Ciclismo Corrida Suplementos

Carboidrato em gel – Para que serve, quais os benefícios, cuidados e quando usar6 min read

jan 7, 2022 4 min

Carboidrato em gel – Para que serve, quais os benefícios, cuidados e quando usar6 min read

Reading Time: 4 minutes

Praticar corrida ou ciclismo exige um grande esforço físico de atletas e esportistas. O gasto calórico nessas atividades é bastante alto. Com isso, a ingestão do gel energético de carboidrato pode ser um grande aliado nos seus treinos e competições. Ele ajuda no bom desempenho e melhora sua eficiência na prática esportiva.

Para que serve o carboidrato em gel?

Geralmente disponíveis em forma de sachê e sem a necessidade de ser diluído em água, o gel energético é um suplemento utilizado para repor de maneira mais rápida as calorias e os depósitos de carboidratos do corpo durante a prática de exercícios físicos de alta intensidade, como a corridas de longa duração ou partidas de tênis, por exemplo.

Do que não feitos os gels de carboidrato?

Podendo ser encontrado em diferentes formulações, hoje existem diversas marcas de géis energéticos no mercado que, em geral, têm na sua composição a utilização de maltodextrina, dextrose, ribos, waxymaise e frutose. Além disso, algumas marcas também podem trazer na sua receita aminoácidos como o BCAA, proteínas do leite como whey protein e também cafeína.

O gel de carboidrato substitui os alimentos?

Por fatores que vão desde a perda do rendimento final do atleta, até desconfortos e problemas gástricos que podem ser causados pelo consumo de alimentos sólidos durante as provas, sempre que a prática esportiva não apresentar a possibilidade de pausas como no triatlo e na maratona, por exemplo, a ingestão de calorias e macronutrientes durante as provas fica comprometida e foi justamente para resolver esse problema que o gel energético de carboidrato foi desenvolvido.

Benefícios dos Gels de Carboidratos

Neste post, vamos 5 Benefícios que a ingestão do gel energético de carboidrato traz para ciclistas e corredores.

Repõe o gasto de energia

Quando consumimos carboidrato, nosso organismo converte essa ingestão em fonte de energia que chamamos de glicogênio. Desse modo, quando praticamos atividades físicas, nosso estoque de energia (glicogênio) vai diminuindo.

Em atividades físicas com mais de uma hora de duração, por exemplo, somente a hidratação com água não é suficiente para repor energia. Dessa forma, a ingestão do gel energético de carboidrato pode ser a solução para repor o gasto de energia durante provas e treinos.

Assim, o gel energético de carboidrato atua na reposição dessa energia, para que seu corpo mantenha a consistência e a performance. Por isso, o suplemento é bastante benéfico para ciclistas e corredores que precisam enfrentar provas desgastantes e com longo tempo de duração.

Mantém a quantidade de carboidrato no corpo

A principal função do gel energético é fornecer mais energia com a ingestão de carboidrato em nosso organismo. O carboidrato presente nesse suplemento será transformado pelo nosso corpo em energia novamente.

Assim, fazer uso do gel energético de carboidrato minimiza a perda de glicogênio (energia) e faz com que nosso corpo aguente a atividade de correr ou pedalar por mais tempo.

Evita queima de gordura

Quando nosso organismo esgota a energia (glicogênio), a tendência é que ele busque outra fonte de energia. Nesse caso, os músculos começam a queimar gordura para gerar energia.

No entanto, ciclistas e corredores costumam ter pouquíssimos níveis de gordura no organismo. Assim, a tendência é que o corpo esgote todos os recursos energéticos e, possivelmente, impossibilite a continuidade da atividade física, devido ao cansaço e fadiga.

Evita o Bonking

A expressão Bonking é bastante conhecida no meio esportivo e significa que um corredor ou ciclista perdeu completamente sua energia durante o treino ou competição.

Dessa forma, o gel energético de carboidrato atua evitando esse desgaste completo. Mesmo que você não seja um atleta profissional, existe aquele grande o desejo de completar a prova, superar os desafios, conseguir novas marcas etc.

Assim, o gel energético de carboidrato ajuda a manter uma boa performance e evita que seu corpo se desgaste por completo em provas e treinos.

Ajuda no desempenho e na performance

Atletas e esportistas sempre querem melhorar seu desempenho e performance. Porém, quando praticamos atividades físicas, nosso corpo tende a perder também outras substâncias que podem afetar o nosso desempenho.

Assim, além de repor o carboidrato, alguns géis energéticos de carboidrato possuem componentes como:

  • Cafeína: Tem efeito estimulante;
  • BCAA: Retarda fadiga e ajuda na recuperação pós-treino;
  • Eletrólitos: Repõe a perda dessas substâncias que são eliminadas com o suor.

Desse modo, a ingestão do gel energético de carboidrato fornece ou repõe essas substâncias em nosso organismo e ajuda a melhorar o desempenho de corredores e ciclistas.

Quando usar gel de carboidrato?

Normalmente é recomendado a reposição de carboidratos no organismo sempre que uma atividade física tiver uma duração superior a 60 minutos. Isso, porque após esse período as reservas naturais de nutrientes do nosso organismo começam a ser afetadas.

Entretanto é comum, principalmente para um atleta de alto rendimento, utilizar o gel energético de carboidrato antes do início do exercício físico com o intuito de conseguir um suporte maior de energia para executar a atividade física com o máximo de potência. Obviamente cada indivíduo tem um metabolismo diferente e a necessidade de ingestão extra de carboidrato antes da prática esportiva pode variar.

Cuidados antes de consumir

A primeira coisa de devemos deixar claro é que um suplemento, por melhor que seja, não substitui os benefícios de uma alimentação balanceada. Além disso, para pessoas que desejam emagrecer, a frequência na ingestão desse tipo produto deve ser analisada, uma vez que o carboidrato em gel também é uma grande fonte de calorias.

Vale ressaltar também a importância de consultar um nutricionista antes de incluir qualquer nova suplementação na sua na sua dieta, pois só um profissional especializado poderá dizer, com certeza, qual o consumo ideal do produto levando em consideração as necessidades e as características de cada pessoa. Por fim, se você deseja saber mais informações sobre como utilizar o gel energético de carboidrato, acesse nosso site e descubra tudo sobre esse produto.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.