Corrida Saúde e Bem Estar

Corrida – Conheça 7 benefícios para você começar a praticar hoje5 min read

jan 7, 2022 4 min

Corrida – Conheça 7 benefícios para você começar a praticar hoje5 min read

Reading Time: 4 minutes

A corrida é uma das atividades físicas mais democráticas e acessíveis. Além de proporcionar diversos benefícios para o corpo, ajuda a prevenir doenças do coração e diabetes tipo 2 e ainda reduz o estresse.

Mas os benefícios não param por aí. Você sabia que correr ao menos cinco vezes por semana por 30 minutos ajuda a prevenir o câncer?

É claro que toda atividade física deve ser feita com consciência e com o apoio de profissionais, principalmente na parte alimentar. Mas, pode ter certeza que boa parte das pessoas estão aptas a desfrutar do prazer da corrida.

Saiba mais a seguir sobre como a corrida ajuda na sua saúde física e mental.

Principais benefícios da corrida

Se ainda está em dúvida se deve começar a correr, veja a seguir alguns dos benefícios da corrida para a saúde física e mental:

1 – Ajuda a combater o sobrepeso

Qualquer atividade física com intensidade moderada ajuda a perder peso e evitar o acúmulo de gordura. No caso da corrida, o emagrecimento ocorre ainda mais rápido por conta da alta intensidade de alguns tipos de treino.

Estima-se que um treino de corrida de 30 minutos proporcione a perda de 150 a 300 calorias. É claro que o biotipo e intensidade do treino influenciam e cada um pode ter resultados diferentes. Mas já está comprovado que correr ajuda a evitar o sobrepeso.

2 – Fortalece a musculatura

A corrida também é ótima para fortalecer a musculatura corporal, principalmente das pernas e as articulações dos joelhos. Além disso, correr aumenta a massa óssea e fortalece as juntas.

3 – Melhora a circulação sanguínea

A corrida é uma das melhores atividades aeróbicas e, por conta disso, ajuda a promover a circulação do sangue. Ela oferece diversos benefícios para a saúde do coração, ajuda a reduzir a hipertenso, controla o nível de açúcar no sangue e o colesterol.

Pessoas que costumam manter um treino contínuo têm um coração mais saudáveis e evitam uma série de doenças.

4 – Alivia o estresse

Você se considera uma pessoa ansiosa? Pois saiba que a corrida pode ajudar a controlar os sintomas ocasionados pela ansiedade, além de reduzir o estresse.

O treino de corrida ajuda na produção de hormônios relacionados ao bem estar, como a serotonina, endorfina. São hormônios excelentes para prevenir pensamentos ansiosos.

Não é à toa que, conforme os corredores avançam nos treinos, muitos passam a falar que ficaram viciados na corrida e não medem esforços para treinar às 6 horas da manhã ou durante um dia de chuva.

5 – Melhora a capacidade de concentração e memória

Outro ponto positivo da corrida é atuar positivamente na saúde do cérebro de uma maneira em geral. Correr melhora a capacidade de concentração, o dia a dia fica mais organizado e focado, além de ser ótimo para fortalecer a memória.

6 – Aumenta a criatividade

Uma simples caminhada já contribui para limpar um pouco a mente e trazer novas ideias. Muitos filósofos e pensadores costumavam sair para caminhar para ter ideias e insights para um trabalho.

Com a corrida é a mesma coisa. Ela ajuda a nos tornarmos mais criativos e aumenta a nossa capacidade de encontrar resoluções para um problema.

7 – Aumenta a expectativa de vida

Um estudo realizado em Copenhague pelo cardiologista Peter Schnohr comprovou que a corrida diminui o risco de morte em 44%.

Fazer atividade física ajuda a aumentar a expectativa de vida, principalmente quando aliada a uma alimentação saudável e equilibrada. Portanto, se você quer viver mais comece já os seus treinos de corrida.

Como se preparar par começar a correr?

Ficou animado para começar a correr e melhorar a sua saúde mental e física? O primeiro passo é separar roupas leves e confortáveis, além de um tênis apropriado para este tipo de prática esportiva. Caso você já sofra de algum incômodo ou dores no joelho, é recomendável se consultar antes com um médico para que ele possa avaliar e autorizar a prática da corrida.

Em alguns casos, pode ser necessário fazer juntamente com a corrida um treino leve de musculação para fortalecimento dos joelhos.

Outro ponto fundamental para você começar a correr e receber todos os benefícios é se atentar à alimentação. Correr gasta bastante calorias e você vai precisar repor, porém, com os alimentos certos, ricos em proteínas, fibras e carboidratos complexos.

O uso do Whey Protein é perfeito para que você tenha a energia necessária, além de ajudar no fortalecimento muscular. Não esqueça de se hidratar ao longo do dia com pelo menos dois litros de água.

Caminhe e trote

Nada de correr em alta intensidade nessa primeira fase. O correto para quem é iniciante é começar devagar, alternando o trote com a caminhada. Aos poucos, vá estimulando o seu corpo aumentando o ritmo.

Dê ao corpo o tempo necessário para ele se recuperar. Durma todos os dias ao menos 8 horas e no início intercale um dia de corrida com outro de caminhada leve.

Busque grupos de corrida

Para que você se mantenha sempre motivado, vale a pena procurar em sua cidade por grupos de corrida. Além de fazer novas amizades, a atividade em grupo ajuda a manter a motivação e a buscar rotas diferentes, já que muitos grupos organizam treinos em lugares diferentes.

Aliás, sempre que for fazer um treino de corrida, é aconselhável levar algum suplemento de fibras e proteínas para oferecer ao corpo a energia necessária.

Gostou das nossas dicas e quer melhorar a sua saúde mental e física com a corrida? Então aproveite para compartilhar esse artigo com um amigo que também quer começar a correr!

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.