Alimentação Dieta Saúde e Bem Estar

Hibisco – benefícios, o que é e como tomar3 min read

mar 22, 2022 3 min

Hibisco – benefícios, o que é e como tomar3 min read

Reading Time: 3 minutes

Muitas vezes comparado ao sabor do suco de cranberry, beber chá de hibisco traz muitos benefícios à saúde. Carregado com nutrientes, repleto de antioxidantes e aqui para ajudá-lo a lidar com tudo, desde hipertensão até reduzir riscos de doenças cardíacas, perda de peso e saúde completa do sistema imunológico, receber a graça floral do chá de hibisco em sua rotina diária certamente impulsiona sua vida de várias maneiras.

O que é o chá de Hibisco?

O Hibisco, também conhecido como Água de Jamaica e pelo seu nome científico Hibiscus sabdariffa, é preparado fervendo partes da planta de hibisco. Este chá é vermelho rubi ou magenta profundo e tem um sabor azedo.

É uma bebida muito popular em todo o mundo e é frequentemente usada como chá medicinal. As flores de hibisco têm vários nomes e são conhecidas como “Roselle” em alguns lugares. Está amplamente disponível no mercado em todo o mundo do chá e pode ser consumido quente ou frio, dependendo da sua preferência

4 benefícios do Hibisco

1- Diminui o colesterol ruim

Beber chá de hibisco pode fazer maravilhas quando se trata de reduzir os níveis de colesterol. Sim, esta pequena flor única que é transformada em extrato de hibisco foi cuidadosamente estudada para ver se tinha um impacto positivo na pressão alta e no colesterol. A pesquisa mostrou que os 90 participantes com colesterol alto que beberam hibisco duas vezes ao dia durante 15 dias tiveram um aumento nos níveis de colesterol HDL.

Enquanto o colesterol LDL e os triglicerídeos são conhecidos como tipos ruins, o HDL é o tipo bom. Embora mais estudos ainda precisam ser feitos para obter resultados exatos, isso nos convence a começar a tomar chá de hibisco.

2- Rico em antioxidantes

Carregado com antioxidantes, recorrer ao ritual do chá de hibisco pode ajudar a dar ao seu corpo a munição necessária para combater os radicais livres e reduzir o estresse e os danos oxidativos.

Em uma comparação sobre o conteúdo de chá e antioxidante, o chá de hibisco atingiu o primeiro lugar graças aos seus níveis crescentes, até mesmo vencendo o popular chá verde.

3- Pressão arterial mais baixa

Um estudo mostrou que beber três xícaras de chá em adultos com risco de hipertensão foi suficiente para ver uma queda na pressão arterial sistólica em comparação com aqueles que receberam placebo. Cheio de propriedades anti-inflamatórias, o chá de hibisco é ótimo para a saúde do coração e pode ajudar a manter a pressão arterial no lado certo.

4- Perda de peso

Embora o peso corporal seja uma questão complexa e lidar com a obesidade não saudável exige um cronograma adequado de exercícios e mudanças no estilo de vida, o chá de hibisco é considerado um aliado para ajudar na diminuição da gordura corporal.

Como tomar chá de hibisco?

Embora o chá de hibisco possa parecer inocente – com zero calorias ou cafeína e tantos supostos benefícios à saúde – é possível consumir muito da bebida à base de plantas. Os compostos do chá de hibisco podem realmente levar a danos no fígado se você beber muito – o que também é uma possibilidade para pessoas que bebem chá de desintoxicação todos os dias.

Tomar um ou dois copos de chá de hibisco por dia provavelmente não prejudicará seu fígado. No entanto, você definitivamente não deve beber um galão de chá de hibisco. Um estudo de 2013 da Universidade do Arizona descobriu que o hibisco “pode ser hepatotóxico em doses extremamente altas”. Portanto, atente-se às quantidades ingeridas ao longo do dia.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.