Energia e Resistência Pré-Treino Saúde e Bem Estar

Coenzima Q10 – O que é e para que serve3 min read

abr 8, 2022 2 min

Coenzima Q10 – O que é e para que serve3 min read

Reading Time: 2 minutes

O que é Coenzima Q10?

A coenzima Q10 é uma substância semelhante a uma vitamina que é produzida naturalmente no corpo. Este medicamento também é conhecido como Coenzima, Ubidecarenona, Ubidecarenone e Ubiquinol.

A coenzima Q10 também é possivelmente eficaz na prevenção de enxaquecas, redução da pressão arterial, prevenção de um segundo ataque cardíaco ou retardamento da progressão da doença de Parkinson precoce.

Este suplemento também é possivelmente eficaz na melhora dos sintomas em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, problemas nervosos causados ​​por diabetes, doença de Huntington, distrofia muscular ou degeneração macular (perda de visão relacionada à idade).

Também tem sido usada para tratar a doença de Alzheimer, colesterol alto ou esclerose lateral amiotrófica (doença de Lou Gehrig). No entanto, a pesquisa mostrou que este medicamento pode não ser tão eficaz no tratamento dessas condições.

Para que serve?

Uma de suas principais funções é ajudar a gerar energia em suas células. Está envolvida na produção de trifosfato de adenosina (ATP), que está envolvido na transferência de energia dentro das células.

Seu outro papel crucial é servir como antioxidante e proteger as células do dano oxidativo.

Quantidades excessivas de radicais livres levam a danos oxidativos, que podem interferir no funcionamento normal das células. Isso é conhecido por causar muitas condições de saúde.

Dado que o ATP é usado para realizar todas as funções do corpo e o dano oxidativo é destrutivo para as células, não é surpreendente que algumas doenças crônicas tenham sido associadas a baixos níveis de CoQ10.

CoQ10 está presente em todas as células do seu corpo. No entanto, as maiores concentrações são encontradas em órgãos com maior demanda energética, como coração, rins, pulmões e fígado.

Interações

CoQ10 pode interagir com alguns medicamentos. Estes incluem medicamentos para afinar o sangue, como Coumadin (varfarina) e medicamentos para pressão arterial. Também pode não ser compatível com certos medicamentos contra o câncer.

Pergunte ao seu médico antes de tomar CoQ10. Certifique-se de informá-los sobre todos os outros medicamentos e suplementos que você toma.

Como tomar coenzima Q10?

Os suplementos de CoQ10 são vendidos em várias formas. Eles incluem:

  • Cápsula;
  • Gel;
  • Forma líquida;
  • Gomas.

Não há dose padrão recomendada para CoQ10. A dose típica varia entre 30 mg e 100 mg por dia em adultos saudáveis. A dosagem depende do que você está usando e do tratamento prescrito pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Nenhum efeito colateral grave da CoQ10 foi relatado. Efeitos colaterais leves podem incluir:

  • Insônia;
  • Dor de estômago;
  • Tontura;
  • Azia;
  • Dor abdominal.

Você sabia que a CoQ10 pode ajudar a diminuir os efeitos colaterais da estatina?

As estatinas são medicamentos que ajudam a diminuir o colesterol. Eles podem causar dor muscular e fraqueza como efeito colateral. Algumas pesquisas sugerem que a CoQ10 pode reduzir esses efeitos colaterais.

Em um pequeno estudo, três quartos das pessoas que tomaram CoQ10 relataram menos dores musculares relacionadas às estatinas. Por esse motivo, caso você tenha algum colateral indesejado do uso de estatinas, é interessante procurar seu médico para saber se o consumo de coenzima Q10 pode te ajudar.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.