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Beta Alanina – o que é, para que serve e benefícios3 min read

mar 25, 2022 3 min

Beta Alanina – o que é, para que serve e benefícios3 min read

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Imagine se houvesse um suplemento que pudesse ajudá-lo legitimamente a fazer mais repetições, remar com mais força, levantar mais peso e correr mais rápido. Você acreditaria? Bem, estamos aqui para lhe dizer que alguns sonhos se tornam realidade.

A beta-alanina é um dos suplementos mais bem pesquisados ​​e cientificamente apoiados no planeta. Estudos mostraram que, ao neutralizar o desenvolvimento de ácido lático, a beta-alanina pode melhorar o desempenho atlético e a resistência, retardando a fadiga muscular e aumentando o volume de treino.

O que é beta-alanina?

A beta-alanina é um beta-aminoácido não essencial. Ao contrário dos 20 aminoácidos padrão, os beta-aminoácidos têm seu grupo amino ligado ao carbono β em vez do carbono α. No entanto, ao contrário de outros beta-aminoácidos, a beta-alanina é produzida naturalmente pelo corpo e pode ser encontrada em alimentos como carnes e peixes. 

Para que serve a beta-alanina?

Quando você se exercita, seu corpo depende da glicose para obter energia, o que resulta na produção de ácido lático, aumentando a acidez muscular. Esse acúmulo de ácido lático eventualmente causa fadiga muscular e perda de força muscular. A beta-alanina é um tampão de ácido lático e combina com o aminoácido l-histidina, criando um dipeptídeo chamado carnosina. Foi comprovado que a carnosina reduz a acidez muscular e retarda o músculo aumentando o desempenho do exercício e o volume do treino, permitindo mais tempo até a exaustão.

Quais são os benefícios da beta-alanina?

1- Aumenta o conteúdo de Carnosina muscular

Ciclistas competitivos que suplementam beta-alanina mostraram um aumento de carnosina muscular de 58% após 4 semanas e 80% após 10 semanas de suplementação.

Outro estudo, realizado em um grupo de atletas de sprint competitivos treinados para competir na corrida de 400 metros, observou níveis aumentados de carnosina muscular após um teste de suplementação de 4 semanas.

2- Aumenta o volume de treino

O volume de treino é definido como a quantidade total de trabalho concluído em um determinado período de tempo.

Um estudo de 28 dias demonstrou um aumento de 16,9% na capacidade de trabalho físico para os homens e um aumento de 12% na capacidade de trabalho das mulheres, o que se traduz em melhor desempenho, resistência, maiores ganhos de força e composição corporal otimizada. A capacidade de fazer mais, significa melhores resultados.

3- Melhora a resistência e o desempenho máximo

A beta-alanina demonstrou atrasos estatisticamente significativos na fadiga muscular e aumentos na resistência ao exercício e capacidade máxima em uma ampla gama de desempenho atlético e diferentes esportes de resistência, como corrida, remo, HIIT e ciclismo.

4- Melhora a força

A combinação de suplementação de beta-alanina com creatina resultou em aumentos de força estatisticamente significativos para jogadores de futebol universitários.

5- Reduz a fadiga mental e melhora o foco

O que é ainda mais impressionante é a capacidade da beta-alanina de melhorar o foco mental. Estudos mostraram que a Carmosina melhora o funcionamento executivo e a clareza mental, além de auxiliar o processo cognitivo e reduzir a fadiga mental.

Devo tomar beta-alanina?

Se você leva a sério a melhoria do desempenho e do treinamento no exercício, a suplementação com beta-alanina é uma excelente escolha.

Numerosos estudos clínicos mostraram que a beta-alanina melhora o desempenho atlético ao retardar a fadiga muscular, aumentar o volume de treino, o desempenho máximo e melhorar os ganhos de força. Suplemente um pouco de beta-alanina e comece a melhorar seu desempenho e objetivos de treino.

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