Alimentação Dieta Saúde e Bem Estar

Dicas de como controlar o desejo por doces4 min read

maio 9, 2022 3 min

Dicas de como controlar o desejo por doces4 min read

Reading Time: 3 minutes

Acabar com os desejos por doces e reduzir o açúcar adicionado é difícil – os alimentos doces nos tentam a cada passo e, para muitas pessoas, consumir esses alimentos é um hábito de longa data associado ao conforto ou celebração. Às vezes, o açúcar sussurra para você do corredor do supermercado; outras vezes grita com você do freezer. A boa notícia é que, com algumas estratégias inteligentes, você pode reduzir significativamente seus desejos por doces e recuperar sua saúde.

Por que desejamos açúcar?

O primeiro passo para recuperar seu poder sobre o açúcar é entender por que os desejos acontecem – e há vários fatores em jogo.

A suposição entre os cientistas parece ser que os sabores doces existem como uma maneira de identificar fontes de carboidratos digeríveis e, principalmente, energia baseada em glicose. Esse impulso evolucionário para nutrir seu corpo é forte e difícil de superar, então não se culpe se estiver lutando para reduzir a ingestão de açúcar – e saiba que eliminar completamente o açúcar de sua dieta não vale a pena.

Como os humanos gostam de doces, é difícil cortá-los completamente e isso às vezes pode levar a sentimentos de privação que às vezes podem levar uma pessoa a exagerar quando finalmente os come. Isto alimenta um ciclo de culpa e vergonha, então dê a si mesmo um pouco de graça durante esse processo.

4 dicas para controlar o desejo por doces

1- Preste atenção aos padrões

Se você perceber que um desejo de açúcar o atinge às 15h diariamente, é um bom sinal de que você deve adicionar um lanche cheio de proteínas neste momento para alimentar o dia. Isso não apenas fará você se sentir melhor instantaneamente, mas também o preparará para uma noite melhor com menos desejos na hora de dormir.

2- Equilibre suas refeições

Certifique-se de que cada refeição que você come (incluindo café da manhã e almoço) contém proteínas, vegetais ou outros carboidratos e gorduras saudáveis. Isso irá mantê-lo saciado por mais tempo e estabilizar o açúcar no sangue.

3- Seja aventureiro (a)

Explore receitas, coma novos vegetais e frutas que você nunca experimentou antes ou combine ingredientes diferentes para criar novos pratos. Ao mudar o que você está comendo no dia a dia, você pode encontrar um novo prato delicioso que o deixa animado para consumir.

4- Ouça seu corpo

O dicionário define um desejo como “um desejo ou anseio intenso, urgente ou anormal”. No entanto, só porque você está com desejo ou quer algo doce, não significa que você tenha que comer açúcar – ou até mesmo substituir o açúcar, como um pedaço de fruta – por impulso. Reserve um minuto para entender o que realmente está acontecendo em seu corpo. Você está com dor de cabeça? Você está estressado? Você sente fome física? Você está entediado? Você precisa de um impulso de energia? Ou você realmente quer um doce?

Como não desistir desta jornada?

Embora a maioria das pessoas apoie sua missão de ficar saudável, haverá algumas que tentarão atrapalhar seus esforços. Em um jantar de aniversário ou feriado, você pode notar sua mãe tentando convencê-lo a comer a sobremesa – ou seus amigos revirando os olhos porque você recusou um coquetel.

Embora você deva dizer a seus amigos, familiares, colegas de trabalho e outras pessoas importantes o que está tentando realizar, você precisa dar um passo extra e pedir ativamente seu incentivo e cooperação. Se eles ainda tentarem atraí-lo para comer alimentos açucarados, fique forte e saiba disso: não é sobre você.

Atenha-se ao plano, e eles provavelmente vão parar de tentar desviá-lo. Melhor ainda, sua conformidade pode inspirá-los a fazer algumas mudanças positivas. Seja inspiração!

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.