Saúde e Bem Estar

Exames e rotina médica essenciais para quem faz ou vai começar treinar em academias3 min read

jan 7, 2022 2 min

Exames e rotina médica essenciais para quem faz ou vai começar treinar em academias3 min read

Reading Time: 2 minutes

Não é mistério que fazer academia é fundamental para manter a saúde e ter uma boa forma física. A prática de exercícios frequentes é sempre benéfica para nosso corpo e nosso bem-estar, mas isso não significa que devemos deixar de lado a rotina médica.

Muito pelo contrário, fazer uma avaliação médica com os devidos exames, de tempos em tempos, é fundamental. Somente assim saberá se seu corpo está preparado para a intensidade dos exercícios e quais atividades são recomendadas para resolver seus problemas e atingir seus objetivos.

Se você planeja começar a academia ou então já faz, mas não está em dia com suas avaliações de saúde, confira que exames e rotina médica você deve ter para garantir a segurança e os resultados dos seus exercícios.

Pressão sanguínea

A hipertensão pode danificar o sistema circulatório, se não for tratado cedo. Fazer academia sem medir a pressão é um verdadeiro risco para suas artérias. Mesmo que praticar exercícios seja bom para a pressão, isso não significa que esteja protegido contra este mal.

Até porque esse problema não apenas é comum na população como pode ser desenvolvido a qualquer momento, principalmente em quem tem casos na família. Por este motivo, o recomendado é medi-la pelo menos uma vez a cada 2 anos.

Ecocardiograma e eletrocardiograma

Exames que classificam a saúde do nosso coração são indispensáveis para quem se exercita. Afinal, deficiências neste órgão podem se intensificar com a prática de exercícios intensos, deteriorando o mesmo.

Enquanto o eletrocardiograma mostra se os batimentos estão irregulares, o ecocardiograma mostra seu formato. Ao juntar essas informações, é possível ter uma imagem mais clara do seu coração em repouso.

Teste ergométrico

Avaliações em repouso mostram seu organismo em uma situação mais “tranquila”. No entanto, uma vez que fazer academia é se movimentar e se esforçar, é vital ver como seu corpo se comporta em atividades intensas.

O teste ergométrico coloca corpo inteiro à prova em uma corrida na esteira monitorada. Desta maneira, o médico pode observar como o coração lida com a potência de uma academia. Afinal, é melhor descobrir alguma irregularidade em um ambiente controlado do que na prática.

Densitometria de Composição Corporal

Se você busca emagrecer e/ou ganhar músculos, então, precisa inserir este exame na sua rotina. Perder ou ganhar quilos na balança na maioria das vezes não revelam de fato a quantidade de músculo e gordura do nosso corpo.

Somente com testes como a densitometria de corpo total é possível calcular estes valores. Fazê-lo regularmente facilita a montagem da rotina de exercícios e mostra o resultado do seu esforço com precisão.

Hemograma

O conhecido exame de sangue é um dos mais indispensáveis desta lista, uma vez que é fundamental na rotina médica de qualquer pessoa. Nele, é possível analisar taxas de colesterol e açúcar para saber o que pode ser reduzido com os treinos e uma boa dieta. O T3, T4 e TSH avaliam a saúde da tireoide que, se não estiver equilibrada, pode causar dores musculares ou até arritmia cardíaca.

É também através desse exame laboratorial que você descobre se o seu organismo está com as quantidades corretas de nutrientes como ferro, potássio e vitaminas variadas. Assim, seu médico poderá observar as possíveis carências para receitar suplementos vitamínicos ou hormonais que complementem o treino.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.