Alimentação Saúde e Bem Estar

Carqueja – para que serve, 7 benefícios e como fazer3 min read

mar 18, 2022 2 min

Carqueja – para que serve, 7 benefícios e como fazer3 min read

Reading Time: 2 minutes

A carqueja é uma planta medicinal da espécie Baccharis trimera, muito utilizada como remédio caseiro para regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Por sua ação anti-inflamatória e diurética, a carqueja também pode ser usada para melhorar a digestão, combater gases e ajudar a emagrecer, por exemplo.

Abaixo, confira os principais benefícios da Carqueja para a saúde!

Principais benefícios da Carqueja para a saúde

1- Ajuda a controlar a glicemia

Alguns estudos mostram que a carqueja pode ser uma importante aliada no tratamento do diabetes devido aos flavonóides em sua composição, como apigenina, luteolina e quercetina, que atuam regulando o metabolismo da glicose e reduzindo a resistência à insulina, o que facilita o controle dos níveis de açúcar no sangue.

2- Pressão arterial mais baixa

A carqueja ajuda a baixar a pressão arterial devido à sua ação diurética, que aumenta a eliminação de líquidos do organismo.

Isso faz com que o volume de líquidos nos vasos sanguíneos diminua, reduzindo também o esforço que o coração exige para bombear o sangue e, consequentemente, diminuindo a pressão arterial.

3- Combate a retenção de líquidos

Por ter efeito diurético, devido à grande quantidade de flavonóides, como quercetina e apigenina, e compostos fenólicos, como os ácidos cafeico e clorogênico, a carqueja estimula a eliminação de líquidos pela urina, combatendo inflamações e retenção de líquidos.

4- Fortalecer o sistema imunológico

A carqueja é rica em antioxidantes, como a quercetina e a rutina, que estimulam a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções.

Por esse motivo, a carqueja pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, sendo útil para ajudar no tratamento de gripes e resfriados, por exemplo.

5- Melhora a função hepática

Os flavonóides presentes na carqueja têm uma forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo os danos às células hepáticas, além de estimular a produção de células hepáticas saudáveis.

Além disso, devido às suas propriedades antioxidantes, a carqueja tem um efeito protetor no fígado, reduzindo o acúmulo de gordura que pode causar fígado gorduroso, por exemplo.

6- Reduz o colesterol ruim

As saponinas presentes na carqueja ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, pois reduzem a absorção do colesterol no intestino.

Além disso, as saponinas da carqueja também aumentam a eliminação do colesterol nas fezes.

7- Ajuda no tratamento da inflamação

A carqueja é rica em flavonóides como luteolina e apigenina, que funcionam como poderosos anti-inflamatórios.

Assim, o uso desta planta pode ser útil no tratamento de processos inflamatórios como na garganta, no caso de amigdalite; no estômago, no caso de gastrite ou úlcera; e no intestino em caso de gastroenterite, por exemplo.

Como tomar Carqueja?

O chá de carqueja, preparado com varetas, é a forma mais utilizada desta planta, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e algumas drogarias. Outra forma de consumir a carqueja é em cápsulas.

Portanto, o uso da carqueja deve ser sempre orientado por um médico ou outro profissional de saúde com experiência no uso de plantas medicinais.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.