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Quais exercícios são indicados para adquirir tônus muscular?3 min read

jan 10, 2022 2 min

Quais exercícios são indicados para adquirir tônus muscular?3 min read

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Todas as pessoas, sejam elas atletas ou não, necessitam constantemente de uma resposta rápida de seu corpo em determinadas situações, que podem ir desde uma reação em uma partida de futebol à queda de um objeto de escritório. O nosso corpo tende a estar alerta.

Esta prontidão com que os nossos músculos respondem a estímulos variados é diretamente relacionada ao tônus muscular. Mas o que seria isso? Como consigo aprimorá-lo para melhores resultados, seja no dia a dia ou nos treinos? Confira a seguir.

O que é o tônus muscular?

Diferente do que muitos pensam, o tônus muscular não significa apenas a condição “rasgada” que o shape corporal pode ter, mas sim a eficiência e funcionalidade que determinada musculatura exerce quando necessitada.

É um estado de ativação do músculo que não o deixa relaxar por completo, a fim de sempre disponibilizar a função quando acionado. Em um exemplo bem simplificado, seria algo como deixar um automóvel ligado para que esteja preparado para qualquer situação ou necessidade de uso.

Aprimorando a tonificação

Um tônus de qualidade significa uma resposta muscular boa, que pode ajudar o atleta em seus treinos e em sua vida quotidiana. Contudo, para se atingir uma boa tonificação, é necessário muita dedicação e disciplina, uma vez que não existem resultados milagrosos. Confira a seguir alguns exercícios para adquirir ou melhorar o tônus muscular:

  • Agachamento: consiste em afastar pés alinhando com os ombros e descer lentamente até o quadril se encontrar paralelamente alinhado com o chão. Este exercício foca principalmente nos glúteos e região posterior das pernas.
  • Prancha: focando principalmente no core abdominal, muitos consideram este exercício como extremamente rigoroso. Consiste em apoiar-se sobre os cotovelos com o corpo contraído e alinhado por trinta a sessenta segundos.
  • Rosca direta ou alternada: Ambos consistem em travar os cotovelos paralelos ao corpo e erguer a carga contraindo o bíceps, que é o músculo a ser trabalhado. Geralmente é feito com halteres, porém, no caso da rosca direta, pode ser executado com uma barra.
  • Tríceps Banco: Rigoroso exercício, consiste em apoiar-se em um banco com os braços em extensão e paralelos ao corpo e descer até o quadril se encontrar paralelo ao chão. Deve ser executado lentamente para trabalhar bem a região muscular.
  • Flexão: o exercício queridinho dos militares, é excelente para se adquiri tonificação muscular na região peitoral e nos braços. Devem ser executados lentamente para aumentar o tônus e diminuir o risco de lesões.
  • Elevação lateral: exercício montado especialmente para melhorar o desempenho do deltoide e do trapézio, a lateral restrita consiste na elevação de cargas em ambos os braços sem flexioná-los, até que atinjam a altura dos ombros.

Quais os benefícios de adquirir tônus muscular?

São inúmeros os benefícios que um corpo tonificado pode trazer, como por exemplo a melhor resposta muscular nos treinos de musculação ou outras práticas esportivas, a prevenção de lesões, uma melhor disposição no dia a dia, autoestima elevada entre outros.

Vale a pena ressaltar que a suplementação pode ser uma grande aliada no processo de aquisição de tônus muscular. Suplementos como o Whey Protein e a Creatina podem ser essenciais na evolução.

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