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Gengibre – 4 benefícios para a sua saúde3 min read

mar 15, 2022 3 min

Gengibre – 4 benefícios para a sua saúde3 min read

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O gengibre é uma planta com flores que se originou no sudeste da Ásia. Está entre as especiarias mais saudáveis ​​(e deliciosas) do planeta.

Pertence à família Zingiberaceae e está intimamente relacionado com açafrão, cardamomo e galanga.

O rizoma (parte subterrânea do caule) é a parte comumente usada como especiaria. É muitas vezes chamado de raiz de gengibre ou, simplesmente, gengibre.

O gengibre pode ser usado fresco, seco, em pó ou como óleo ou suco. É um ingrediente muito comum em receitas. Às vezes é adicionado a alimentos processados ​​e cosméticos.

Aqui estão 11 benefícios para a saúde do gengibre que são apoiados por pesquisas científicas.

4 benefícios do gengibre para a saúde

1- Contém gingerol, que possui poderosas propriedades medicinais

Gingerol é o principal composto bioativo do gengibre. É responsável por grande parte das propriedades medicinais do gengibre.

Gingerol tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, de acordo com a pesquisa. Por exemplo, pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo, que é o resultado de ter uma quantidade excessiva de radicais livres no corpo.

2- Pode tratar muitas formas de náuseas, especialmente enjoos matinais

Pode ajudar a aliviar náuseas e vômitos em pessoas submetidas a certos tipos de cirurgia. O gengibre também pode ajudar na náusea relacionada à quimioterapia, mas são necessários estudos humanos maiores.

No entanto, pode ser o mais eficaz quando se trata de náuseas relacionadas à gravidez, como enjoos matinais.

Embora o gengibre seja considerado seguro, converse com seu médico antes de tomar grandes quantidades se estiver grávida.

Recomenda-se que as mulheres grávidas que estão perto do trabalho de parto ou que sofreram abortos evitem o gengibre. O gengibre é contraindicado com história de sangramento vaginal e distúrbios de coagulação também.

3- Pode ajudar na perda de peso

Uma revisão da literatura de 2019 concluiu que a suplementação de gengibre reduz significativamente o peso corporal, a proporção cintura-quadril e a proporção do quadril em pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Um estudo de 2016 com 80 mulheres com obesidade descobriu que o gengibre também pode ajudar a reduzir o índice de massa corporal (IMC) e os níveis de insulina no sangue. Níveis elevados de insulina no sangue estão associados à obesidade.

4- Pode ajudar a tratar a indigestão crônica

A indigestão crônica é caracterizada por dor e desconforto recorrentes na parte superior do estômago.

Acredita-se que o esvaziamento tardio do estômago seja um dos principais fatores de indigestão. Curiosamente, o gengibre mostrou acelerar o esvaziamento do estômago.

Esses efeitos também foram observados em pessoas sem indigestão. Em um estudo de 2008 realizado por alguns membros da mesma equipe de pesquisa, 24 indivíduos saudáveis ​​receberam cápsulas de gengibre ou placebo. Todos eles receberam sopa uma hora depois.

Consumir gengibre em oposição a um placebo acelerou significativamente o esvaziamento do estômago. Demorou 13,1 minutos para as pessoas que receberam gengibre e 26,7 minutos para as pessoas que receberam o placebo.

Como tomar gengibre para ter inúmeros benefícios à saúde

Você pode consumir o gengibre através de chás, sopas, com peixe, em refogados ou em sobremesas.

Basta encontrar a forma de consumo do gengibre que mais te agrada e usufruir de todos os benefícios.

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