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Hipertrofia Feminina – O que é e como ganhar massa muscular3 min read

jan 10, 2022 3 min

Hipertrofia Feminina – O que é e como ganhar massa muscular3 min read

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A busca por um corpo bem definido, harmônico e saudável é o desejo de muitas mulheres.

O que acaba inibindo esse desejo em alguns casos é a preocupação de que a rotina de treinos mais pesados, que visam desenvolver o ganho de massa muscular, pode provocar mudanças drásticas na aparência estética da mulher. Ou seja, ainda existe o recebimento de que o corpo feminino se torna masculinizado demais como consequência desse processo.

É nesse contexto que ganha destaque o conceito de hipertrofia feminina. O termo é usado para se referir ao ganho de massa muscular das mulheres.

E para desmistificar uma visão equivocada de que o aumento de massa muscular em relação direta com músculos grandes, é importante esclarecer as questões.

Entenda mais a seguir.

O que é hipertrofia feminina?

A hipertrofia muscular é caracterizada pelo aumento do tamanho das células dos músculos, refletindo no aumento do seu volume. Trata-se de uma reação natural e fisiológica do corpo ao exercício físico.

É um processo em que as células musculares se adaptam em decorrência da maior exigência de trabalho e esforço do corpo.

No caso das mulheres, como a constituição física feminina é diferente da masculina, a hipertrofia apresenta particularidades específicas.

Uma dessas particularidades diz respeito ao percentual de gordura corporal. O ideal é que as mulheres que desejem um ganho muscular apresentem um percentual de gordura entre 20 e 24%.

Além disso, outros fatores estão envolvidos no crescimento muscular, como a definição do corpo, a tomada adequada entre massa gorda e massa magra, a adoção de uma alimentação adequada, entre outros. Tudo isso vai contribuir para manter o metabolismo funcionando de forma satisfatória.

Mulheres têm dificuldade de ganhar massa?

Quando se fala de desenvolvimento de massa muscular, é fundamental levar em consideração as diferenças fisiológicas e corporais entre homens e mulheres.

Por apresentarem menor secreção de testosterona, um dos principais hormônios anabólicos do corpo, a hipertrofia feminina se mostra mais difícil.

Dessa forma, o treinamento para ganho muscular deve otimizar a questão hormonal das mulheres, com um acompanhamento personalizado e com a carga adequada a cada demanda.

Como ganhar massa muscular?

Para as mulheres que desejam aumentar suas massas musculares, é importante equilibrar os dois pilares que sustentam a hipertrofia feminina: uma rotina de alimentação e a prática regular de atividade física.

A dieta para ganho muscular vai seguir demandas e particularidades próprias, em que a quantidade de alimentos a ser ingerida vai depender de ingredientes como uma composição corporal e como necessidade da pessoa.

Quanto à prática direta de atividades físicas, existe uma relação entre hipertrofia feminina e a musculação. Na rotina de treinamento, são indicados exercícios específicos para o ganho de massa muscular ao mesmo tempo em que são trabalhados exercícios que busquem a perda de massa gorda.

O que incorporar na rotina?

Para otimizar a rotina de treinos e alcançar melhores resultados de hipertrofia feminina, é importante seguir algumas dicas.

Uma delas é focar em treinos que exercitem todo o corpo, propiciando aumento de massa magra, diminuição de gordura e maior definição muscular.

Também é indispensável investir no descanso do corpo. Momentos de sono satisfatório potencializam a queima de gordura, realçando a definição muscular, regulando o metabolismo e equilibrando o organismo. Dessa forma, a hipertrofia feminina é alcançada com mais velocidade.

O ganho de massa muscular também é influenciado pela incorporação de proteínas e carboidratos nas refeições, responsáveis ​​por atuar na construção muscular, bem como por uma hidratação adequada.

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