Saúde e Bem Estar

Gestantes pode fazer academia? Veja quais cuidados tomar3 min read

jan 7, 2022 3 min

Gestantes pode fazer academia? Veja quais cuidados tomar3 min read

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A gestação é um período delicado na vida das mulheres e por isso mesmo que não se pode descuidar da saúde, tanto física quanto emocional. Ao contrário do que muitos pensam, os exercícios físicos não devem ser deixados de lado durante a gravidez, pois proporcionam muitos benefícios para a mãe e o bebê. Outro ponto importante é a alimentação, que deve ser balanceada e sem exageros.

Cuidados nos treinos físicos

Os exercícios físicos proporcionam muitos benefícios durante a gravidez, dentre eles:

• Melhora da circulação sanguínea;

• Melhora a postura e combate dores de coluna;

• Fortalecimento da musculatura;

• Preparação para o parto, nos casos de parto normal;

• Uma maior facilidade na recuperação pós-parto.

Muitos são os benefícios para a mãe e o bebê, que ajudam desde a prevenção de doenças até no fortalecimento para o parto.

No entanto, é essencial conversar com seu/sua obstetra antes de iniciar os treinos, pois em alguns casos, é necessário repouso absoluto. Os cuidados necessários nos treinos durante a gravidez são bem simples: evitar muito peso, não realizar agachamentos, pelo menos a partir do 6º mês, e evitar práticas pesadas, como o crossfit ou funcional.

Treinos específicos para gestantes

Já passou aquela época onde as grávidas mal podiam sair de casa. Os exercícios físicos são altamente recomendado por profissionais e muitos são fundamentais nesse momento. Conheça alguns dos exercícios mais recomendados:

• Spinning (bike indoor);

• Natação ou hidroginástica;

• Yoga;

• Musculação, como levantamento terra, agachamento contra a parede.

Atualmente, são muitas as academias que contam com profissionais capacitados para orientar as gestantes, além dos profissionais independentes que podem realizar essa consultoria. Basta uma pesquisa rápida e iniciar os treinos, só não esqueça de consultar o obstetra antes.

Cuidados na alimentação das gestantes

Tão importante quanto os exercícios físicos, são os cuidados com a alimentação durante a gravidez. Não é fácil deixar alguns hábitos alimentares de lado, mas na gestação é essencial prezar por refeições saudáveis e evitar determinados alimentos, tais como: frituras, alimentos processados, enlatados, gorduras trans, cafeína e alimentos crus, como sushi, ovo, carnes malpassadas.

É essencial ter em mente que na gravidez se passa a comer por dois, e por isso mesmo que a dieta deve ser balanceada. O equilíbrio é fundamental, a fim de evitar se engordar além do recomendado e ter futuras complicações de saúde.

Desse modo, as consultas com a nutricionista são fundamentais e é necessário seguir toda a dieta recomendada.

Evitar alto consumo de sal e açúcar

O sal é o principal ingrediente da cozinha quente de todo o mundo e fundamental para dar sabor aos alimentos, mas durante a gestação, seu consumo deve ser totalmente moderado.

O alto consumo de sal na gravidez pode trazer problemas para a mulher, como o aumento da pressão arterial, principal responsável pela pré-eclâmpsia durante a gravidez.

Assim como o sal, o consumo de açúcar também não é muito recomendado durante a gravidez, pois a diabetes gestacional é uma das principais responsáveis por complicações no parto e má formação do bebê.

Desse modo, é fundamental conversar com a obstetra e nutricionista sobre a alimentação recomendada e evitar alimentação pesada.

Importância dos treinos e boa alimentação na gravidez

Não se pode descuidar da saúde em nenhum momento da vida, sobretudo quando se enfrenta um período de gestação. Portanto, é essencial manter boas práticas de exercícios físicos e uma boa alimentação, pois serão fundamentais para auxílio durante e após o parto.

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