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Conheça os benefícios do consumo da proteína5 min read

jan 11, 2022 4 min

Conheça os benefícios do consumo da proteína5 min read

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A proteína está em alta quando o assunto é dieta restrita em carboidrato. Com ela é possível equilibrar melhor o peso sem sofrer todas as etapas da reeducação alimentar. Em meio a controvérsias se faz bem ou não o consumo, resta a certeza de que a proteína é fundamental no dia-a-dia.

A perda de peso geralmente está associada a uma dieta direcionada para o consumo de proteínas. Mas lembre-se: consulte um nutricionista antes de fazer qualquer tipo de dieta. Sua saúde tem que ser levada a sério quando o assunto é equilíbrio e bem-estar com sua alimentação. Ele vai orientar o melhor tipo de dieta associada ao consumo de proteína.

Ai que fome!

Todo início de dieta é um sufoco! Mas vai com calma nos primeiros dias. Foco na sua disposição e bem estar que vai dar tudo certinho. A turma que quer perder peso e aquela gordurinha super chata na barriga tipo pochete, vai ter que se acostumar a cortar o pãozinho com manteiga e aquele espaguete suculento pela proteína. Na rotina você pode inserir mais frango desfiado, em cubos ou inteiro, carne bovina, peixe e inclusive whey protein, podem ser novos aliados no processo de adaptação.

Vai pegar peso na academia? Pois a proteína ajuda no processo de construção dos músculos. Mas para isso é preciso consumir quantidades suficientes e adequadas para manter e ajudar no crescimento da massa muscular. Agora, se você está malhando todos os dias, levantando pesos ou tentando ganhar músculos, precisa ter certeza de que está recebendo proteína suficiente. Caso contrário ficará mais sensível a ter desmaios ou reações físicas desagradáveis como cãibras.

Confira agora 5 benefícios da proteína no seu dia-a-dia:

1- Evita os desejos repentinos para comer de noite

Sabe aquela fome que bate altas horas da noite e que te faz limpar o que tem na geladeira? É seu corpo pedindo pra quebrar a dieta, além de te deixar mais vulnerável pra comer besteira. Sua primeira tentativa é evitar cair na tentação ou fazer um lanche simples e leve. Desejo por comida é diferente da fome normal.

Outra forma é aumentar o consumo de proteína durante o dia, logo será possível evitar que você sinta essa fome surreal durante a noite. Faça isso logo no café da manhã. Coma como um rei/rainha, que durante a noite você não vai sentir vontade nem de abrir a geladeira.

2- Queima a gordura mais rápido e fortalece o metabolismo

O chamado Efeito Térmico dos Alimentos (TEF) é o processo utilizado quando seu corpo queima gordura enquanto usa os alimentos para digerir os nutrientes. Esse é um dos motivos que o corpo pode aumentar seu metabolismo por um curto período de tempo enquanto ingere comida.

Como sabemos nem todos os alimentos têm o mesmo período de queima, um vai variar dependendo da sua quantidade. Como a proteína não é diferente ela tem um efeito térmico mais elevado, se for comparar com a gordura ou carboidrato. Logo a alta ingestão de proteínas demonstra um significado bem acentuado para o metabolismo com relação a quantidade elevada de caloria queimada, ou seja, uma média de 80 a 100 calorias diárias.

3- Mantem seu peso a longo prazo

Já ouviu aquela frase de que o difícil não é perder, mas manter o peso? Com uma dieta rica em proteínas isso se torna mais próximo do possível, além de aumentar o metabolismo reduz a ingestão de calorias e aqueles desejos indesejáveis que fazem com que você não mantenha seu peso.

A ingestão de proteínas tem o seu benefício durante a restrição calórica intencional por isso é uma das mais indicadas quando se quer perder peso rapidamente em um curto período de tempo. Iniciar uma dieta com base em proteínas não quer dizer que você perderá em pouco tempo comendo carne todo dia e sem fazer nenhum exercício. É fundamental o acompanhamento de um profissional em nutrição, só assim você conseguirá manter uma rotina de alimentação saudável.

4- Envelheça com saúde e pouca flacidez!

O envelhecimento é uma das etapas que algumas pessoas terão o privilégio de presenciar. E o fato de você investir na sua saúde física e alimentícia reverbera quando chega essa etapa da vida. Com os músculos mais fortificados, ossos resistentes e pele menos flácida os cuidados serão redobrados na rotina.

É preciso evitar que aconteçam casos mais graves de doenças relacionadas aos ossos à medida que a idade vai avançando. Ossos e músculos ficam mais frágeis com o tempo, e a proteína contribui para melhorar e reduzir as consequências e os impactos que o corpo sofrerá no envelhecimento.

A proteína tem importante função de reduzir a deterioração muscular. Fazer exercícios, pegar peso de acordo com o limite indicado pelo profissional, te ajudará a manter uma vida ativa.

5- Recuperação pós-cirúrgico e quedas

O processo de recuperação de um pós-cirúrgico ou de cicatrização da pele como um arranhão de médio impacto, após o consumo de proteínas nesse período, contribui para a aceleração do metabolismo e uma recuperação mais saudável e rápida. O consumo neste período de recuperação é fundamental para garantir um retorno mais rápido a sua rotina.

E aí qual vai ser?

Motivos não faltam para o consumo de proteínas no dia-a-dia, lógico que o acompanhamento adequado de acordo com a sua necessidade fará toda diferença no resultado. A ingestão de proteínas tem seus benefícios como citados logo acima. Cabe a você identificar qual é realmente a sua necessidade e o objetivo que quer alcançar. Com acompanhamento de um profissional. Seu corpo requer uma atenção especial assim com o tempo para um resultado mais eficaz.

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