L-Carnitina Saúde e Bem Estar

L-Carnitina – Para que serve, como tomar e quais os benefícios3 min read

jan 10, 2022 3 min

L-Carnitina – Para que serve, como tomar e quais os benefícios3 min read

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Nos últimos anos a L-Carnitina vem ganhando destaque no mercado tanto por parte de atletas e por profissionais da área de educação física e nutrição, quanto por pessoas que desejam aumentar o seu desempenho nos esportes.

Com isso, muitas dúvidas surgem: para que serve a L-Carnitina? Como tomar? Quais são os seus benefícios?

Continue neste post para ter mais informações a respeito desse tema.

O que é e para que serve a L-Carnitina?

A L-Carnitina é um aminoácido essencial para o corpo dos mamíferos e auxilia na locomoção dos ácidos graxos até as mitocôndrias (produtoras de energia no corpo), propiciando a queima de gordura desses ácidos e outras vantagens.

Além disso, ela é produzida pelo organismo humano e pode ser encontrada mais concentradamente em alimentos de origem animal, como carnes vermelhas e com menos presença nos demais alimentos, como proteína de soja e abacate.

Sendo assim, a utilização da L-Carnitina geralmente é associada a uma vida saudável, mas a sua ausência também está atrelada a doenças como infartos, insuficiência cardíaca, problemas renais e até mesmo AIDS.

Como tomar?

A L-Carnitina geralmente é vendida em cápsula, pois a sua forma líquida tem um sabor muito forte e a sua versão em pó não é regulamentada pela ANVISA.

Essas cápsulas podem ser ingeridas de maneira tradicional acompanhadas com algum líquido, como a água.

Os especialistas recomendam a ingestão diária de 2g a 6g de L-Carnitina durante o período de consumo e não há um horário exato para esse uso.

Por conseguinte, as doses desse produto devem ser divididas entre 2 ou 3 vezes durante o dia, podendo ser combinadas a outras proteínas e vitaminas.

Vale ressaltar que, antes de qualquer automedicação, você deve procurar um especialista para fazer uma avaliação do seu quadro identificando, assim, qual será a melhor utilização e ingestão desse aminoácido, visto que o seu uso em excesso pode causar alguns efeitos colaterais leves.

Quais são os seus benefícios?

A ingestão de L-Carnitina traz várias vantagens para o ser humano, mas podemos destacar quatro principais.

1. Ajuda no emagrecimento

O emagrecimento acontece principalmente no processo já citado do transporte dos ácidos graxos, no qual o corpo passa a utilizar como fonte de energia a gordura que se encontra em armazenamento.

2. Aumento da performance nos treinos

O consumo da L-Carnitina aumenta tanto a energia, quanto a disposição corporal. Desse modo, os treinos poderão ser feitos com mais eficiência, volume e intensidade, o que facilita o aumento da massa magra e a definição muscular.

3. Auxílio após o treino

Com o reforço de L-Carnitina na reposição e no transporte de oxigênio para os músculos, além do aumento do fluxo sanguíneo, a recuperação após o treino pode ser mais tranquila e com menos dores musculares tardias.

4. Prevenção de doenças cardiovasculares

A L-Carnitina fortalece o sistema imunológico e promove o bem-estar. Assim, o corpo atinge uma alta imunidade capaz de prevenir e combater diversas doenças.

Conclusão

Logo, é possível perceber que a L-Carnitina pode ser uma grande aliada para a sua saúde, já que traz inúmeros benefícios cientificamente comprovados e pode ser consumida por qualquer pessoa que esteja com a saúde em dia.

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