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D-ribose – O que é, como usar, quais os benefícios e como tomar3 min read

jan 7, 2022 2 min

D-ribose – O que é, como usar, quais os benefícios e como tomar3 min read

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O que é a D-ribose?

A D-ribose, também conhecida como ribose, é um carboidrato que atua em diversas estruturas químicas do corpo, tais como: RNA (Ácido Ribonucleico), DNA (Ácido Desoxirribonucleico), FAD (Flavina Adenina Dinucleotídeo), NAD (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo), coenzima A, riboflavina (vitamina B2) e ATP (Trifosfato de Adenosina). Se você gosta de Whey Protein, Whey Concentrado e Whey Isolado, também vai adorar os benefícios da D-ribose.

Por que utilizar a D-ribose?

O ATP produz a energia no corpo. A coenzima A evita dores nos pés, assim como controla alterações circulatórias. A riboflavina controla o sangue no organismo. O RNA faz síntese de proteínas.

Portanto, para praticar uma atividade física de maneira saudável e atingir seus objetivos fitness, o cuidado em manter os níveis de ribose pelo suplemento contribui com as funções sadias do organismo.

Quem pode usar?

Além da alimentação saudável, acrescentar a ribose no cotidiano pode trazer melhorias tanto para o desempenho de um atleta de alta performance, quanto para o de um aspirante à atleta. Em ambos os casos, serão perceptíveis os resultados positivos.

Quais serão os benefícios?

• Aumento de energia no desempenho da atividade e recuperação mais rápida da fadiga muscular

A ribose favorece a produção de ATP, que é o elemento responsável pela produção de energia nas células durante o treino e posteriormente. Após a prática de exercícios, os níveis de ATP costumam ficar reduzidos.

Embora a ribose entre em ação e ajude o percentual de ATP a subir, existe uma lentidão nesse processo. Já com o auxílio do suplemento D-ribose, essa fase de recuperação se acelera, contribuindo assim, com a sensação de menos exaustão durante os treinos e menos cansaço no pós-treino.

• Prolongamento da resistência física

A ribose contribui na oxigenação celular e aceleração de produção de ATP. Dessa forma, o suplemento proporciona um gasto de ATP mais demorado, por isso, maior resistência ao realizar atividades que exijam gastos energéticos intensos, como triátlon e corrida.

• Eficácia na recuperação de músculos lesionados ou trabalhados frequentemente

Músculos lesionados ou usados constantemente demoram mais tempo para apresentarem o aumento nos seus níveis de ATP. Com esse suplemento alimentar, o ATP é produzido com mais rapidez e, em decorrência disso, a musculatura mais sensível estará mais protegida em menos tempo que o natural.

• Circulação sanguínea

O coração bombeia o sangue e oxigena os tecidos do corpo e parte dessa energia vem da ribose. Quando essa distribuição de sangue não está em perfeita condição, mais uma vez a atuação do suplemento pode contribuir também nesse ponto da saúde.

Qual dosagem tomar?

Depende. As gramas a serem ingeridas irão variar de acordo com o estado de saúde de cada pessoa. Se alguém está em estado saudável tomará uma dosagem diferente de quem apresenta um quadro de insuficiência cardíaca ou mesmo fibromialgia, por exemplo.

Portanto, uma orientação médica é recomendável para que a dosagem seja adequada ao seu estado de saúde e traga os benefícios esperados em cada caso.

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