Energia e Resistência Suplementos

Palatinose – O que é, quais os benefícios, curiosidades e como consumir5 min read

jan 7, 2022 4 min

Palatinose – O que é, quais os benefícios, curiosidades e como consumir5 min read

Reading Time: 4 minutes

Você sente que está sem energia nos treinos e lhe indicaram começar a ingerir palatinose? Sabia que essa pode ser uma ótima solução para lhe dar energia. Conheça o que é, como funciona e algumas formas de consumir palatinose e ganhar mais energia e disposição durante a prática de atividades físicas.

O que é Palatinose

Se você acha o nome palatinose estranho, saiba que ela também é conhecida por um nome muito mais estranha: isomaltulose.

A palatinose é considerada um carboidrato inteligente, pois é o único que é 100% digerível pelo nosso organismo e fornece energia por muito tempo, pois a liberação na corrente sanguínea é de forma gradativa.

A sua derivação é a sacarose (glicose + frutose) e está presente nos alimentos como: beterraba, cana-de-açúcar e o mel.

Benefícios da Palatinose

A palatinose, que também tem o nome de isomaltuose, caracteriza-se por ser um carboidrato funcional. Entre suas especificações, está o fato de que ela é o único carboidrato que é digerido de maneira integral pelo corpo, diferentemente de outros tipos.

Em termos de origem, a palatinose é proveniente de fontes totalmente naturais, ela é encontrada no extrato da cana-de-açúcar, por exemplo, ou no mel.

Por ser absorvida pelo corpo de maneira mais lenta, a palatinose pode ser considerada pertencente ao grupo dos alimentos funcionais. É por esse motivo que atletas, pessoas que praticam atividades físicas ou que se preocupam com sua saúde em geral consomem o whey protein que possui a palatinose em sua rotina alimentar.

O consumo recomendado da palatinose é no momento anterior às atividades físicas, uma vez que a energia proporcionada pelo carboidrato terá sua duração prolongada, ou seja, a palatinose é ideal para exercícios mais longos. Caso você fique com dúvida em relação à frequência e à quantidade da ingestão desse produto, consulte um profissional especializado.

Proporciona energia por mais tempo

Por causa do modo lento pelo qual a palatinose é digerida no corpo, o suprimento de energia que ela proporciona se dá por mais tempo e é mais constante. Para os músculos e para o cérebro, por exemplo, isso representa um fluxo ininterrupto de energia.

Atenua os picos de glicose no sangue

Mais um benefício de se ingerir o carboidrato da palatinose é o controle das taxas glicêmicas, que mensuram a quantidade de glicose no sangue, uma vez que, decorrência de sua lenta absorção, ela está relacionada à diminuição dos picos de glicemia.

Auxilia no processo de emagrecimento

Para as pessoas que estão em busca de métodos saudáveis e confiáveis para emagrecer, o consumo da palatinose traz a vantagem de reduzir significativamente a sensação de fome, pois, em virtude de sua digestão prolongada, ela aumenta o sentimento de saciedade no corpo; além disso, também ajuda a diminuir a vontade de ingerir açúcares.

Outro benefício direcionado ao processo de emagrecimento que a ingestão da palatinose oferece é que o corpo utiliza uma quantidade maior de seu estoque de gorduras durante a prática dos exercícios físicos, impulsionando os resultados da perda de peso.

Menor sensação de fadiga/cansaço

Ao fornecer energia de maneira mais constante e duradoura para o corpo, a palatinose traz a vantagem de diminuir o sentimento de cansaço e fadiga em atletas e pessoas que praticam qualquer modalidade de atividade física.

Outro benefício é em relação ao tempo prolongado que a palatinose proporciona energia para o corpo, abrangendo períodos mais duradouros de treinos de musculação, por exemplo, ou de práticas esportivas que exigem maior intensidade do atleta.

A Palatinose é calórica?

Em relação a quantidade de caloria, a palatinose é idêntica a outros açúcares. Ou seja, possui 4 calorias a cada 1 grama.

A grande diferença está na velocidade em que o corpo absorve a palatinose. Enquanto outras fontes de açúcar (glicose e frutose) são digeridas e liberadas na corrente sanguínea de forma rápida, a palatinose vai sendo absorvida aos poucos e de forma equilibrada.

Palatinose ajuda a emagrecer?

Sim, ajuda. Isso acontece porque a sua ingestão atua também no aumento da metabolização da gordura do corpo, facilita a diminuição da gordura corporal e fornece a sensação de saciedade por muito mais tempo.

Palatinose pode engordar?

Pode também. Se você consumir muita palatinose e não consumir essas calorias, poderá ocorrer o acúmulo de gordura corporal. É indicado que você procure um profissional para orientar sobre a dosagem e a necessidade de consumir palatinose.

Quais atividades físicas eu posso praticar ingerindo Palatinose?

Essa substância tem baixo índice glicêmico, por isso é ideal você consumi-la antes de fazer atividades físicas de longa duração e de preferência aeróbico (corrida, caminhadas, ciclismo, natação).

Além de oferecer energia, ela também ajuda a evitar a fadiga muscular e a exaustão física do corpo humano.

Se você treina pela manhã bem cedo, pode consumir palatinose após o treino para lhe dar energia para o restante do dia.

Como ingerir a Palatinose

Você a encontra em pó. O ideal é que você dilua em algum líquido e ingira no pré-treino. Se a duração da sua atividade física é muito longa (mais de 1 hora), indica-se que você consuma durante a atividade para que você garanta os níveis de energia suficiente para a prática.

Você pode tomar junto com o whey, misturado com suco, água, água de coco.

A palatinose não possui gosto, por isso ela é muito versátil para consumir com diferentes tipos de bebidas.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.