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Castanhas, nozes, amêndoas e avelãs – Quais são os benefícios desses super alimentos4 min read

jan 11, 2022 3 min

Castanhas, nozes, amêndoas e avelãs – Quais são os benefícios desses super alimentos4 min read

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Muitas pessoas acabam não consumindo por acharem que elas são muito calóricas, mas na verdade as castanhas, nozes, amêndoas e as avelãs são fontes de gorduras boas, fibras e antioxidantes que ajudam no funcionamento do nosso organismo, prevenindo o diabetes, ajudando na regulação do colesterol e melhorando o humor. Além disso, as sementes ajudam muito na ansiedade.

Apesar das sementes terem propriedades nutricionais semelhantes, cada uma tem suas peculiaridades, por isso é bom variar o consumo. Linhaça e nozes são anti-inflamatório e auxiliam na regulação do sono. A castanha do Pará ajuda no funcionamento da tireoide.

Conheça um pouco mais sobre os benefícios dessas sementes ricas em proteínas e que farão toda diferença em sua dieta.

Castanhas

Rica fonte de polifenóis e carotenoides – duas classes de antioxidantes também são encontradas em outras oleaginosas. Dietas ricas em castanhas, têm sido consistentemente ligadas a um menor risco de doenças, como derrame e doenças cardíacas. Substituir alimentos mais ricos em carboidratos e açúcar por exemplo Castanha-de-Caju provavelmente ajudará a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Antioxidantes são compostos vegetais benéficos, que mantêm seu corpo saudável, neutralizando moléculas causadoras de danos, conhecidas como radicais livres. Por sua vez, isso ajuda a reduzir a inflamação e aumenta a capacidade do seu corpo de permanecer saudável e livre de doenças. Com seu conteúdo de fibras e proteínas promovem uma sensação de saciedade, as próprias gorduras insaturadas da semente também proporcionam este efeito, o que fará você consumir uma menor quantidade de alimentos. Em uma única unidade estão presentes 27 calorias, por isso, a recomendação dos médicos e nutricionistas é que uma pessoa consuma até 2 unidades por dia para garantir os benefícios da semente sem ter problemas de aumento de peso.

Nozes

Está intimamente associada ao processo (saudável) de emagrecimento. Assim, recomenda-se que ela seja adicionada na dieta, não apenas com o fim de perder peso, mas por conter tantas propriedades excelentes para a saúde. Além disso, promove a sensação de saciedade. Seu consumo está ligado à diminuição dos níveis de colesterol (LDL) no organismo, ou seja, ajuda a aumentar o nível de colesterol bom. Por isso, as oleaginosas são conhecidas por “proteger o coração”. Ricas em ômega-3, ajudam a combater o estresse, a ansiedade e sintomas da depressão. Além disso, alivia a fadiga (cansaço) e rende bastante energia. Entre tantos benefícios, mais alguns merecem destaque: melhora das funções cognitivas, melhora da circulação sanguínea, fortalecimento da imunidade, ação digestiva. As vitaminas e antioxidantes das nozes ajudam a melhorar o humor de quem as consome. A presença de melatonina e a sua composição nutricional tão nutritiva, faz com que as nozes contribuam para o controle do stress. Seu elevado teor energético faz com que se sinta menos cansado.

Amêndoas

Passar o óleo sobre a pele ou como comer amêndoa laminada, por exemplo, são ações que você pode adotar para ficar com uma aparência mais bonita por mais tempo, pois elas previnem o envelhecimento precoce da pele. Nosso corpo precisa de algumas gorduras para funcionar corretamente, como é o caso dos ácidos graxos, tipo o ômega 3 ou 6. As amêndoas são ricas nesses ácidos graxos, que ajudam a limpar o sangue, diminuindo o HDL. Diversas pesquisas mostram ainda que consumir apenas 42 gramas de amêndoas por dia pode baixar o seu LDL em 5,3 mg/dl. O consumo deve ficar entre cinco e dez, dependendo do tamanho e da variedade. A mudança em sua saúde pode ser muito significativa quando ela passar a fazer parte da sua rotina. Nos diabéticos, as amêndoas ajudam também a reduzir os níveis de glicose e insulina no sangue. O alimento combate aqueles picos de glicemia, quando a concentração de açúcar é elevada demais para o organismo processar. O magnésio também é importante, já que boa parte dos diabéticos tende a ter deficiência do mineral.

Já pensou em incluir essas sementes em sua dieta? Opções não faltam, além dos benefícios que são inumeráveis. Experimente as variedades que cada uma oferece e inclua na sua alimentação diária.

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