Entenda como o exercício ajuda a retardar o envelhecimento5 min read
Reading Time: 4 minutesUmas das certezas que temos na vida é que vamos envelhecer, esse é um processo natural que traz consigo muitas transformações físicas e psicológicas, mais cabe a cada um de nós criamos condições favoráveis para que processo ocorra nas melhores condições possíveis.
O início desse processo depende muito de indivíduo á indivíduo, não seguindo assim uma ordem cronológica, uns envelhecem mais cedo do que outros, pois alguns fatores contribuem para isso como, por exemplo, influências sociais, ambientais e culturais. Uns dos mais importantes é as condições genéticas que podem ajudar na desaceleração do envelhecimento, outros aspectos relevantes é a qualidade de vida e exposição a riscos ao longo da vida.
A sociedade sempre se preocupa com formas e métodos de retarda o envelhecimento, atualmente há uma grande preocupação com a questão da capacidade que cada indivíduo irá ter ao logo dos anos, através de um envelhecimento saudável.
Todos nos passamos por modificações ao logo dos anos e consequentemente envelhecemos, mas uma ótima maneira de alcançar uma idade mais avança é se preservar cada dia mais ativo.
Estudiosos apontam que a expectativa de vida para os homens é em torno de 71 á 73 anos e para as mulheres essa probabilidade é um pouco maior que gira em torno de 78 á 79 anos.
Aqui vamos compreender como o exercício pode nos ajudar atrasar o desgaste físico por intermédios das diversas atividades que podemos fazer levando a ter mais benefícios do que só os que já conhecemos como o emagrecimento ou ganho de massa muscular.
Exercício para ajuda a retardar o envelhecimento:
- Exercícios resistidos; é um exercício que aumenta a força dos músculos. Benefícios: auxilia no aumento da força e na manutenção da massa muscular, e da densidade óssea. Exemplos: levantamento de pesos ou o uso de faixas elásticas.
- Exercícios aeróbios; são atividades que há o uso de oxigênio para gerar energia, são normalmente realizados por períodos longos. Benefícios: auxiliam na perda de gordura corporal, melhoram a capacidade cardiorrespiratória fortalecendo corações e pulmões. Pode ser feito com intensidade leve a moderada. Exemplos: corridas e pedaladas.
- Exercícios de alongamento; é composto de atividades voltadas para uma maior flexibilidade corporal e muscular. Benefícios: leva a um reforço da amplitude articular para uma melhor mobilidade, além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade. Exemplo: sentar-se no chão com as pernas estendidas e tentar encostar na ponta dos pés para alongar as costas e as pernas.
Quais os benefícios das atividades físicas para o envelhecimento?
Através de uma vida ativa, as pessoas conseguem manter uma ótima capacidade funcional, física e cognitiva levando assim a uma velhice com mais probabilidades de manter sua própria autonomia, independência e principalmente evitando uma série de doenças.
Os treinos físicos podem interferir positivamente na atividade neuronal, circulatória e cardiopulmonar, reduz o risco de osteoporose e fraturas. Além de todos os aspectos positivos para o nosso corpo já citados, as atividades físicas exercem um poder direto na nossa autoestima que também é um dos grandes aspectos que vai se perdendo com o passar dos anos, estar de bem com o seu corpo ajuda a levar uma vida mais agradável e saudável.
Quando devemos começar?
Em qualquer época da vida, principalmente já nas faixas mais avançadas, é possível começar novos hábitos incluindo as atividades físicas. Você pode começar com uma simples caminhada, corrida ou ir ao trabalho a pé, ou de bicicleta, já podem ser um enorme passo para garantir grandes ganhos futuros.
Dicas práticas para retardar o envelhecimento:
1. Alimentação saudável: Um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce é os radicais livres (São átomos ou moléculas altamente reativo, que contém um número impar de elétrons em sua última camada eletrônica) podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular, eles são os causadores de algumas doenças como por exemplo o Alzheimer. Os radicais livres também são responsáveis pelo aparecimento de linhas de expressão, manchas na pele e rugas.
Aí entra a importância de consumir alimentos com nutrientes com cargas positivas que neutralizam os danos no organismo. Listamos a seguir alguns alimentos que possuem substâncias antioxidantes, ricos em ácido fenólico, com betacaroteno, riscos em catequinas que é um fitonutriente da família dos polifenóis e alimentos risco em flavonoides:
- Frutas cítricas;
- Morango;
- Brócolis;
- Repolho;
- Berinjela;
- Uva;
- Tomate;
- Cenoura;
- Grãos integrais;
- Vegetais amarelos, alaranjados e verde-escuros.
Dentre outros alimentos ricos em Vitamina A e C, Licopeno, isoflavonas e outros nutrientes capazes de fornecer uma alimentação balanceada, além da ingestão de verduras, frutas e alimentos saudáveis se faz necessário beber pelo menos 2 litros de água por dia para que o metabolismo funcione de forma correta, possibilitando assim absorção dos nutrientes.
2. Exercícios físicos: Como já sabemos realizar atividade física faz muito bem para o nosso organismo de uma forma geral, sendo em qualquer faixa etária da vida, principalmente para a terceira idade. Tais atividades ajudam no retardamento do envelhecimento, é a partir dela que a ativa a circulação sanguínea, promovendo a flexibilidade, a agilidade mental e o tônus muscular.
3. Dormir bem: Os médicos normalmente recomendam que deve-se dormir de 7 a 8 horas por noite, dormir bem durante a noite possibilita que o nosso corpo consiga realizar o processo de equilíbrio hormonal, fundamental para um bom funcionamento do organismo, é justamente durante o sono que ocorre uma remoção de componentes tóxicos acumulados durante o dia.
Com a junção dessas dicas e uma boa série de exercícios seja ela qual for com a constância de bons hábitos alimentares, tudo isso nos traz a possibilidade de retardar a velhice, nos fornecendo uma aparência mais saudável e uma vida mais leve.
Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.