Ciclismo Corrida

O aumento da prática de atividades ao ar livre na quarentena, ciclismo e corrida de rua11 min read

jan 6, 2022 7 min

O aumento da prática de atividades ao ar livre na quarentena, ciclismo e corrida de rua11 min read

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Com o fechamento de academias durante a pandemia do Coronavírus, a prática de esportes ao ar livre se tornou uma das melhores alternativas para quem não quer ficar sem fazer exercícios.

Dentre essas modalidades, temos o ciclismo e a corrida como principais esportes ao ar livre praticados no Brasil. Para se ter ideia, o mercado de bicicletas cresceu 18% na pandemia.

Mas quais são os benefícios desse tipo de exercício? A seguir vamos falar dos benefícios do ciclismo e corrida para nossa saúde. Boa leitura!

Quais são os benefícios do ciclismo

O ciclismo regular oferece uma variedade de benefícios à sua saúde, tanto mentais quanto físicos.

Além disso, podemos listar benefícios como economizar dinheiro em combustível ou transporte público e até ajudar o meio ambiente reduzindo a poluição.

E, por fim, o ciclismo é um esporte altamente acessível que pode melhorar sua saúde de várias maneiras. Como veremos em detalhes a seguir.

1. Andar de bicicleta melhora sua aptidão cardiovascular

O ciclismo trabalha quase todos os músculos do corpo, incluindo o coração. Ao pedalar morro acima, rápido ou apenas em um ritmo mais rápido do que em um passeio de bicicleta de domingo, você reduzirá sua pressão arterial. Isso reduz o esforço do coração, reduzindo, por sua vez, o risco de doenças cardiovasculares.

O ciclismo, como qualquer forma de exercício aeróbio, aumenta a presença de bom colesterol no corpo, cuja função é transportar a gordura para fora das artérias.

Algumas evidências sugerem que os exercícios podem reduzir os níveis de colesterol LDL ruim, que pode formar depósitos de gordura nas artérias e contribuir para doenças cardíacas.

2. O ciclismo pode reduzir os níveis de estresse

Andar de bicicleta pode ser divertido! O exercício não só faz com que seu corpo produza hormônios felizes (endorfinas), mas também é uma ótima maneira de esquecer as fontes de seu estresse e, ao mesmo tempo, ficar em forma.

3. Andar de bicicleta queima gordura e calorias

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de queimar gordura e calorias, esteja você procurando manter o peso ou perder alguns quilos.

Pedalar em um ritmo constante queima cerca de 300 calorias por hora. Pedalar por meia hora todos os dias significaria queimar cerca de 4,5 quilos de gordura por ano.

O exercício também aumenta sua taxa metabólica, o que significa que você continuará a queimar calorias por um tempo depois de descer da bicicleta. Portanto, uma hora de ciclismo pode equivaler a mais de 300 calorias queimadas.

O Energel Outdoors pode te ajudar a dar mais pedaladas, pois ele é uma grande fonte de energia para o abastecer, além de evitar o desconforto causado pela sensação de estômago pesado.

4. O ciclismo é suave para as suas articulações

Ao contrário da corrida, que é uma forma de exercício de alto impacto, o ciclismo é incrivelmente suave para as articulações.

Andar de bicicleta é uma maneira muito segura de permanecerem fisicamente ativos sem agravar a dor nas articulações artríticas.

Na verdade, um grande número de pacientes nota uma melhora nos sintomas da artrite se eles aumentam o tônus ​​e a força dos músculos ao redor de uma articulação artrítica dolorida.

O ciclismo é frequentemente usado em clínicas de lesões esportivas como parte da reabilitação e em programas de fisioterapia como uma forma segura de aumentar a força muscular.

5. O ciclismo ajuda a melhorar o tônus ​​muscular e a força nas pernas

A força do pedal é um treino intenso para as pernas. Quanto mais você pedalar, mais fortes serão a aparência e o toque das suas pernas. Você notará essa força maior em tudo que fizer, desde subir escadas a correr pelo parque com os filhos ou netos.

6. O ciclismo também trabalha a parte superior do corpo

Embora o ciclismo seja claramente um excelente exercício para as pernas, ao subir colinas ou terrenos acidentados, 70% do peso do seu corpo vai para o selim e o guidão, e não para os quadris, joelhos e tornozelos. Assim, você também faz um ótimo treino para a parte superior do corpo.

