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Dextrose – O que é, quais os benefícios e contra indicações4 min read

jan 7, 2022 3 min

Dextrose – O que é, quais os benefícios e contra indicações4 min read

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O desempenho na hora de treinar é uma das principais preocupações de quem se exercita regularmente. Afinal, reduzir gordura e aumentar massa muscular é um objetivo comum. Para ter melhores resultados nesse sentido, é imprescindível o uso dos suplementos adequados. Uma excelente opção é a dextrose.

É bem capaz que na sua busca por suplementos você já tenha ouvido falar deste produto. Mas, com tantas opções similares, por que escolher a dextrose? Conheça mais sobre a dextrose e entenda como o uso dele pode impactar positivamente o seu desempenho nos treinos.

O que é dextrose?

A dextrose é uma substância fonte de glicose, classificada como um carboidrato simples. É um produto encontrado na natureza, extraída do amido de milho a partir de um processo de conversão enzimática.

Por ser um carboidrato simples e com moléculas pequenas, a dextrose tem elevado índice de absorção pelo organismo. Em outras palavras, ela começa a fazer efeito no corpo rapidamente após a ingestão, o que a torna bem eficiente se comparada com outros suplementos.

Como ele afeta seu corpo nos treinos?

Por ter rápida absorção, não é preciso usá-la muito antes de um treino para que ela tenha efeito. Após ingerir a dextrose, a glicose contida nela irá para o sangue e se transformará em insulina. Consequentemente, ela imediatamente fornecerá mais “combustível” para produzir energia. Por causa disso, é uma substância versátil e que impacta vários momentos do treino – incluindo o antes e o depois.

Dependendo do momento que escolher usá-la, a dextrose ganha finalidades diferentes. Ingeri-la antes de começar a se exercitar garante mais energia para começar a prática com todas as forças. Se for durante, poderá conseguir aquele estímulo extra para treinar por mais tempo, melhorando seu desempenho. Já no pós-treino, ela funciona para repor todo o gasto energético e diminuir a fadiga.

Quais os seus benefícios?

Embora a dextrose possa ser usada por vários tipos de esportistas, ela é mais vantajosa para quem busca ganho rápido de massa muscular. Isto acontece porque ela ajuda a atingir o pico de insulina, repondo o que foi gasto no treino e enviando mais proteínas para os músculos. Assim, ela reduz o desgaste muscular e ajuda no seu fortalecimento.

Esta elevada quantidade de energia instantânea também colabora para impulsionar os treinos. Afinal, ele diminui a fadiga e ainda permite manter exercícios de alta intensidade por mais tempo. Desta maneira, a dextrose é a aliada ideal de atletas de alta performance que têm determinação e só precisam de um empurrão extra para alcançar a forma física desejada.

Cuidados e contraindicações

Tipicamente a dextrose não tem efeitos colaterais e nem traz problemas para a saúde por ser uma substância natural. No entanto, é importante não exagerar, afinal ainda é um carboidrato rico em glicose.

Por esse motivo, a dextrose não é recomendada para quem quer emagrecer, já que ela serve para ganhar massa muscular. Ela também não é indicada para quem tem diabetes, uma vez que pode causar hiperglicemia nessas pessoas.

Quantidade ideal para consumo

A quantidade de dextrose varia conforme a necessidade e a rotina de cada pessoa. Mas, como padrão, a sugestão é uma dose de 30 a 40g do pó diluído em 250ml de líquido. Só é preciso tomá-lo em dias de treino, normalmente uma vez por dia ou conforme indicação do seu nutricionista.

Como consumir para obter os resultados desejados?

A dextrose deve ser consumida após o treino de musculação, pois dessa forma, haverá uma reposição da glicose do músculo e em seguida a entrada de proteínas.

Já para os praticantes de exercícios aeróbicos, o recomendado é consumir antes ou durante a atividade, visto que a pessoa terá ainda mais energia para realizá-la.

Nos dias de descanso, não se deve consumir o produto, pois pode aumentar o índice de gordura no organismo. Ele deve ser sempre aliado à prática de exercícios e consumo de proteína, pelo fato de potencializar a entrada dessa proteína no músculo e assim, recuperá-lo e aumenta-lo.

Assim como qualquer outro alimento, antes de adquirir a dextrose é importante escolher empresas conceituadas, a exemplo da Oxgon, maior fábrica de venda online de produtos indicados para praticantes de esportes e atividades físicas.

Diferença entre dextrose e maltodextrina

Muitos praticantes de atividades físicas confundem dextrose com maltodextrina, porém trata-se de substâncias diferentes. A maltodextrina é absorvida pelo organismo de maneira lenta, enquanto que com a dextrose essa absorção acontece de maneira rápida.

Ambas as substâncias podem ser utilizadas durante e no pós-treino, porém a dextrose é mais indicada por fornecer energia imediata.

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