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Micro x Macronutrientes – o que são e qual a diferença4 min read

abr 19, 2022 3 min

Micro x Macronutrientes – o que são e qual a diferença4 min read

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Os compostos químicos presentes nos alimentos que são vitais para o funcionamento do nosso corpo e da nossa saúde são conhecidos como nutrientes. Eles nos fornecem a energia de que precisamos para realizar várias funções em nossa vida diária e atuam como os blocos de construção de nossos sistemas de crescimento e reparo. Existem seis tipos principais de nutrientes: carboidratos, proteínas, vitaminas, lipídios, água e minerais, e estes são agrupados em duas categorias principais: macro e micronutrientes.

A maioria dos alimentos que comemos contém uma combinação de um ou mais tipos de nutrientes. Por causa da incapacidade do nosso corpo de fabricar esses nutrientes, eles precisam ser consumidos de outras fontes através dos vários alimentos que consumimos todos os dias.

O que são micro e macronutrientes?

Antes de prosseguirmos, vamos descobrir o que são macronutrientes e micronutrientes.

Macronutrientes- As substâncias que compõem a maior parte de nossos alimentos básicos e nos dão a energia que precisamos para nos mover, respirar, dormir e funcionar adequadamente.

Micronutrientes- Substâncias que são consumidas em quantidades mínimas, e isso ajuda a garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do corpo.

Aprenda as diferenças entre o macro e micronutrientes

Macro e micronutrientes diferem de várias maneiras, sendo a principal as unidades em que são medidos. Macros são medidos em termos de gramas, por exemplo, 1 grama de proteína ou gordura. Os macronutrientes consistem nas seguintes três categorias principais de nutrientes:

Proteínas: Estes são os nutrientes que geralmente são encontrados em alimentos como ovos, laticínios como queijo cottage, peixe, soja e tofu. 

Gorduras: Estes são os nutrientes encontrados em alimentos como carne, diferentes tipos de nozes, óleo, manteiga, leite e queijo.

Carboidratos: Batata, pão, arroz, macarrão, milho, grãos e até algumas frutas são fontes muito ricas de carboidratos. 

Quais são os 4 micronutrientes?

Vitaminas solúveis em água, vitaminas lipossolúveis, macrominerais e minerais são as quatro categorias de micronutrientes. Esses nutrientes são essenciais para sua imunidade, crescimento e outras funções vitais, mas seu corpo não precisa deles em grandes quantidades.

Vitaminas solúveis em água: incluem a vitamina C e uma série de vitaminas do complexo B, e se dissolvem na água, embora não sejam facilmente armazenadas em seu corpo. Frutas cítricas e couves de Bruxelas são as melhores fontes alimentares de vitamina C, além de que grãos integrais, ovos, leite, peixe e carne são ricos em vitamina B.

Vitaminas lipossolúveis: incluindo as vitaminas A, D, E e K, são melhor absorvidas quando consumidas com gorduras saudáveis. São necessárias para a função, crescimento e manutenção do tecido corporal. Peixes gordurosos, como salmão e atum, gema de ovo e cereais fortificados e pão são ricos em vitamina D, e carne bovina, fígado, batata doce e espinafre fornecem vitamina A.

Macrominerais: você precisará de maiores quantidades desses nutrientes – incluindo cálcio, fósforo e magnésio – são necessários do que outros micronutrientes nesta lista, pois são essenciais para o desempenho das funções corporais.

O cálcio e o fósforo, por exemplo, são vitais para a função do músculo esquelético e a regulação da coagulação do sangue. Produtos lácteos, vegetais de folhas verdes escuras, amêndoas e feijão preto são ricos em macrominerais.

Minerais: esse grupo de nutrientes inclui elementos que você normalmente não precisa contar, como ferro e zinco; mas eles ainda são vitais para sua saúde.

Quanto de cada macronutriente preciso para viver saudável?

De acordo com as Diretrizes Dietéticas, a faixa macro dos adultos deve ser de 45% a 65% de carboidratos e 20% a 35% de gordura. A quantidade recomendada de proteína é de 0,8 gramas por quilograma de peso corporal.

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