Ciclismo Corrida Saúde e Bem Estar

Conheça a importância de praticar esportes de rua6 min read

jan 7, 2022 4 min

Conheça a importância de praticar esportes de rua6 min read

Reading Time: 4 minutes

Praticar esportes na rua é uma atividade fundamental para o ser humano. Ela ajuda a atingir o peso adequado, fornece maior disposição e diminui o risco de determinadas doenças.

As pessoas que gostam de praticar esportes ao ar livre conseguem muito mais do que ter a sensação de vivenciar um momento agradável. Essa atividade estimula o organismo a liberar níveis mais altos de substâncias capazes de melhorar o humor.

O resultado é a sensação de tranquilidade proporcionada pela elevação do nível de oxigenação no cérebro.

Algumas pessoas optam por praticar esportes na rua porque não gostam de realizar exercícios em lugares fechados. Entretanto, é importante manter uma disciplina. As atividades devem ser regulares para que os benefícios proporcionados pela prática dos esportes possam ser devidamente alcançados.

Praticar esportes na rua proporciona muitos benefícios que apontam a necessidade da inclusão das atividades físicas nas rotinas do dia a dia. Conheça as suas vantagens:

Interação social

A possibilidade de interação social pode aumentar ao praticar esportes na rua. Muitos atletas estimulam outras pessoas a acompanhá-los em uma corrida ou na realização de atividades físicas em praças e parques.

Outros preferem juntar um grupo de amigos para praticar esportes ao ar livre, como futebol ou vôlei.

Os esportistas que residem em regiões litorâneas podem reunir um grupo para realizar uma caminhada na beira da praia ou praticar algum esporte na areia.

Os amantes de corridas devem ficar atentos às maratonas que acontecem em suas cidades ou proximidades.

Também existem atletas que se deslocam a grandes distâncias para competir alguns torneios de rua.

Melhora a disposição física

Praticar esportes na rua proporciona benefícios que vão além de conquistar o peso ideal. A atividade estimula o organismo a produzir hormônios que influenciam os órgãos de maneira positiva.

As pessoas que seguem uma rotina de exercícios físicos apresentam uma disposição mais elevada, pois alcançam maior aptidão muscular e cardiorrespiratória.

Uma caminhada diária de 30 minutos ao ar livre já ajuda a estimular o organismo, além de melhorar a condição física do praticante.

Melhora da disposição emocional

Praticar esportes na rua age positivamente nas questões emocionais, pois ajuda a combater doenças como depressão, ansiedade e estresse.

O praticante eleva a autoestima e a confiança, pois o ganho de força e resistência melhora a disposição emocional. Dessa forma, a pessoa passa a se sentir mais disposta para realizar as tarefas diárias, recebendo influência positiva na vida profissional e pessoal.

Proximidade com a natureza

O contato com a natureza fornece um bem estar mais elevado durante a prática dos esportes.

O cérebro é estimulado a pratica de um relaxamento mais intenso quando entra em contato com o verde da natureza e o canto dos pássaros.

Esses fatores induzem as atividades a serem mais prazerosas, proporcionando maior benefício para aqueles que gostam de praticar esportes na rua.

Segundo algumas pesquisas científicas, o som da natureza auxilia no combate ao estresse, além de possuir um efeito anti-inflamatório.

Os benefícios indicam as vantagens de praticar atividades físicas no contato com a natureza.

Praticar esportes na rua também estimula o processo de renovação da energia mental, fornecendo maior disposição para a realização das tarefas diárias.

Manutenção da vitamina D

A vitamina D exerce uma função muito importante no organismo. Sua carência pode acarretar no desenvolvimento de doenças como câncer e baixa imunidade.

A ausência da vitamina D também pode provocar doenças neurológicas e psicológicas.

A boa notícia é que o sol é a principal fonte desta vitamina. Por isso, praticar esportes na rua é uma ótima maneira de manter o estoque de vitamina D no organismo.

Aliás, essa é uma grande vantagem das pessoas que gostam de praticar exercícios ao ar livre, pois em lugares fechados é praticamente impossível nutrir o organismo com essa vitamina tão importante.

Para que a absorção da vitamina D aconteça de forma saudável, é importante utilizar o filtro solar e não se expor em horários muito quentes. O intuito é evitar o surgimento de doenças como câncer de pele e insolação.

Maior liberdade

Muitas pessoas que trocam os espaços internos pelas ruas na hora de praticar esportes alegam obter maior motivação para a realização das atividades. Além do contato com a natureza, praticar esportes na rua proporciona maior sensação de liberdade.

O praticante consegue alcançar grandes desempenhos resultantes da prática da atividade física e da melhor possibilidade de movimentação.

Mais foco nas atividades

A prática de esportes ao ar livre ajuda a melhorar o foco na atividade. O fato aumenta os benefícios do exercício.

Alguns dados indicam que permanecer pelo menos 20 minutos em lugares abertos ajuda os seres humanos a aumentarem o foco nas atividades.

É acessível

Praticar esportes na rua é uma atividade acessível em termos financeiros. Não é necessário pagar uma mensalidade ou alugar determinados espaços.

Para que o resultado seja mais favorável, o praticante deverá escolher o local que melhor se adapte ao tipo de esporte que será praticado.

A prática de esporte na rua é de graça e fornece vários benefícios para a saúde física e mental dos praticantes.

Previne doenças

Assim como nos ambientes fechados, praticar esportes na rua previne o risco de várias doenças.

Seus efeitos ajudam a reduzir a pressão arterial e melhoram a coagulação sanguínea, além de elevarem a capacidade cardiorrespiratória. Esses benefícios podem reduzir as chances de acidente vascular cerebral (AVC).

É importante manter uma disciplina na prática dos esportes. Eles devem acontecer de maneira frequente no intuito de reduzir os fatores de risco que desencadeiam doenças como hipertensão, colesterol elevado e diabetes.

O combate da obesidade e do sedentarismo é outra vantagem proporcionada pela realização de atividades físicas.

Praticar esportes na rua é fundamental. A atividade permite quebrar a rotina, pois pode ser realizada em diferentes cenários. Além disso, ajuda os praticantes a atingirem um bom condicionamento físico, motivados por um constante movimento.

A prática do esporte ao ar livre induz o organismo a se adaptar melhor a diferentes lugares e temperaturas.

A atividade aumenta a resistência física e estimula a produção uma resposta orgânica positiva a diversas situações.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.