Saúde e Bem Estar

5 dicas de como acabar de vez com a retenção de líquido3 min read

fev 8, 2022 3 min

5 dicas de como acabar de vez com a retenção de líquido3 min read

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Se você notar que partes do seu corpo, como mãos, pernas ou pés, estão parecendo um pouco inchadas, pode ser uma pequena coisa chamada retenção de água.

Também conhecido como edema, é quando o corpo tem uma quantidade excessiva de líquido que armazena no sistema circulatório e nos tecidos celulares. O corpo humano médio é composto por cerca de 60% de água, mas às vezes é possível que ele retenha mais e comece a ficar inchado em algumas áreas.

Felizmente, a retenção de água geralmente não é algo para se preocupar e pode ser fácil de se livrar se você tiver o conhecimento certo.

Em primeiro lugar, o que causa a retenção de água?

A retenção de água pode ser devido a uma série de coisas diferentes, a maioria das quais não é nada para se preocupar e fácil de identificar. As causas mais prováveis ​​são normalmente:

A falta de certos minerais devido a uma dieta pobre;

Excesso de sal em sua dieta;

Longos períodos de inatividade;

Alterações hormonais devido a coisas como gravidez ou menstruação.

Também é possível que o edema seja um sintoma de um problema de saúde subjacente relacionado aos rins ou ao coração. Se você tiver retenção repentina de água e também tiver outros sintomas que não são normais para você, consulte um médico imediatamente.

Como posso me livrar da retenção de água?

Sentir-se frequentemente inchado pode não apenas ser desconfortável fisicamente, mas também começar a afetar sua saúde mental. Se você está interessado em saber como se livrar da retenção de água, considere as seguintes dicas:

1- Mude sua dieta

Uma dieta pobre que carece de certas vitaminas e minerais pode estar contribuindo para a retenção de água. Além disso, alimentos salgados e doces podem ter um grande efeito na capacidade do seu corpo de absorver e liberar água de suas células. Certifique-se de ter uma dieta saudável e equilibrada e evitar os chamados junk foods, que são ricos em sódio.

2- Exercite-se mais

Além de ser uma solução de curto prazo para se livrar do excesso de líquido em seu corpo através do suor, o exercício regular também pode ajudar a manter os níveis de água do seu corpo equilibrados. No entanto, é importante que você também reabasteça seus estoques de água enquanto se exercita para evitar a desidratação.

3- Desenvolva bons hábitos de sono

A falta de sono pode estar afetando a capacidade do seu corpo de controlar seus níveis de água e absorver sódio. Enquanto dormimos, muitas funções corporais cruciais, como regeneração e reparo celular, podem acontecer.

4- Considere tomar um suplemento mineral

Além de complementar uma dieta saudável, certos minerais também podem ajudar a diminuir o risco de retenção de água. O magnésio e a vitamina B6, em particular, demonstraram em alguns estudos que facilitam a retenção de água em mulheres pré-menstruais.

5- Não pare de beber água

Se você sofre de retenção de líquido, é importante que você continue bebendo água para se manter hidratado e apoiar seus rins e fígado.

Isso é especialmente importante se você estiver se exercitando ou viver em um clima quente.

Curiosamente, acredita-se que a desidratação também tenha uma ligação direta com a retenção de água. Isso porque quando nossos corpos não recebem fluido suficiente, eles começam a armazená-lo em vez de usá-lo para manter nossos níveis de água o mais alto possível.

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