Musculação Saúde e Bem Estar

Saiba como evitar estrias com a prática de exercícios físicos3 min read

jan 7, 2022 2 min

Saiba como evitar estrias com a prática de exercícios físicos3 min read

Reading Time: 2 minutes

É natural que, a partir de uma certa idade, comecemos a nos preocupar em manter o corpo em forma, seja por causa de estética ou pela saúde.

Um dos exercícios mais praticados é a musculação, em que levantamos pesos com várias partes do corpo, a fim de fortalecer o músculo e ganhar massa muscular. Mas, muitas pessoas desistem de malhar com medo de ter estrias. Neste texto, vamos dar algumas dicas para evitá-las na prática da musculação.

O que são as estrias?

As estrias são manchas na pele. No primeiro estágio, são vermelhas, sendo possível tratar e suavizá-las. Já no segundo estágio, se tornam brancas e já estão instaladas no corpo.

Quando a pele não consegue acompanhar o crescimento da massa corporal, as estrias aparecem. Por não ter um tratamento totalmente efetivo, a prevenção é a melhor forma de ficar livre delas.

Ganhe massa muscular progressivamente

É natural que, ao nos matricularmos em uma academia, queiramos ver os resultados o mais rápido possível. Esse tipo de atitude é um dos responsáveis pelo aparecimento das estrias. Como dito anteriormente, se o músculo crescer muito rápido, a pele não consegue acompanhá-lo, formando as estrias.

A melhor opção é manter um plano de treino que seja focado em ganhar músculos progressivamente, para assim, a pele ter tempo de se adaptar às mudanças.

Tenha uma dieta

Praticar musculação para quem quer ganhar músculos é importante, mas ter uma dieta adequada, com os nutrientes necessários para o ganho de massa acontecer, é fundamental.

Através da alimentação é que suas células irão se desenvolver, e um balanço nutricional adequado é essencial para que isso aconteça da maneira correta.

Procure um nutricionista ou um médico nutrólogo, para que possam montar a dieta perfeita para você. Através de suas medidas e do seu objetivo, o profissional poderá montar uma dieta balanceada, com tudo necessário para um ganho de músculos saudável e sem estrias.

Esteroides anabolizantes

Os anabolizantes ficaram muito famosos entre os praticantes da musculação, e até hoje são muito comuns. O problema desses anabolizantes, além de fazer mal para o corpo, é que provocam o crescimento rápido dos músculos. Utilizá-los não é uma boa opção, pois além das estrias, você pode desenvolver diversos outros problemas.

Hidratantes corporais

Uma das principais formas de evitar o aparecimento de estrias é através de hidratantes corporais. Manter a pele muito bem hidratada é fundamental para evitar as estrias. Um dos mais famosos e mais utilizados é o óleo de amêndoas, mas isso não quer dizer que ele seja o melhor. O importante é manter a hidratação da pele.

Caso você já tenha algumas estrias, não deixe de passar o hidratante no local. Ele irá evitar que novas estrias apareçam.

Apesar de todas essas maneiras de evitar o aparecimento das estrias, o fator genético conta muito também. Algumas pessoas possuem a pele menos elástica, o que provoca as estrias. Então, em alguns casos, a estria é inevitável.

Com todas estas dicas, ficou fácil evitar o aparecimento de estrias, certo? Acesse nosso site e conheça nossos produtos!

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.