7. Andar de bicicleta ajuda a combater problemas de saúde comuns e possivelmente reduz o risco de desenvolver alguns tipos de câncer

Uma pesquisa realizada na Finlândia descobriu que as pessoas que pedalam 30 minutos ou mais por dia têm um risco 40% menor de desenvolver diabetes.

Outra pesquisa realizada nos Estados Unidos e em todo o mundo mostra que adultos que aumentam sua atividade física, seja em intensidade, duração ou frequência, podem reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon em 30-40% em relação aos sedentários, independentemente do índice de massa corporal.

Há também pesquisas convincentes que sugerem que você pode reduzir o risco de desenvolver câncer de mama fazendo exercícios regularmente. Os resultados dos estudos variam, mas mostram que o risco pode ser reduzido entre 20 e 80%.

8. O ciclismo aumenta a resistência

Como acontece com qualquer forma de exercício, quanto mais você pedalar, mais tempo poderá pedalar antes de se sentir cansado.

Construir resistência não é apenas ótimo para seu condicionamento físico geral, mas também dá uma sensação de realização pessoal, o que é importante para uma boa saúde mental.

Sabe o que pode aumentar ainda mais a sua resistência? O Enduro, que é um formulado com ingredientes balanceados em uma relação de 4:1 carboidratos/proteínas que auxiliam na recuperação e reposição do glicogênio após a atividade física.

9. O ciclismo ajuda a combater a depressão

Os efeitos da depressão são diferentes para cada pessoa, mas o que é comum em todos os que sofrem é que a liberação de endorfinas pode ser muito benéfica.

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de aumentar as endorfinas em seu corpo, fazendo você se sentir mais feliz e positivo.

10. O ciclismo é um meio de transporte saudável para você e para o meio ambiente

Depois de comprar uma bicicleta (e um capacete), você tem acesso a um transporte gratuito e totalmente ecológico. E em vez de ficar sedentário no carro, ou no ônibus ou trem, você estará se movendo, ficando em forma e tonificando-se.

Portanto, todos ganham para os ciclistas, para o meio ambiente e para o seu saldo bancário.

Quais são os benefícios da corrida

Correr é um exercício quase perfeito para quase todos, jovens ou velhos, grandes ou pequenos. Os benefícios da corrida são vastos e podem ser personalizados para trabalhar de acordo com sua programação e necessidades físicas.

E embora seja um pouco mais complicado do que parece, correr não é exclusivamente para quem já está em forma. Aqueles que antes não tinham interesse em preparação física e aqueles que se recuperaram de lesões podem obter os benefícios da corrida. Resumindo, é um esporte para todas as estações.

1. Ajuda a transportar oxigênio por todo o corpo

Vamos começar com as coisas óbvias aqui. Correr é um exercício aeróbico. Ajuda a transportar oxigênio por todo o corpo com mais eficiência, melhorando sua saúde cardiovascular. Em outras palavras, é bom para o seu coração. Até mesmo fazer o mínimo, correr cinco minutos por dia, pode ser benéfico. Correr também pode impactar positivamente seu sistema imunológico. Corredores dedicados experimentam maior capacidade pulmonar.

Se quiser aumentar seu tempo de corrida, o Articuflex é ideal para você evitar desgastes que sobrecarregam seus tendões e ligamentos. Com ele você não precisa interromper sua corrida tão cedo!

2. Prevenção de doenças

Ao fortalecer esses sistemas, você pode não apenas aumentar sua saúde física, mas também prevenir doenças.

Os corredores têm menor risco de doenças cardíacas, hipertensão, ataques cardíacos e derrames porque o exercício ajuda as artérias a reter sua flexibilidade – fortalecendo o coração e permitindo um grande fluxo sanguíneo. As mulheres podem diminuir o risco de câncer de mama adicionando a corrida ao seu regime de exercícios.

3. Perda de peso

A longo prazo, a corrida ajuda a diminuir os níveis de colesterol e é um dos melhores exercícios para queimar calorias. Isso se traduz em perda de peso. No entanto, perder peso durante a corrida não é fácil.

A dieta desempenha um fator importante , assim como os tipos de corrida que você pratica. Se você estiver interessado em usar a corrida como método de perda de peso, correr em velocidade e distância o ajudará em seus objetivos.

