Saúde e Bem Estar Vitaminas

Maca Peruana – Quais os benefícios, cuidados e como tomar4 min read

jan 7, 2022 3 min

Maca Peruana – Quais os benefícios, cuidados e como tomar4 min read

Reading Time: 3 minutes

Você já ouviu falar sobre a maca peruana e sobre os seus diversos benefícios para a saúde?

O alimento é um tubérculo oriundo do Peru, mais especificamente da Cordilheira dos Andes, que tem feito sucesso entre as pessoas que não abrem mão de um estilo de vida saudável.

A planta ficou conhecida como o “Viagra dos incas” por ser usada para aumentar a libido e a fertilidade masculina. Mas a maca peruana oferece muito mais do que isso.

Rico em propriedades benéficas ao ser humano, o alimento te garante uma dose extra de nutrientes e colabora com quem espera perder aqueles quilinhos indesejáveis.

A maca peruana também é usada de forma medicinal para dar mais energia e recuperar a saúde.

Benefícios da Maca Peruana

A Lepidium meyenii, nome científico da Maca, é conhecida principalmente por suas propriedades afrodisíacas. Afinal, seu consumo não só melhora a disfunção erétil, como também auxilia na reposição dos hormônios sexuais femininos e masculinos. Porém, a Maca Peruana oferece benefícios que vão além da função sexual. Confira os 5 principais!

1. Melhora o desempenho esportivo

Rica em carboidratos complexos e vitaminas do complexo B, a Maca Peruana dá mais energia e disposição. Além disso, possui em sua composição substâncias fitoquímicas que atuam no hipotálamo e glândulas suprarrenais.

O resultado é uma ação estimulante no organismo, ideal para combater o cansaço e o estresse, que atrapalham a performance esportiva. Ou seja, se você procura uma injeção de ânimo para dar aquele gás no treino, saiba que a Maca Peruana é uma excelente opção!

2. Controla o apetite

Por ser um tubérculo, a Maca Peruana tem um alto índice de fibras, que, entre outros benefícios, prolongam a sensação de saciedade.

Assim, geralmente quem a consome consegue reduzir o tamanho das refeições ou até mesmo deixá-las mais espaçadas. Ou seja, a Maca é uma ótima aliada para quem precisa de uma ajudinha para emagrecer.

3. Ajuda a manter o coração saudável

A Maca Peruana é rica em Ômega 3, substância importante para a saúde do coração. Entre suas propriedades estão a de redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do nível do bom colesterol (HDL).

Com ambos os colesteróis em níveis saudáveis, é possível prevenir doenças cardiovasculares como angina, infarto e insuficiência cardíaca. A saúde cerebral também é beneficiada, já que o colesterol equilibrado evita acidentes vasculares cerebrais (AVC) e derrames.

4. Fortalece o sistema imunológico

Com um alto teor de substâncias antioxidantes em sua composição, a raiz tem uma ação importante na melhora da imunidade. Além disso, o zinco, magnésio, vitaminas C e do complexo B da Maca Peruana também auxiliam nessa ação fortalecedora do organismo.

Se você costuma ter doenças oportunistas, como herpes, candidíase, abcessos na pele e diarreia, aposte na Maca Peruana!

5. Auxilia no controle da glicemia

O alto teor de fibras da Maca Peruana, além de controlar o apetite, também reduz a absorção de glicose pelo organismo. Dessa forma, seu consumo não gera picos de glicemia, que prejudicam os pacientes diabéticos.

Para os não diabéticos, essa ausência de picos glicêmicos evita a hiperprodução repentina de insulina, prevenindo ainda o diabetes tipo 2.

Geralmente comercializada em pó ou cápsulas, a dose recomendada de Maca Peruana é de 1,5 g/dia a 3 g/dia, em média. No entanto, para um consumo mais seguro, é indicado consultar seu nutricionista ou educador físico. Com tantos benefícios, ela pode ser uma grande aliada para o treino e também sua saúde! Adquira já sua Maca Peruana!

Como tomar Maca Peruana

A maca peruana é encontrada no mercado em pó ou cápsula. Especialistas recomendam uma dose de 400 mg a 1000 mg por dia, dependendo da pessoa e do objetivo.

Não há uma recomendação exata sobre qual o melhor horário para consumir o alimento e você pode se programar da maneira que preferir.

Uma dica preciosa no momento de comprar a maca peruana, é assegurar a sua origem. Por isso, você deve procurar um fornecedor que te garanta resultados e que verifique a origem e a concentração da mercadoria.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.