegue produzir o ácido graxo encontrado no ômega 3, como normalmente muitas pessoas não conseguem manter uma dieta tão diversificada diariamente, consumindo peixes ou oleaginosas, por exemplo, por isso se faz necessário o consumo deste produto para ter os ganhos reais para a nossa saúde, assim como vamos vê logo mais quais os benefícios do ômega 3.

Quais são os benefícios do Ômega-3?

  • Diminui inflamações; por ter propriedades anti-inflamatórias o ômega 3 é bem útil no tratamento de doenças inflamatórias, por exemplo, a artrite reumatoide que é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés, pois reduz a produção de substâncias inflamatórias como os eicosanoides e as citocinas. Sua ação anti-inflamatória também pode ajudar a prevenir os danos celulares que podem levar ao aparecimento de câncer.
  • Atua na memória; fortalecendo e melhorando a capacidade de aprender.
  • Tem ação contra doenças cardiovasculares; colabora com a diminuição do colesterol ruim e os triglicerídeos, os grandes responsáveis por formar placas de gordura nas artérias, promovendo um melhor desempenho das artérias, evitando assim a evitar infarto, arritmia, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.
  • Auxilia a controlar a glicemia; estudos apontam que o ômega 3 ajuda a reduzir os níveis de açúcares na corrente sanguínea, pois auxilia a melhorar a resistência do hormônio insulina, sendo assim um bom aliado no tratamento do diabetes tipo 2.
  • Ajuda no desenvolvimento das funções cerebrais; um dos maiores benefícios desta gordura saudável é ser um nutriente importante para o cérebro pois ele é formado por 60% de gordura, especialmente ômega 3. Por isso a deficiência desta gordura pode causar problemas de aprendizado ou menor capacidade de memória. Então concluímos que o seu consumo pode ajudar a melhorar significativamente as ações cerebrais.
  • Previne contra o Alzheimer; justamente por ser bom para as funções do cérebro, estudos apontam que a ingestão do ômega 3 pode reduzir a perda de memória, a falta de atenção e a dificuldade de raciocínio lógico, gerando assim a diminuição do desenvolvimento dessa doença. Porém, ainda estão sendo estudados esses benefícios.
  • Auxilia na redução dos sintomas da TPM; aliviando os sintomas que ocorrem normalmente e incomodam muitas mulheres.
  • Rendimento muscular; é possível que ele auxilie a diminuir a inflamação muscular resultante do exercício físico, aumentando a recuperação muscular e diminuindo as dores após o treino. Ele atua também na disposição e num desenvolvimento melhor nos exercícios físicos.

Quais são as principais fontes de Ômega-3?

Os alimentos riscos em ômega 03 são os peixes de água do mar, como sardinha, pescada, corvina, anchova, atum, caranguejo e salmão, esse peixes são encontrados em águas profundas e geladas.

Já a principal fonte entre os vegetais é o óleo de linhaça que é o alimento mais rico em ômega-3, sementes como chia, castanhas, nozes (oleaginosas), azeite de oliva, leguminosas e vegetais de folhas verdes sendo muito importante sua utilização para pessoas que são vegetarianas.

Como consumir esse suplemento?

É recomendável que seu consumo deva ser somente realizado com a orientação médica, pois tem contraindicações que surgem somente depois da avaliação médica. Por tanto procure seu médico e não consuma sem uma prescrição adequada.

Além de ser encontrado nas fontes naturais de alimentos, o ômega-3 pode ser adquirido em formato de capsulas vendidas em farmácias e lojas de suplementos de nutrição.

Qual a quantidade devemos consumir de Ômega-3?

Os médicos normalmente seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde, que recomenda o consumo de 1 a 2 porções de peixe por semana, essa recomendação é voltada para a prevenção de doenças crônicas. Porém, é indispensável que você tenha um acompanhamento de um especialista que vai considerar sua idade, peso e seu histórico médico.

Quais são as contra indicações?

Ômega-3 não é recomendável para pessoas que sofrem com alergias aos frutos do mar, porém pode ser encontrado em outras fontes como já vimos, temos outras alternativas como o consumo de sementes e leguminosas. Já para pessoas com problemas de coagulação do sangue, também é contraindicado o seu consumo devido a ácido graxo encontrado em sua composição, pois ele ajuda a tornar o sangue mais fluido podendo assim causar hemorragias.

Efeitos colaterais.

Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, o consumo exagerado deste suplemento, por um grande período pode possibilitar na redução das respostas do sistema imunológico às inflamações e ainda levar a sangramentos, outros efeitos que pode gerar é mau hálito, suor com odor, dor de cabeça e sintomas gastrointestinais.

Ressaltamos que o ômega-3 quando ingerido em quantidades adequadas, nos leva a ter benefícios reais a nossa saúde e associado com a prática regular de exercícios físicos com uma dieta equilibrada diariamente, colaboram para a queima de calorias e consequentemente a redução do peso corporal, levando assim a uma vida mais saudável.

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