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Glutamina – o que é, para que serve e alimentos ricos3 min read

jan 11, 2022 2 min

Glutamina – o que é, para que serve e alimentos ricos3 min read

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A glutamina é um aminoácido importante com muitas funções no corpo humano.

Trata-se de um bloco de construção de proteínas e parte crítica do sistema imunológico.

Além do mais, a glutamina tem um papel especial na saúde intestinal.

Seu corpo produz naturalmente esse aminoácido, e ele também é encontrado em muitos alimentos. Ainda assim, você pode não ter certeza se precisa de glutamina extra de suplementos para uma saúde ideal.

Por esse motivo, este artigo explica por que a glutamina é importante e discute as principais dúvidas relacionadas à glutamina.

Para que serve?

A glutamina é o aminoácido mais abundante em nosso corpo. Ela oferece suporte a muitas funções saudáveis, incluindo:

  • Produção de proteínas para o tecido muscular;
  • Células de abastecimento que protegem nossos intestinos;
  • Células de suporte do sistema imunológico;
  • Ajudando a desintoxicar o fígado de substâncias estranhas.

Benefícios da glutamina

É importante para o sistema imunológico

Uma das funções mais importantes da glutamina é o seu papel no sistema imunológico. No entanto, seus níveis sanguíneos podem diminuir devido a lesões graves, queimaduras ou cirurgias.

Se a necessidade do corpo por glutamina for maior do que sua capacidade de produzi-la, seu corpo pode quebrar os estoques de proteínas, como músculos, para liberar mais deste aminoácido.

Por essas razões, dietas ricas em proteínas , dietas ricas em glutamina ou suplementos de glutamina são frequentemente prescritos após lesões graves, como queimaduras.

Estudos também relataram que os suplementos de glutamina podem melhorar a saúde, diminuir infecções e levar a estadias mais curtas no hospital após a cirurgia.

Desempenha um papel importante na saúde intestinal

No corpo humano, os intestinos são considerados a maior parte do sistema imunológico.

Isso ocorre por causa das muitas células intestinais com funções imunológicas, bem como os trilhões de bactérias que vivem em seus intestinos e afetam sua saúde imunológica.

Devido ao papel principal dos intestinos no sistema imunológico, a glutamina pode beneficiar a saúde imunológica geral, apoiando as células intestinais.

Efeitos no ganho muscular e desempenho de exercícios

Um estudo descobriu que a glutamina mais carboidratos pode ajudar a reduzir um marcador sanguíneo de fadiga durante duas horas de corrida.

Também é utilizada para aumentar a função imunológica de atletas.

É encontrada em muitos alimentos

A glutamina é encontrada naturalmente em uma variedade de alimentos. Estima-se que uma dieta típica contenha de 3 a 6 gramas por dia, mas isso pode variar de acordo com sua dieta específica.

A seguir estão as porcentagens de proteína composta de L-glutamina em cada alimento:

  • Ovos : 4,4% (0,6 g por 100 g de ovos);
  • Carne : 4,8% (1,2 g por 100 g de carne);
  • Leite desnatado : 8,1% (0,3 g por 100 g de leite);
  • Tofu : 9,1% (0,6 g por 100 g de tofu);
  • Arroz branco : 11,1% (0,3 g por 100 g de arroz);
  • Milho : 16,2% (0,4 g por 100 g de milho).

Ou seja, concentrar- se em obter proteína suficiente em sua dieta é uma maneira fácil de aumentar potencialmente a quantidade de glutamina que você está consumindo.

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