4. Prevenção de Lesões

Os corredores tendem a ser magros, mas não frágeis. Naturalmente, colocar pressão nos músculos, ossos e articulações pode ser doloroso e causar lesões.

No entanto, os exercícios, incluindo a corrida, visam aumentar a força e a resistência. Sim, você corre o risco de se machucar, mas, desde que corra com segurança, a dor que você sente é o corpo se tornando mais forte. No longo prazo, você terá menos probabilidade de se machucar porque passou todo esse tempo preparando-o.

No caso da corrida, você está principalmente construindo os músculos das pernas – quadríceps e isquiotibiais. Existem, é claro, exercícios suplementares para ajudar a fortalecer os músculos sensíveis do tornozelo e fortalecer a pele do calcanhar também.

Com a forma adequada de corrida, as articulações dos quadris, joelhos e pés estão sendo fortalecidas. Para corredores mais jovens, você está aumentando a massa óssea; em corredores mais velhos, você evita a perda dessa massa e diminui a probabilidade de osteoartrite .

5. Corrida pós-lesão

Com algumas lesões – costas, pernas, pés – às vezes, correr pode ajudar no processo de cicatrização. Claro, antes de calçar esses tênis de corrida , discuta primeiro a ideia com seu médico. Seu corpo precisa de um tempo de inatividade para se curar, é claro. No entanto, se o seu médico permitir, vá correr.

A corrida aumenta a circulação sanguínea nessas áreas, o que ajudará no processo de cicatrização. Você provavelmente ficará limitado a uma corrida leve, o que é bom. É um exercício de baixo impacto com baixo risco de lesão (ou, neste caso, nova lesão), mas ainda extenuante o suficiente para fazer o sangue bombear.

Quer aumentar sua performance e evitar lesões? O Hidraton da Bodyaction é o repositor perfeito para você se hidratar e repor eletrólitos durante uma corrida.

6. Benefícios mentais, psicológicos e sociais da corrida

Correr é um exercício que você pode começar em qualquer idade e continuar a fazer de alguma forma, desde que consiga colocar um pé na frente do outro.

Correr, ou pelo menos caminhar, foi sugerido para pessoas mais velhas não apenas pelos benefícios físicos e fisiológicos mencionados anteriormente, mas também pelos benefícios mentais, que discutiremos em detalhes em outro artigo.

Correr, junto com esportes como tênis, envolve você tanto cognitiva quanto fisicamente. Em pessoas mais velhas, pode ajudar a manter a mente afiada. Manter a velocidade e a forma adequadas e se preparar e se adaptar às mudanças no terreno requerem coordenação entre a mente e várias partes do corpo.

7. Os benefícios da corrida podem ser obtidos por pessoas de todas as idades.

Pessoas em qualquer faixa etária podem ser propensas à ansiedade e à depressão. Correr fornece uma maneira de tratá-lo.

Quando os músculos estão devidamente ativados, o cérebro libera substâncias químicas que nos fazem sentir bem, como a serotonina e as endorfinas, que aumentam o seu humor.

O foco de que você precisa para correr o distrairá de suas preocupações e o esforço físico permitirá que seu corpo se liberte da frustração reprimida.

8. Correr pode ser uma experiência social

Lembra daquele grupo de idosos correndo nos shoppings da Better Call Saul? Bem, isso é uma coisa real. Também existem grupos para jovens.

Algumas corridas exigem que você mantenha um “ritmo de conversação”, que é exatamente o que parece: você corre em um ritmo que permite que você tenha uma conversa normalmente sem falta de ar.

Alguns escolhem ligar para seus amigos ou familiares durante esse período, mas se você não tiver um canal social, poderá encontrar grupos para administrar em qualquer idade ou nível de experiência.

Lojas locais voltadas para a corrida, academias e estúdios de ioga costumam ter panfletos para pessoas que desejam formar grupos de corrida. Existem também aplicativos que você pode usar, que são essencialmente serviços de combinação para administrar grupos e administrar parceiros. Você faz um perfil detalhando sua personalidade, nível de condicionamento e objetivos de corrida, e procura outro com perfis semelhantes.

Alguns desses aplicativos funcionam também como os aplicativos de namoro, permitindo que você encontre alguém que tenha uma paixão semelhante por corrida, dando-lhe algo para falar imediatamente, compartilhar e trabalhar ideias de namoro.

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