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Overtraining: aprenda a evitá-lo com uso correto da glutamina3 min read

jan 11, 2022 2 min

Overtraining: aprenda a evitá-lo com uso correto da glutamina3 min read

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O overtraining pode ocorrer quando você treina sem permitir tempo de recuperação suficiente entre as sessões. Depois de certo ponto, o excesso de exercícios pode ser prejudicial à saúde e prejudicar os resultados, especialmente se os treinos forem muito próximos.

A síndrome de overtraining pode diminuir seu nível de condicionamento físico, afetar negativamente seu desempenho e causar lesões. Exercícios de levantamento de peso, cardio e HIIT podem levar ao esgotamento.

Continue lendo para entender mais de perto alguns dos sinais de overtraining, bem como maneiras de prevenir, tratar e se recuperar.

Quando devo fazer uma pausa?

Faça uma pausa prolongada no treinamento se tiver alguma lesão que precise de tempo para cicatrizar completamente ou se estiver sofrendo de esgotamento. Durante este tempo, fique longe de qualquer tipo de exercício de alto impacto ou intenso. Dê a si mesmo tempo para fazer uma recuperação completa.

Como funciona a recuperação?

Os tempos de recuperação individuais variam. Se você fizer uma pausa completa nas atividades, pode esperar melhorias após 2 semanas. No entanto, pode levar até 3 meses para que você esteja totalmente curado.

Durante esse tempo, você pode fazer exercícios leves para se manter ativo. Ouça seu corpo durante este momento importante. Se você começar a treinar novamente e começar a sentir sintomas de overtraining, volte ao repouso.

Saiba como prevenir o overtraining:

Tenha um período de descanso durante o treino. Os intervalos de descanso podem ser de 30 segundos a 5 minutos. Se necessário, reduza o volume e a intensidade das sessões.

Programe dias de descanso ativo que incluam atividades de baixo impacto, como caminhada, ioga ou natação. Isso irá aliviar a tensão muscular e ajudá-lo a se manter ativo enquanto se recupera de um treino intenso. Além disso, variar suas atividades ajuda a desenvolver todo o seu corpo.

Para equilibrar seus níveis de estresse, você também pode fazer atividades relaxantes, como meditação ou ioga.

Posso evitar o overtraining através de algum suplemento?

O excesso ou o supertreinamento fazem com que os níveis de glutamina no plasma (sangue) caiam, à medida que a demanda do tecido aumenta drasticamente devido ao estresse do treinamento.

Isso é parte da razão pela qual, em um estado de overtraining ou overreaching, a recuperação é prolongada – os músculos ficam com poucas reservas após tentativas de recuperação de sessões “normais” de exercícios.

Com isso, inúmeros cientistas afirmam a importância da glutamina para evitar o supertreinamento.

Para quem não sabe, a glutamina é conhecida por acelerar a recuperação muscular após momentos intensos de exercício ou maratona.

O suplemento atrai água e sal para as células, mantendo-as hidratadas e mais densas.

Quando devo consumir glutamina?

De forma resumida, a glutamina para o crescimento muscular é muito eficaz, pois é um bloco de construção de proteínas, além de ser responsável por evitar o overtraining.

Se você não consome fontes proteicas variadas ao longo do dia, é de extrema importância que você suplemente a glutamina para aumentar os níveis deste aminoácido na corrente sanguínea.

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