Energia e Resistência Suplementos

Maltodextrina – O que é, para que serve, quando tomar e precauções4 min read

jan 7, 2022 3 min

Maltodextrina – O que é, para que serve, quando tomar e precauções4 min read

Reading Time: 3 minutes

Tanto para a prática de exercícios aeróbicos, quanto na musculação, a maltodextrina pode cumprir um papel importante na dieta, quando utilizada da forma correta. Esse suplemento, que é sinônimo de energia e reconstrução muscular, atua na melhora da performance na atividade física, mantendo os níveis constantes de energia, e no ganho de massa, por meio da reconstrução muscular.

Vamos conhecer mais sobre esse potente combustível para o corpo?

O que é maltodextrina?

A maltodextrina, também conhecida como malto, se trata de um carboidrato complexo derivado da hidrólise parcial do amido, normalmente de milho, e apesar de ser um carboidrato complexo, é de rápida absorção pelo organismo.

A partir da reação química da hidrólise, são formadas as cadeias de glicose, que são a maltodextrina. A glicose é a fonte de energia mais importante para as fibras musculares durante a prática de exercícios físicos.

Efeitos da maltodextrina no pré e pós-treino

O consumo da maltodextrina no pré-treino faz com que o seu corpo garanta a energia necessária durante a atividade, equilibrando o nível de glicose no corpo. Isso resulta num melhor desempenho e, ainda, evita a perda de proteínas teciduais, como o colágeno e a queratina, e complicações relacionadas à hipoglicemia.

Quando consumida após a atividade física, a maltodextrina atua repondo o glicogênio muscular e, assim, dificulta o uso das proteínas como substrato energético, melhorando a recuperação muscular e, consequentemente, favorecendo o ganho de massa magra.

Devo tomar antes ou depois do treino?

Dependendo do seu objetivo, pode ser usada como pré, intra e pós-treino. Para os praticantes de exercícios aeróbicos, a maltodextrina geralmente é utilizada no pré e durante o treino, como forma de repor energia rapidamente, em especial para atividades de média a longa duração.

Já para os adeptos à musculação, a dica é tomar a maltodextrina após os treinos. Dessa forma, o suplemento atua como fonte energética na contração muscular, impedindo o gasto de proteína para esse fim. A malto também promove a hipertrofia, pois facilita a entrada de proteínas nos músculos na fase de reconstrução das fibras musculares após o esforço.

Como e quanto devo tomar?

A quantidade e horário ideais para tomar a maltodextrina vão depender dos objetivos de cada um e, por isso, é recomendada a orientação de um profissional. A dose média, geralmente, varia de uma a quatro colheres de sopa do pó em 250ml de água.

Para uma dieta balanceada, é essencial levar em consideração a quantidade de carboidratos consumida durante o dia por meio da alimentação para definir a dosagem de maltodextrina.

Por vezes, também pode ser aconselhada a sua ingestão juntamente com alguma fonte de proteína, podendo ser o Whey Protein ou a albumina, por exemplo.

Alimentos que apresentam Maltodextrina

A Maltodextrina pode ser produzida pelo amido de milho, da batata, do trigo e seus derivados. Entre os alimentos ricos deste carboidrato, destacam-se:

• Trigo;

• Batata;

• Milho;

• Mandioca;

• Arroz;

• Barras de cereais.

Por esses alimentos serem ricos em carboidratos, é necessário consumi-los com cautela, em razão do seu alto índice glicêmico. É por isso que, em grande parte dos casos, o consumo da Maltodextrina isolada pode ser mais fácil de ser controlado.

Precauções

Por se tratar de um suplemento com índice glicêmico alto, o uso da maltodextrina não é recomendado para diabéticos e pessoas que não praticam atividades físicas de intensidade média a alta.

Por fim, e não menos importante, tente observar as condições da embalagem e armazenamento do produto, se estão em locais secos e arejados, e a data de validade.

Da mesma forma, é essencial verificar se o seu suplemento tem a aprovação da Anvisa e certificações reconhecidas que atestem a sua qualidade.

Você já conhece os produtos da Bodyaction? Utilizamos a mais alta tecnologia, entregando o melhor em qualidade, a preços justos e acessíveis.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.