Alimentação Saúde e Bem Estar Vitaminas

Cártamo – O que é, para que serve e como tomar3 min read

abr 26, 2022 3 min

Cártamo – O que é, para que serve e como tomar3 min read

Reading Time: 3 minutes

O que é óleo de cártamo?

O óleo de cártamo é popular para cozinhar e fritar devido ao seu alto ponto de fumaça. É um óleo claro com sabor neutro que o torna uma adição comum a saladas. Nutricionalmente, o óleo de cártamo é semelhante ao óleo de girassol. No entanto, contém alguns compostos bioativos únicos que o óleo de girassol não possui.

Para que serve?

O óleo de semente de cártamo é usado para prevenir doenças cardíacas, incluindo “endurecimento das artérias” (aterosclerose) e derrame. Também é usado para tratar febre, tremores, tosse, problemas respiratórios, condições de coagulação, dor, doenças cardíacas, dor no peito e lesões traumáticas.

As mulheres às vezes usam óleo de cártamo para períodos menstruais ausentes ou dolorosos.

Benefícios do óleo de cártamo

1- Saúde do coração

O óleo de cártamo reduziu os triglicerídeos, LDL e colesterol total em uma grande meta-análise de testes em humanos. Quando se trata da repartição de seus efeitos em comparação com outros óleos e gorduras, o óleo de cártamo foi:

  • Melhor na redução do LDL do que gorduras saturadas como manteiga ou banha (uma mistura de gorduras saturadas e insaturadas);
  • Melhor na redução de triglicerídeos do que manteiga ou gordura bovina;
  • Melhor na redução do colesterol total do que azeite ou óleo de coco.

2- Controle de peso

Em um ensaio clínico, a suplementação de óleo de cártamo por 8 semanas reduziu o índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura e a gordura corporal, enquanto aumentou a massa muscular em 75 mulheres.

Além disso, o óleo de cártamo (8g/dia) diminuiu a gordura da cintura e aumentou a massa muscular em 35 mulheres obesas na pós-menopausa com diabetes tipo 2 durante 16 semanas. No entanto, não reduziu sua gordura total ou índice de massa corporal (IMC).

3- Inflamação

O óleo de cártamo (8g/dia) diminuiu o marcador inflamatório proteína C-reativa em 18% em 35 mulheres obesas na pós-menopausa com diabetes tipo 2 ao longo de 16 semanas.

Em vários estudos, o óleo de cártamo reduziu os danos causados ​​​​por diabetes e inflamação nos embriões em ratas grávidas.

Mas não é só isso: o óleo de cártamo diminui a inflamação cerebral auto imune em ratos, enquanto os polifenóis da serotonina das sementes de cártamo reduziram a inflamação nos glóbulos brancos humanos.

4- Aprimoramento cognitivo

Uma única dose de óleo de cártamo aumentou a memória em 22 idosos saudáveis. Melhorou a memória de longo prazo e imediata, velocidade e atenção.

5- Diabetes

O óleo de cártamo (8 g/dia) por 16 semanas diminuiu a glicemia de jejum em 35 obesos, pós-menopáusicos com diabetes tipo 2.

Em tubos de ensaio, as serotoninas do óleo de cártamo bloquearam a atividade de uma enzima (alfa-glicosidase) que decompõe os amidos em açúcares simples. Graças a esse mecanismo, o óleo de cártamo pode ser usado como alimento funcional para diabéticos. Pode reduzir a quantidade de açúcares que o intestino absorve dos amidos nos alimentos, levando a menos picos de açúcar no sangue após as refeições.

Como tomar óleo de cártamo?

Você pode tomá-lo em cápsulas ou na forma líquida. Lembre-se: você só precisa tomar óleo de cártamo uma vez por dia. Para saber a quantidade de cápsulas que você deve consumir, basta ler o rótulo do óleo de cártamo que você comprou.

Além disso, vale a pena ter uma dieta saudável e fazer exercícios regulares.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.