Saúde e Bem Estar Vitaminas

Cálcio – Quais os benefícios, para que serve, alimentos ricos e como tomar3 min read

jan 10, 2022 2 min

Cálcio – Quais os benefícios, para que serve, alimentos ricos e como tomar3 min read

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Uma alimentação saudável, além de evitar o sobrepeso, fornece todos os nutrientes, vitaminas e minerais que o corpo humano precisa para se manter. Entre essas substâncias está o cálcio, mineral importante para o corpo humano, mas que nem sempre recebe a devida atenção. Nesse texto falaremos sobre o cálcio e seus benefícios para o corpo.

Benefícios do cálcio

O cálcio é um mineral importante para manter as funções motoras. Como ele não é produzido pelo corpo, precisa ser ingerido em quantidades adequadas. Sendo que, ele pode ser encontrado em alimentos de origem animal e vegetal.

No corpo humano, o cálcio é responsável pelo crescimento e manutenção de ossos e dentes, já que é seu principal formador. Além disso, atua facilitando o processo de contração muscular e de transmissão dos impulsos nervosos.

O corpo humano utiliza o cálcio diariamente para manter seu funcionamento adequado. Por isso, é importante ingerir as quantidades de cálcio de acordo com a idade, condição e nível de atividade física.

Para que serve o cálcio?

O cálcio está diretamente ligado com o metabolismo e exerce as seguintes funções:

  • Estruturar e fortalecer ossos e dentes;
  • Auxiliar na coagulação;
  • Participar da transmissão de impulsos nervosos;
  • Permitir a contração dos músculos;
  • Equilibra o pH sanguíneo.

Caso a dieta não forneça a quantidade adequada de cálcio, o corpo pode retirar esse mineral dos ossos. Se esse quadro se prolongar por muito tempo, pode levar ao surgimento da osteoporose e osteopenia. Ambas doenças estão relacionadas ao enfraquecimento dos ossos.

Alimentos ricos em cálcio

Alimentos de origem animal:

  • Iogurte desnatado;
  • Iogurte natural;
  • Leite desnatado e integral;
  • Leite integral em pó;
  • Leite de cabra;
  • Ricota;
  • Mozarela;
  • Sardinha;
  • Mexilhão;
  • Ostras.

Alimentos de origem vegetal:

  • Amêndoa;
  • Manjericão;
  • Grão de soja cru;
  • Semente de linhaça;
  • Farinha de soja;
  • Agrião;
  • Grão-de-bico;
  • Nozes;
  • Gergelim;
  • Amendoim;
  • Uva-passa;
  • Acelga;
  • Mostarda;
  • Espinafre cozido;
  • Tofu;
  • Castanha-do-pará;
  • Feijão-preto cozido;
  • Ameixa;
  • Brócolis cozido;
  • Bebidas feitas a base de soja;
  • Levedo de cerveja;
  • Rebentos de soja;
  • Abóbora cozida.

Recomendação de ingestão de cálcio diária

A quantidade de cálcio que o corpo humano precisa varia de acordo com a idade e outros fatores. Normalmente, o corpo precisa das seguintes quantidades de cálcio:

  • 1 a 3 anos: 500 ml;
  • 4 a 8 anos: 800 ml;
  • 9 a 18 anos: 1.300 ml;
  • 19 e 50 anos: 1.000 ml;
  • A partir dos 50 anos: 1.200 ml;
  • Gestantes de até 18 anos: 1.300 ml;
  • Gestantes após os 18 anos: 1.000 ml.

É preciso atenção às quantidades de cálcio ingeridas durante a infância, fase da vida em que os ossos e dentes estão se formando e em constante crescimento. Da mesma forma, é preciso atenção após os 50 anos, principalmente para prevenir os problemas ligados ao enfraquecimento dos ossos, como a osteoporose. Eles atingem primordialmente mulheres no período da menopausa.

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