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Caseína – O que é, para que serve e como tomar3 min read

abr 14, 2022 2 min

Caseína – O que é, para que serve e como tomar3 min read

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A caseína é a principal proteína encontrada em produtos lácteos. Embora você possa reconhecer a caseína por conta de sua comercialização em lojas de suplementos, ela também é usada em queijos e fórmulas infantis.

Aqui está uma visão geral da caseína, incluindo os benefícios potenciais de adicioná-la ao seu plano alimentar.

O que é caseína?

A caseína é uma proteína completa que contém todos os aminoácidos essenciais exigidos pelo nosso corpo para funcionar. Na sua forma mais pura, a caseína é um sólido de cor branca sem sabor. Todos os mamíferos produzem caseína como componente do leite para seus descendentes.

Você sabia que o leite materno humano consiste em 40% de caseína e 60% de soro de leite, enquanto a proteína do leite de vaca é de 80% de caseína e 20% de soro de leite? Sim, é exatamente isso que você leu.

Como a caseína se liga ao cálcio e ao fósforo, o leite é uma boa fonte desses minerais vitais.

Para que serve?

Como suplemento de proteína, a caseína fornece aos nossos músculos toda a gama de aminoácidos necessários para a recuperação do exercício e aumento da força. Após um treino desafiador, nossos corpos reparam as pequenas lesões criadas em nossas fibras musculares para construí-las de volta para se tornarem maiores e mais fortes.

Mas não é só isso: o sono adequado e a ingestão adequada de proteínas são fundamentais para a recuperação muscular. Os produtos de caseína funcionam fornecendo um impulso extra de proteína para apoiar o tecido muscular.

Como tomar caseína?

A maioria das pessoas que suplementam com caseína tomam antes de dormir. Por exemplo, você pode ingerir 1-2 colheres (25-50 gramas) de pó de proteína de caseína misturado com suco, ou você pode simplesmente colocar caseína e água em uma coqueteleira e misturar dessa forma, ou no liquidificador com um pouco de gelo.

Quais são os principais benefícios deste suplemento?

Para adultos, um shake de proteína à base de caseína combinado com treinamento de resistência regular pode contribuir para a saúde óssea e a construção muscular. Uma xícara de leite tem cerca de 300 miligramas (mg) de cálcio, muito do qual é encontrado nas micelas de caseína.

A maioria dos adultos requer entre 1.000 mg a 1.200 mg de cálcio por dia. Dada a dupla importância da ingestão adequada de cálcio e proteína para a saúde óssea, os alimentos ricos em caseína podem ajudar na prevenção da osteoporose.

Além de servir como uma proteína completa, a caseína é usada por atletas por causa de sua lenta digestibilidade. A proteína de soja e a proteína de soro de leite são liberadas na corrente sanguínea rapidamente, enquanto a caseína leva cerca de seis a sete horas para ser totalmente digerida.

A taxa reduzida de digestão da caseína fornece aminoácidos ao tecido muscular danificado por um longo tempo após um treino, promovendo uma melhor recuperação. A digestão lenta também contribui para a saciedade, ajudando você a se sentir satisfeito por mais tempo e a reduzir os desejos de alimentos não saudáveis.

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