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Os benefícios do colágeno na alimentação3 min read

jan 21, 2022 2 min

Os benefícios do colágeno na alimentação3 min read

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A dieta desempenha um papel surpreendentemente grande na aparência e juventude da sua pele. E tudo se resume ao colágeno.

O colágeno é a proteína que dá à pele sua estrutura, elasticidade e firmeza. Além disso, existem muitos tipos de colágeno, mas em nosso corpo consiste principalmente do tipo 1, 2 e 3.

À medida que envelhecemos, produzimos menos colágeno em nossa pele a cada ano – daí a tendência para rugas e afinamento da pele que vemos à medida que os anos passam.

Isso explica o boom de suplementos de colágeno divulgados em nossos feeds sociais e prateleiras de lojas nos dias de hoje. Mas as pílulas e pós de colágeno são o melhor caminho? A principal diferença entre os dois pode estar na biodisponibilidade – a capacidade do corpo de usar um nutriente.

Por que você deve considerar a comida primeiro

Como os suplementos vendidos sem receita são amplamente não regulamentados, provavelmente é mais seguro seguir uma abordagem dietética para aumentar o colágeno.

Comer alimentos ricos em colágeno ou alimentos que aumentam a produção de colágeno também pode ajudar a criar os blocos de construção (aminoácidos) necessários para seus objetivos de pele.

Para quem não sabe, o corpo sintetiza colágeno a partir de três aminoácidos, que são: prolina, lisina e glicina.

Conheça os 5 principais alimentos ricos em colágeno

1- Caldo de osso

Feito fervendo ossos de animais na água, acredita-se que esse processo extraia colágeno. Ao fazer isso em casa, tempere o caldo com especiarias para garantir um excelente sabor.

Como o caldo de osso é feito de ossos e tecido conjuntivo, contém cálcio, magnésio, fósforo, colágeno, glucosamina, condroitina, aminoácidos e muitos outros nutrientes.

No entanto, cada caldo de osso é diferente por causa da qualidade dos ossos usados ​​junto com outros ingredientes.

Para garantir a qualidade do seu caldo, experimente fazer o seu próprio com ossos obtidos de um açougue local de renome.

2- Frango

Há uma razão pela qual muitos suplementos de colágeno são derivados de frango. A carne branca favorita de todos contém grandes quantidades do material. (Se você já cortou um frango inteiro, provavelmente notou a quantidade de tecido conjuntivo que o frango contém.) Esses tecidos fazem do frango uma rica fonte de colágeno na dieta.

3- Peixes e mariscos

Assim como inúmeros outros animais, peixes e mariscos têm ossos e ligamentos feitos de colágeno. Algumas pessoas afirmam que o colágeno marinho é um dos mais facilmente absorvidos.

4- Clara de ovos

Embora os ovos não contenham tecidos conjuntivos como muitos outros produtos de origem animal, as claras têm grandes quantidades de prolina, um dos aminoácidos necessários para a produção de colágeno.

5- Feijão

Para quem não sabe, o feijão é um superalimento, rico em proteínas que auxiliam na produção de colágeno. Além disso, muitos deles são ricos em cobre, outro nutriente necessário para a produção de colágeno.

Resumo

Para garantir uma pele ainda mais bela e rejuvenescida, busque manter uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios físicos constante.

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