Corrida Saúde e Bem Estar

Correr ou Caminhar: Saiba qual é a melhor opção para você6 min read

jan 10, 2022 4 min

Correr ou Caminhar: Saiba qual é a melhor opção para você6 min read

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A dúvida entre correr ou caminhar é algo que sempre estará presente na hora de escolher a melhor atividade física para praticar.

Os exercícios físicos trazem muitos benefícios para a saúde, mas é preciso saber escolher a melhor opção para você. A corrida e a caminhada são ótimos exercícios e podem ser praticados até mesmo por quem não frequenta uma academia.

Por serem esportes que podem ser praticados na rua, parques e trilhas, a corrida e a caminhada ganham cada vez mais adeptos.

Benefícios da atividade física para a saúde

Praticar atividade física regularmente pode fazer com que o corpo funcione de forma mais ativa e melhora uma série de fatores muito importantes para o bem-estar e para a qualidade de vida.

Entre os principais benefícios estão a melhora da circulação sanguínea, redução da pressão arterial, melhor controle da glicemia e fortalecimento do sistema imunológico, além de ajudar na perda do excesso de peso.

Exercícios físicos são capazes de fortalecer músculos e articulações, são ótimos aliados no combate do estresse e auxilia na ansiedade e depressão pois aumentam a disposição e liberam endorfina no cérebro.

Correr ou Caminhar para emagrecer?

Cientistas já comprovaram que ambas as atividades são saudáveis e trazem enormes benefícios para quem as pratica.

Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Universidade da Califórnia, descobriu que ambas as atividades trazem benefícios, mas a corrida ajuda a perder peso mais rapidamente do que a caminhada.

Os pesquisadores apontam que o fator de importância é a quantidade de calorias queimadas em cada atividade e não a intensidade do exercício.

Se o objetivo final é a perda de peso, com a corrida é mais rápido atingir essa meta. Uma pessoa que pratica caminhada pode levar o dobro de tempo para ter o mesmo gasto energético de uma pessoa que pratica corrida.

Já para a manutenção da saúde, como redução do risco de pressão alta, diabetes e controle de peso, o resultado é praticamente igual para quem corre e para quem caminha.

Então é preciso primeiro estabelecer seus objetivos para depois escolher qual a melhor opção para você.

Vamos falar um pouco mais de cada uma das atividades citadas aqui, para mostrar seus benefícios e deixar um pouco mais fácil a sua escolha.

A caminhada

Essa é a opção ideal para quem nunca praticou atividade física e pretende começar de forma simples e saudável.

A caminhada é indicada para quem está se familiarizando com o esporte, é uma atividade democrática e como ser feita em praticamente qualquer lugar.

Caminhar ao ar livre, em parques e trilhas é ótimo para melhorar a qualidade de vida e aliviar o estresse. Além de poder ser feito em grupo, o que pode dar mais ânimo para todos os envolvidos.

Por ser um tipo de treino simples e não necessitar de uma academia para ser feito, a caminhada agrada os mais diversos públicos. Pode ser feita por praticamente todas as pessoas e é possível aumentar a sua intensidade com o passar do tempo.

Se você procura uma atividade física leve e que traga muitos benefícios para a sua saúde, a caminhada é a melhor opção para você.

O hábito da caminhada tem eficácia comprovada na prevenção de doenças cardíacas, osteoporose e diabetes, é também a aliada perfeita para auxiliar distúrbios emocionais.

A corrida

Um dos esportes mais escolhidos por quem pratica atividade física regularmente, a corrida costuma causar paixão até mesmo em quem nunca pensou em ser um atleta.

Correr libera endorfina, mais conhecida como hormônio da felicidade, trazendo alívio do estresse e melhor qualidade de vida. Ao que tudo indica, correr te deixa mais feliz.

Assim como na caminhada, a corrida ajuda a prevenir doenças cardíacas, auxilia o controle do colesterol, manutenção do peso e é aliada no controle da ansiedade e depressão.

O diferencial da corrida é que ela pode ser feita por simpatizantes do esporte como forma de lazer e também pode te fazer conseguir alcançar objetivos e trabalhar seus limites.

É o esporte perfeito para quem pretende correr uma maratona ou participar de alguma competição. A corrida prepara o corpo, trabalhando o condicionamento físico, te dando mais velocidade e força muscular.

Por ser uma atividade que causa impacto, é preciso estar atento aos limites do seu corpo. Correr tem impacto direto nas articulações, principalmente no quadril e joelhos, por isso é importante procurar um profissional qualificado em caso de dores ou desconforto.

Existe a melhor opção?

As duas opções trazem benefícios comprovados para a saúde, correr ou caminhar vai depender muito mais das suas preferências, objetivos e limitações, os resultados são excelentes em ambos os casos.

Um estudo divulgado pela BMJ, uma revista britânica de medicina esportiva, diz que a prática de exercícios físicos pode reduzir o risco de morte em cerca de 40%, ou até mesmo, aumentar a expectativa de vida em cinco anos.

O estudo não deixou claro qual o tipo de exercício foi analisado, nem sua frequência e intensidade, mas confirmou que a prática de atividades físicas traz benefícios comprovados para a saúde.

Portanto, se o seu objetivo é exercitar o corpo, sair do sedentarismo e fazer a manutenção da sua saúde, a caminhada pode ser a sua melhor opção por ser um exercício leve e fácil de praticar.

A caminhada é muito indicada para pessoas que estão iniciando a prática de atividades físicas e ainda estão se familiarizando com os efeitos do exercício no corpo.

Agora se o seu objetivo é participar de uma maratona, ter um melhor condicionamento físico ou perder peso de forma mais rápida, a corrida é a melhor opção nesse caso.

É importante lembrar que a corrida é um tipo de exercício mais intenso e de impacto, nesse caso o ideal é ter o acompanhamento de um profissional para avaliar a sua saúde e evitar lesões.

Entre outros objetivos da corrida, também está o desejo de se tornar um atleta. Para isso, é indicado a procura de um profissional para te guiar nesse caminho, só ele pode te auxiliar nos treinos, alimentação, suplementos e tudo mais que um atleta possa precisar.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

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