Musculação

Veja quais são as diferenças entre musculação feminina e masculina3 min read

jan 7, 2022 3 min

Veja quais são as diferenças entre musculação feminina e masculina3 min read

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Já se tornou rotina em academias homens e mulheres treinando musculação lado a lado, inclusive fazendo os mesmos exercícios, com a mesma intensidade. Isso é muito positivo, e os especialistas recomendam que não se classifique previamente um exercício como apenas para homens ou apenas para mulheres, biologicamente, ninguém está impedido de fazer nada.

Mas isso muda um pouco quando se leva em conta os resultados obtidos por cada gênero, e isso acontece por diferenças na fisiologia de cada um, isto é, no modo como cada corpo funciona.

Vamos ver como isso acontece? Então, continue lendo!

Fisiologia masculina

O homem tem vantagens biológicas em relação à mulher na questão de crescimento e manutenção dos músculos. Ele produz até dez vezes mais testosterona que ela, hormônio ligado exatamente ao aumento da massa magra.

Ao longo do treino, os níveis de testosterona aumentam e, assim, crescem também sua disposição física e agressividade, que o fazem persistir nos exercícios. Ele tem naturalmente mais força do que a mulher na parte superior do corpo, ou seja, braços, peito e costas.

Cabe lembrar que o corpo masculino evoluiu assim para que fosse mais ágil e rápido para buscar alimentos e disputá-los com outros homens.

Fisiologia feminina

O corpo da mulher evoluiu naturalmente para segurar uma criança durante nove meses e depois, pari-la. Isso explica sua grande produção de estrogênio, um hormônio que tem por função armazenar mais gordura, principalmente nos quadris, para servir como reserva de alimento ao bebê.

Em contrapartida, a sua produção de testosterona é muito baixa, e seus níveis não aumentam durante os exercícios, como acontece com os homens.

Como consequência, o ganho de massa muscular nelas é menor e mais demorado do que neles.

Ciclos menstruais

Outra questão incontornável em relação à musculação feminina é a oscilação hormonal que acontece por causa da menstruação. Portanto, é comum que as rotinas de treinos planejem os exercícios e suas intensidades, conforme o momento em que a mulher está do seu ciclo.

A sua disposição física, ou seja, a sua força e persistência nos exercícios aumentam logo que ela começa a menstruar, período lúteo, momento mais indicado para exercícios mais pesados e intensos.

No entanto, aproximadamente 13 dias antes da menstruação, período pré-menstrual ou folicular, acontece o contrário, sua disposição diminui, o que exige treinos mais leves.

Diferenças nos exercícios

É comum, nas academias, que os homens já sejam direcionados para a musculação dos braços, peito e costas, e as mulheres para exercitar as pernas e os glúteos, e esta divisão até nos parece natural e inquestionável, não é mesmo?

Acontece que ela não tem raiz biológica, ou seja, homens poderiam exercitar prioritariamente as pernas e glúteos e vice-versa, sem prejuízo para ninguém.

Esta divisão se baseia no gosto pessoal de cada um que, por sua vez, vem da raiz cultural, que dita que homens devem ser mais musculosos na sua parte superior, e mulheres na sua parte inferior.

Também entram aqui os objetivos e necessidades de cada um. Enquanto o foco dos homens costuma ser apenas aumentar os músculos, o das mulheres é muito mais variado:

• Emagrecer;

• Combater gorduras localizadas;

• Aumentar a resistência, mantendo a perda de peso;

• Melhorar a postura;

• Etc.

Lembrando que há as que começam a fazer musculação por recomendação médica.

Benefícios da musculação para homens e mulheres

Tanto homens como mulheres podem desfrutar das seguintes vantagens da musculação:

• Melhora da postura;

• Diminuição de condições, como estresse, depressão e insônia, por causa da liberação das endorfinas, beneficiando a saúde mental;

• Aumento da agilidade física;

• Sistema cardiorrespiratório mais eficiente.

E ambos também podem se beneficiar dos suplementos da Bodyaction durante a prática dos exercícios.

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