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Cansaço físico e mental: Saiba as diferenças e como tratar!3 min read

jan 11, 2022 2 min

Cansaço físico e mental: Saiba as diferenças e como tratar!3 min read

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A exaustão mental pode afetar o bem-estar físico, fazendo com que a pessoa se sinta fisicamente exausta. Da mesma forma, a fadiga física ou o estresse crônico também podem resultar em exaustão mental.

Abaixo, leia os principais sintomas relacionados ao cansaço físico e mental.

Diferenças

A exaustão mental pode se manifestar de muitas maneiras diferentes. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

Emocional

  • baixa resiliência emocional;
  • sentir-se estressado ou ansioso frequentemente;
  • irritabilidade excessiva com outras pessoas;
  • sentimento de impotência;
  • sentimentos crônicos de estar sobrecarregado;
  • baixa motivação;
  • depressão;
  • pensamentos suicidas.

Física

  • sentir-se fisicamente cansado;
  • problemas de sono, como dormir muito ou pouco;
  • dores inexplicáveis.

Comportamental

  • aumento de discussões com entes queridos;
  • sentir-se distraído ou no limite ao passar tempo com seus entes queridos;
  • usar substâncias, como álcool, como um mecanismo de enfrentamento;
  • procrastinar;
  • dificuldades de memória.

Causas de exaustão mental

Qualquer coisa que esgote os recursos emocionais de uma pessoa pode fazer com que ela comece a se sentir mentalmente exausta.

Isso pode acontecer devido a:

Burnout: Isso tende a acontecer quando uma pessoa trabalha muito sem pausas ou quando seu trabalho exige muito do emocional.

Estresse crônico: embora a exaustão mental não seja a mesma coisa que estresse, a exposição crônica ao estresse pode exaurir o corpo. Pessoas que muitas vezes se sentem estressadas podem permanecer em um estado constante de luta ou fuga, causando intensa exaustão.

Problemas de saúde mental: pessoas com certos problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade, podem se sentir exaustas. Alguns continuam relatando exaustão mesmo depois que seus outros sintomas melhoram, enquanto outros experimentam fadiga como efeito colateral de alguns antidepressivos.

Lesões físicas e exaustão: fadiga física, doenças e lesões podem fazer com que uma pessoa se sinta mentalmente exausta – especialmente após longos períodos de treinamento atlético.

Dicas para se sentir menos esgotado

A estratégia certa para lidar com a exaustão mental irá variar dependendo do motivo da exaustão. Por exemplo, uma pessoa que se sente exausta no trabalho precisa de apoio diferente de uma pessoa que se sente exausta após uma longa recuperação de uma lesão.

Em geral, entretanto, essas estratégias podem ajudar:

Mudança das condições de trabalho: quando um trabalho faz com que uma pessoa se sinta cansada, fazer uma mudança em sua vida profissional pode melhorar as coisas. Por exemplo, uma pessoa pode precisar de mais tempo livre, uma redução em sua carga de trabalho ou mais apoio de colegas.

Praticar um bom autocuidado: fazer exercícios, seguir uma dieta saudável, dormir bastante e manter-se hidratado podem ajudar a melhorar a resiliência de uma pessoa. Isso pode aliviar os sintomas de exaustão mental ou prevenir o seu aparecimento.

Tentando atenção plena: as práticas de atenção plena, como meditação, ajudam a pessoa a se tornar mais consciente de suas emoções.

Buscar terapia: a busca de suporte de saúde mental, como consultar um terapeuta,pode ajudar melhor uma pessoa a lidar com o estresse. Um terapeuta também pode recomendar mudanças positivas no estilo de vida que podem reduzir o impacto do estresse.

Siga as dicas listadas acima para tratar a exaustão física e mental com sucesso!

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